sábado, junho 18, 2005

Sampaio visita Cova da Moura

Neste meu desabafo de hoje, gostaria de comentar a demagoga visita do Presidente a esse bairro.
Porque olhando para os acontecimentos dos últimos dias e verificado o sentimento que existe neste momento nos portugueses em relação a isso(por muito que o governo queira desvalorizar) esta visita não tem sentido nenhum. Mas esta é só a minha opinião neste desabafo.

Vendo as imagens da visita e ouvindo as suas palavras, nem sei o que diga ou o que pensar. Que mensagem esta este homem, que se diz Presidente de todos os Portugueses??

Vem dizer(exigir) um Portugal mais tolerante "Portugal orgulha-se de ser um país tolerante. Tal como no passado outros países acolheram os nossos emigrantes, nós recebemos outros povos e outras culturas ao longo de 30 anos de democracia" são as suas palavras.

Senhor Presidente, os portugueses quando emigraram não foi com o objectivo de começar uma vida de crime. Quantos Portugueses emigrantes fizeram isso?? Porque também existe . Mas num Universo de cerca de 4 Milhões de emigrantes, quantos são criminosos, ou seguiram esse caminho? Não venha com demagogias Sr. Presidente. Quanto filhos desses mesmos imigrantes Portugueses se "moldaram" à sociedade na qual estavam inseridos?? E seguiram as suas regras? Agora voltemos essas perguntar para os filhos dos emigrantes que estão em Portugal? Todos saberão a resposta.

Continuando com as palavras do Presidente... "os cidadãos da Cova da Moura também gostam de Portugal, muitos já cá nasceram" ... Então não gostam. Fazem o que querem e ainda recebem, casas, subsídios(rendimentos mínimos e afins) e visitas de presidentes demagogos. Para eles é o paraíso.

Verificando umas ultimas palavras do Presidente ... “temos de rever a questão da atribuição da nacionalidade” ... quando ouvi estas palavras pensei que se tivesse a referir em controlar mais e ser mais difícil. Mas eis que para meu espanto o homem diz que tem de ser mais fácil para os filhos dos emigrantes que já nasceram em Portugal. Fiquei espantado... Então não são esses mesmos(e outros) que tem feito o que querem?? E ainda vamos lhes facilitar a nacionalidade Portuguesa? Sinceramente este homem se não é um demagogo, numa visita demagoga, então sou eu que estou errado.

Serei a favor dessa sua ideia, se em caso de problemas com a justiça, sejam imediatamente recambiados para o Pais de origem(sejam filhos ou netos de emigrantes), como já é feito em alguns países. Nomeadamente nesse estandarte da democracia que é os Estados Unidos.

Fica este meu desabafo. Se o acham racista ou xenófobo, então estarão a ver a realidade do pensamento da maioria dos Portugueses de hoje em dia.

3 comentários:

Diogo Catatao disse...

Palavras para quê ? está tudo dito.

Isto é uma vergonha ,já fazem o que querem e ainda vamos facilitar mais ?

Claro que há situações e situações mas ali a maioria é para fazer mal.

Se querem ficar por bem , muito bem vamos facilitar mas ao mais pequeno erro um bilhete para´a terra deles.

Anónimo disse...

Às vezes penso para mim e só para mim. Que mundo é este em que vivemos ?
Andam estes ditos chamados emigrantes a contribuir para a instabilidade em termos de segurança que o país tem e depois ouvimos o chefe de estado a dar "palmadinhas" nas costas falando que são bem vindos à nossa comunidade. Penso que esta exclusão social tem de ser feita logo nas fronteiras. O caminho de Portugal é e será o do Brasil em que milhões de pessoas estão excluídas da sociedade e organizam-se em booms desordenados. Portugal atravessa uma crise financeira e vai continuar a aceitar emigrantes ? Um país em crise pode continuar a albergar emigrantes ?
Claro que num país em crise e com falta de trabalho o comer tem de vir de algum lado. A constituição contempla isso mesmo, que todos têm direito aos "direitos". Os guetos estão a aumentar e claro que não se pode excluir esta gente da sociedade pois eles mesmos vão inserir-se na mesma quer se queira ou não.

Viva Portugal viva a segurança !!!

....ahhh e claro viva o Vitória !!!! :)

Anónimo disse...

Mais nada...

Se pensam que podem branquear a realidade catalogando aqueles que pensam pela sua própria cabecinha de racista ou coisa semelhante enganados estão, esta tem de ser a resposta.
E sim isto foi aquela visita "politicamente correcta" da treta... sem mais palavras...

1redeye