terça-feira, maio 31, 2005

Greves na fabrica da Opel em Portugal

Este meu desabafo de hoje, vai para um situação que já tem alguns dias, mas que é um bom motivo de desabafo.



Primeiro vou às questões anteriores.
A Opel está a fazer uma reestruturação a nível mundial e um saneamento financeiro, nomeadamente no fecho de algumas das suas fábricas da Europa e nos Estados Unidos. Neste saneamento está incluído o despedimento de 6.000 empregados até 2007.
As fabricas da Alemanha(Russelsheim, Bochum e Kaiserlautern), já chegaram a acordo com a sede nestas medidas. Que acordo é esse? Congelamento de salários, flexibilidade de horários e de turnos(horas e sábados). Defendem ainda um mecanismo de flexibilidade, que permita parar a fábrica quando a procura baixar e chamar os trabalhadores dois sábados por ano quando houver um pico. Na vizinha Espanha foram feitos acordos bem mais penalizadores para os trabalhadores, que aqueles que querem fazer na fábrica da Azambuja. Este tipo de acordo está a ser feito(e já rectificado) por todas as fabricas do grupo GM(na Europa já todas aceitaram os acordos). Porque sabem perfeitamente que será a fábrica deles que irá fechar se as coisas não começarem a funcionar. Mas e o que faz a fabrica em Portugal?? O que fazem os sindicalistas(comunistas) em Portugal?? GREVE para cima deles.

Em 2 meses já fizeram 2 greves(11-03 e 28-05). A Opel diz que foram produzidos cerca de 1200 carros a menos por causa das greves. A fabrica da Azambuja esta em negociações com GM para a produção do novo modelo para 2008(que é quando acaba a produção da Combo em Portugal). E que sinais estão a enviar os Portugueses e esses comunas dos sindicalistas? GREVES para cima deles.
Como é possível que uns quantos comunas, consigam ludibriar os cérebros de cerca 1200 trabalhadores?? Será que esta gente não consegue pensar pela cabeça deles? Será que estão simplesmente a enterrar-se a eles próprios?? Querem mais exemplos, em Portugal, de fábricas fechadas que tiverem como primeiro motivo os abusos que foram feitos por essa cambada que só vê o seu umbigo. Porque quando as fabricas fecharem eles ficam desobrigados do que fizeram e tem o tacho noutro comício qualquer(mais as respectivas indemnizações). Enquanto os trabalhadores irão para o desemprego. Temos o exemplo da Lisnave(Setnave), temos o exemplo da Renault de Setúbal(só para enumerar aqui os mais perto).
As condições oferecidas pela administração, na minha opinião de outsider, são muito razoáveis. Aumento igual à inflação e a promessa se até ao final do ano houver o aumento da inflação, os trabalhadores recebem os retroactivos do ano todo.
A média salarial dos operadores de linha da Opel da Azambuja é de 1050 euros mensais. Os trabalhadores dispõem de subsídios de refeição, transporte e escolar (para quem tem filhos) e subsídio de saúde. Alguém me diga, quantas empresas em Portugal dão estas condições(e ordenados) ao seus trabalhadores?? Esta fábrica é uma fabrica muito bem cotada no grupo GM. Será que é com isto que os sindicalistas estão a contar?? Será que é nisto que se estão a fiar?? Que somos dos melhores e por isso isto nunca fecha?? Tenham vergonha na cara(sindicalistas) e defendam os verdadeiros interesses dos trabalhadores e não sejam burros racionários, que ainda tem vícios do tempo do PREC.
Aprendam com os bons exemplos. A AutoEuropa é um deles.

Irrita-me profundamente este pensamento saloio da maioria dos Português(que está enraizado na função publica) em relação ao seu posto de trabalho. Querem todas as condições. Querem os melhores ordenados. Mas depois trabalhar a sério e ajudar as empresas é que não é com eles. Como querem levar com isto para a frente?? Ou será que o Governo é culpado de tudo(é de muita coisa de certeza), mas não são eles que tem de fazer tudo. Falo por experiência própria, porque já tive de fazer sacrifícios para poder manter o meu posto de trabalho. Fi-lo e farei novamente, porque estou a lutar por uma empresa que é a "minha" e é o meu ganha-pão e a minha estabilidade familiar e financeira. Nisto é daquelas coisas que não consigo compreender o porque, de não pensarem como eu.

Posso estar a ser injusto neste meu desabafo(mas também não estou aqui para ser justo, estou aqui para desabafar), mas a GM devia fechar a fabrica e mandar esses comunas e restantes burros para o olho da rua, que depois já vinham para a televisão a chorar e a fazer vigílias.

Fica este meu desabafo desta mentalidade saloia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Depois queixem-se que a fábrica fecha e vão todos para o desemprego.