Diz o Ministério da Saúde que é preciso mais médicos de família.
Estou de acordo, desabafo eu... e também estou de acordo com o que querem fazer na questão das deslocações domiciliárias (não tem é viabilidade neste país de interesses). Quem é que já se mostrou contra…? A ordem dos médicos, obviamente.
Mas e que tal aumentar a quota de vagas nas universidades, para novos médicos? Porque existe a vergonha neste pais de se pagar milhões de Euros em horas extraordinárias aos médicos, já "plantados" no Serviço Nacional de Saúde(SNS)? Porque quanto maior for a oferta menor será os valores pagos e menor haverá horas extraordinárias para se pagar a essa classe que... enfim...
Porque será que essa quota não é aumentada e autorizada entre a Ordem dos Médicos e o Governo?? Aquém interessa esta situação??
Uma vergonha, desabafo eu... e depois ainda temos de ir buscar médicos ao estrangeiro. Sem duvida uma grande gestão este SNS em Portugal.
É tudo uma questão de lobbys, essa praga que esta enraizada na sociedade Portuguesa.
Enfim... é o país e os médicos que temos.
Fica o desabafo...
1 comentário:
Sem dúvida que a saúde em Portugal é medíocre, nem vale a pena chover no molhado.
Mas isto tá relacionado com o filtro que as faculdades fazem a pretendentes em medicina.
Serão melhores médicos se entrarem com 19,5 de média que uma pessoa que tenha apetência e tenha média de 16 ?? Penso que não.
Consequência...vão para Espanha tirar o curso e voltam a Portugal.
Consequência 2 ...por existirem poucos médicos fazem as greves que querem e todos têm que fazer vénias ás suas reivindicações, sendo uma das classes mais posicionadas em termos monetários.
E claro, nem vou comentar os lobies de transferir o serviço público para o privado, em que se tiveres dinheiro és operado se não tiveres esperas anos, sendo os médicos os mesmos e mais grave é muitas vezes a operação ser efectuada na instalação pública que é o hospital (refiro-me ao de Setúbal)
Enfim...respira fundo para viver !!
Enviar um comentário