sábado, junho 04, 2005

Reformas Milionárias

Este meu desabafo vai para a palhaçada que é esta coisa das reformas milionárias por 6/10 anos de serviço num qualquer instituto e/ou na assembleia da republica.

Temos o caso do ministro das finanças, com apenas 6 anos de serviço como vice do banco de Portugal e com isso tem direito a uma reforma VITALÍCIA de 115 mil euros anuais. Existe também o caso de Mira Amaral(já esquecido) que também como pertencendo à administração da CGD teve direito. No Banco de Portugal, com apenas 5 anos na administração já tem direito a uma reforma(milionária diga-se) vitalícia. Que luxo.
Voltando ao ministro das finanças, onde ele diz que tudo o que recebe é legal e esta tudo dentro da lei. Nesse aspecto meu amigo, eu não o critico, critico sim a lei. Critico sim a sua moralidade de estar a receber uma reforma vitalícia(milionária) e ainda estar a receber como ministro, um vencimento milionário. Isso sim é uma imoralidade.
Parece que o ministro das obras públicas também está no mesmo. Recebe 2 reformas, mais o vencimento de ministro. Neste caso tem uma reforma da segurança social(por 37 anos de descontos) e uma outra de uma seguradora, ou seja uma entidade privada. Com valores(5.000euros as duas reformas) que não chegam nem de perto nem de longe, do ministro das finanças. Mas a reforma da segurança social(porque a outra é privada e está no seu direito a receber) podia ao menos suspende-la. Mas aqui até não fico chocado com a situação, porque é uma reforma de descontos totais de uma vida de trabalho. Se não quer suspender, enfim menos mal. Mas agora quem recebe uma reforma milionária que ganhou à conta de apenas 6 anos como vice do Banco de Portugal e não a suspende, quando vai para ministro das finanças, é uma vergonha ou um roubo(digo eu).

Já aqui critiquei o Freitas do Amaral, sobre a questão de ser ministro num governo PS e sobre o que ele disse em plena campanha. Mas neste momento(em virtude das noticias que vieram a lume) tenho de lhe tirar o chapéu, porque foi homenzinho suficiente para suspender a sua reforma(milionária também) enquanto for ministro dos negócios estrangeiros. Pelo menos que alguém seja honesto, nesta podridão de gente que apenas quer sacar o máximo que pode, enquanto passa pela pasta do poder.

Principalmente esse ministro das finanças, que nos pede a nós todos um esforço(mais um) e vai tentando sacar tudo o que pode até acabar a sua mama no ministério das finanças.

Para se pedir sacrifícios tem que se dar ao exemplo. Porque não é só ser sério, é preciso mostrar que se é sério. Por muito que legalmente ele esteja no seu direito, é uma vergonha que não tenha suspendido a sua reforma neste caso.

Fica o desabafo. Mais um sobre ministros, governo, deputados, etc. Não me têm dado descanso esta gente. Todas as semanas existem noticias, sobre as quais que estes homens me fazem desabafar. É o país que temos...

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é engraçado que falam de apertar o cinto, mas parece que só se aplicar ao comum cidadão... Esses senhores não podem continuar a ter vida e tratamento de "lords" enquanto o resto está de pé descalço, penso que tem que ser transmitida mesmo esta mensagem, porque não, eles não se dão ao respeito.

1redeye