Neste meu desabafo gostaria de desabafar sobre esta decisão.
Obviamente que esta é uma decisão que já se estava à espera. Não surpreende portanto. Nem mesmo a AutoEuropa acreditava numa decisão favorável.
Vamos supor que uma empresa Portuguesa que tinha de tomar uma decisão deste tipo, alguém acha que o Governo e a opinião publica aceitava que a construção do carro fosse para outro país e assim mandando mais uns 1000 trabalhadores para o desemprego?? Obviamente que não. Será uma demagogia pensarmos o contrario.
Por muito que nos desagrade, esta era uma questão já à muito decidida. O próprio director da AutoEuropa alertou para essa questão já à alguns meses.Que Governo teria a coragem politica para deixar acontecer uma coisa dessas?? Quando esse mesmo país tem cerca de 5milhões de desempregados.
Se criticamos o governo Português que não protege as nossas empresas nem os trabalhadores portugueses, vamos criticar os outros governos por fazerem aquilo que nós criticamos o que o nosso não faz? A chantagem feita aos trabalhadores alemães com os trabalhadores Portugueses nas costas é que é outra questão. Mas o que os trabalhadores Alemães aceitaram uma redução de ordenado e mais horas, se fosse em Portugal, a resposta dos sindicatos era greves, mais greves e mais greves. Veja-se o caso da Opel da fábrica da Azambuja, num caso já alertado por mim. Não incluo aqui a AutoEuropa, porque me parece ser um caso à parte, da maneira de trabalhar em Portugal e de gerir estas questões laborais. Trabalha bem diga-se. Obviamente que nem tudo serão rosas para os lados da AutoEuropa.
Na minha opinião a AutoEuropa não terá muitos problemas com esta decisão. Teríamos em Portugal cerca de 800 empregos directos com a vinda desta construção para Portugal. Mas para os existentes não penso que terá problemas de futuro. Porque a AutoEuropa é uma empresa de futuro. É considerada uma das melhores fábricas da Volkswagen, se não a melhor, por isso o seu futuro estará sempre garantido nos anos mais próximos.O novo carro da Volkswagen virá para Portugal. Disso não tenho a menor duvida. Continue a AutoEuropa, e os trabalhadores Portugueses, a fazer o seu excelente trabalho e penso que não terão problemas no futuro.
Fica o desabafo…
Sem comentários:
Enviar um comentário