domingo, outubro 09, 2005

Eleições: Portugal no seu melhor.

Neste meu desabafo, antes de se saber os resultados das eleições, gostaria de desabafar já sobre algumas das peripécias deste Portugal e dos políticos.
Vamos por áreas:

Oeiras:
Isaltino Morais, o tal homem que não quer ir para a câmara. Apenas tem feito o que tem feito por respeito a Protugal e ao amor que tem por Oeiras.
Pois bem, este politico modelo foi buscar os eleitores(bem treinados é claro) de autocarro para as mesas de voto. Sem duvidas muito modesto. As pessoas não podem o homem ajuda.
Comissão de Isaltino Morais não comenta. Pois não nem eu sei o que comentar.

Viana do Castelo:
Emigrantes em França foram oferecidas viagens até às suas freguesias de Viana, para votarem na lista que concorre à câmara(PSD), para correrem com o Presidente que é do PS
Alguns imigrantes confirmam que receberem contactos a oferecer essa viagem até Portugal(chegam hoje e partem amanha) de borla. Segundo os números, fala-se de cerca de 500 imigrantes.
Isto é coisa para custar muito pouco. É simplesmente uma ajuda para os imigrantes votarem e virem até à sua terra. Acho muito bem. Bem hajam estes candidatos que pensam nos seus imigrantes.

Braga - Freguesia de Tebosa:
Candidatos à junta de freguesia a trabalharem na mesa de voto.
Adversários contestam esta situação. Francisco Araújo(candidato) está-se «marimbando» para o protesto. Pois também eu. É fazer perder tempo às pessoas. Assim é que é.

Por agora ficam só estes casos. Nada de especial diga-se. Tudo na conformidade da democracia Portuguesa.

O que é que tão bom tem estes lugares que esta gente é capaz de vender a mãe, apenas para ter direito ao seu tachozito?? Aquilo deve ser mesmo bom. Para haver tanta gente e tanta confusão para la irem parar. Um dia tenho de experimentar isso para ver se é tão bom assim.

Acabo este desabafo com uma pergunta: Nestas situações de claro crime eleitoral, as queixas feitas ao CNE será que isso vai adiantar alguma coisa?? Irá o CNE voltar a fazer a votação(nos locais) por causa destes casos? Se não... é porque o crime compensa(grande novidade em Portugal) e toca a fazer tudo e mais alguma coisa para ganhar as eleições. Mesmo atropelando as leis em Portugal.

Enfim, Portugal no seu melhor.
Voltarei a este assunto, ainda hoje ou amanha com os resultados e a minha “análise” dos mesmos.

Fica o primeiro desabafo das eleições.

1 comentário:

Anónimo disse...

Primeiro uma pequena rectificação.

Os candidatos poderiam fazer parte das mesas de voto, segundo informação oficial.

Na Região Autónoma dos Açores a informação foi prestada pela Direcção Regional da Organização e Administração Pública.

Quem não pode pertencer às mesas de voto são os executivos das Juntas de Freguesia, em qualquer tipo de eleição.

Se foi o primeiro caso, completamente correcto.
Caso tenha sido o segundo; uma tamanha ilegalidade.

Outra atípica.

No concelho de Lagoa (ilha de São Miguel)o candidato à Câmara pelo PSD - Rui Meneses - distribuiu senhas de alimentos no valor unitário de 100€.

As senhas teriam validade caso ganhasse as eleições.

Nem mesmo assim venceu.

Pagava para ver como iria cumprir tal promessa...

Roberto Calisto