Entretanto eclode outro tipo de guerra para os lados do Oriente. Esta bem mais séria e grave.
Tudo começou com um livro de história. Tem provocado, nos últimos dias, manifestações anti-Japão na China em frente a estabelecimentos comerciais e representações diplomáticas nipónicas.
Tudo porque o Japão quer um lugar permanente no Conselho de Segurança da ONU.
Devido aos seus antecedentes imperiais e de conquista(que os chineses sentiram na pele) os chineses não aprovam esta candidatura e protestam por este livro de história ocultar a parte das invasões na china e as atrocidades perpetradas pelos Japoneses na Ásia, durante a sua ocupação.
Estas manifestações em frente à embaixada do Japão(a China já pediu desculpa) e nos seus interesses comerciais, eclodiram agora para outros pontos. Na fronteira entre os dois países para ser mais exacto.
Agora os dois países "lutam" pela exploração de gás natural(ou bolsas) que existe na fronteira de ambos. Esperemos que esta questão não passe para um nível belicista. Já temos problemas que cheguem no mundo, para agora "nascer" mais um e que poderá ter como principal "fonte", um dos maiores problemas e razões de conflito e interesses no mundo... O PETROLEO.
Como sabemos a China e Japão são dos países mais "gastadores" e com maior aumento de procura(a China e a Índia, são os maiores do mundo) no petróleo e no gás natural. Como os preços disparam e a oferta está cada vez mais reduzida estou mesmo a ver onde este assunto irá descambar.
Espero que os homens pensem primeiro nos seus filhos antes de terem a tentação de fazer alguma baboseira.
Fica o desabafo... para mim o mais sério que tive aqui neste blog até hoje.
Sem comentários:
Enviar um comentário