domingo, novembro 09, 2008

Vitor Constancio...

Neste meu breve desabafo, gostaria de saber, como é possivel que este incompetente(será que é assim tanto?? Ou apenas distraído para algumas coisas) ainda continua a ser o Presidente do Banco de Portugal, apesar de todas as falhas que já teve?

Seja em governos PSD, seja em Governos PS, as "cagadas" efectuadas por este responsável, foram sempre camufladas e esquecidas.

Apenas esteve atento e muito vigilante, no tempo do Santana Lopes. Porque terá sido?

Como é possivel que um gestor destes, que tem falhado sucessivamente na avaliação do mercado, na analise da inflação, nas previsões que tem efectuado, bem como no controlo do sistema bancário, ainda continuo la, sem sequer ninguém o responsabilizar?? Seja pelo PS, seja pela oposição(nomeadamente o PSD)? Como?

Sera porque existiu, e continua a existir, muito interesses por detrás destas "cagadas"? Seja para governantes, seja para ex-governantes?

Este ultimo caso do BPN, é demais. Toda a gente sabia o que se passava, menos o homem.

As negociatas que este banco vem fazendo à anos com ministros, ex-ministros, deputados, ex-deputados. etc., etc., é obvio que hoje ninguém sabe de nada, nem nunca viu nada.

Com órgãos destes, com gestores destes, com políticos destes, como alguém alguma vez pode pensar que este pais seguira em frente e dará o passo necessário para a modernidade e transparecia?? Quando...? Como...?

Algum de nós já viu alguém neste pais ser verdadeiramente responsável, e acusado/castigado por este tipo de negócios, ou esquecimentos?

Ficam as perguntas neste desabafo...

Professores... a saga continua...

Alguem me pode dizer qual foi o ultimo ministro da Educação que estes professores gostaram? Desde a esquerda à direita, qual foi??? Em mais de 20 anos não me lembro de nenhum. Principalmente nos últimos 10 anos que foi quando começaram a ser responsabilizados e a exigir-lhes competência. Para eles são todos incompetentes, eles que são os maiores em gestão e matéria de ensino.

Mas o que fazem estes professores então?

São pertencentes a um sindicato comunista e gerido por um líder que o que tem feito nos últimos anos é apenas criticar, combater e enxovalhar qualquer que seja o ministro da Educação(ou Governo). E estamos a falar de um "professor" que já não "professa" nada à mais de 2 décadas.

E sejamos sérios meus senhores(algo que a maioria dos professores não consegue, nem sabe ser) se não for este modelo de avaliação, será outro qualquer. Se criticam este, criticaram outro qualquer que seja implementado. Porque o que esta em causa é isso mesmo, a avaliação de professores. Algo que eles jamais irão aceitar.

Posso até não concordar com o modelo de avaliação, que esta um pouco confuso. Mas a razão principal dos seus protestos, são única e exclusivamente não serem avaliados e ponto final.

Uma das suas criticas a este modelo, tem a ver com quem faz a sua avaliação... são avaliados por outros profissionais de outras áreas(historia a avaliar matemática etc.). E como se procede nas restantes avaliações no privado? Seja na avaliação pelas chefias, seja na avaliação por parte de empresas contratadas para o efeito? Não é assim que se passa?

Aqui o que deve avaliar é o desempenho, a assiduidade, a competência e a educação(algo que falta e muito, a muito professor que por ai prolifera). E para fazer esse tipo de avaliação é preciso professores catedráticos e da mesma área para o efectuar?

Já ha muito que digo, que os professores e os médicos(e restantes profissionais da saúde), tem sindicatos lobbystas que só prejudicam a sociedade e Portugal. Não olham aos interesses dos seus "clientes", mas sim aos interesses do seu umbigo e da continuação do seu tacho.

A vossa razão de “ser”, são os vossos alunos e jamais isso esta, ou alguma vez esteve, nas vossas prioridades.

Tem uma carga horário semanal(a dar aulas) muito, mas muito reduzida(apesar de eles estarem sempre e referir o contrario). Tem algumas horas em reuniões(algumas para quem conhece a realidade das escolas, sabem que tipo de reuniões eles estão a falar) e também passam algumas horas a corrigir testes. Mas somando essas horas todas, e dividindo por semana, vão ver quanto isso da por dia. Gostaria de relembrar que a maioria dos portugueses trabalha, mas de 50 horas semanais(e não são horas extraordinárias) e os professores tem quantas?

Tem quase 3 meses de ferias(apesar de dizerem o contrario), porque no período das ferias escolares se passarem 3 horas diárias na escola, é muito. Alguns nem la põem os pés.

A classe dos professores, são e serão sempre uma classe à parte. Sempre se consideraram acima do cidadão comum, com mais direitos e menos deveres. Seja pela sua arrogância e prepotência.

Num momento de grande crise nacional e internacional e que a todos se pedem sacrifícios, nada melhor que esta cambada aproveitar as eleições que estão próximas para mais uma vez pressionarem o governo a ceder, apenas para os seus interesses serem defendidos e ainda mais reforçados.

Pois eu apesar de muitas criticas que faço a este governo e nas suas “desgovernações” que tem tido, digo... não cedam e as avaliações deverão ir em frente. Com este ou outro modelo.

Mas se o tal grande líder sindicalista, já veio a terreno que não ira nunca ceder, nem negociar, seja o que for... assim alguém com o mínimo de inteligência consegue dizer que esta gente esta ali para ser seria e querer realmente resolver o problema? Pois eu penso que não...

Finalizo este meio desabafo com... tenham vergonha na cara... algo que dificilmente terão.

Ausencia e actualização

Bem amigos mais uma vez volto ao meu espaço para deixar alguns desabafos e opiniões.

Mais uma vez tive uma ausência demasiado longa... alguma por excesso de trabalho e viagens, a restante por preguiça e falta de paciência para escrever.

Penso que voltarei a escrever aqui mais assiduamente, novamente.

Assim aos meus leitores(umas centenas de milhar, ai uns 10 ou 15 leitores) irei tentar escrever mais algumas coisas nos próximos tempos.