sexta-feira, setembro 16, 2005

Debate televisivo Camorna - Carrilho

Neste meu desabafo, gostaria apenas de referir-me à vergonha a que se chegou neste pais e com estes políticos.

Um debate de ofensas pessoais, um debate sem ideias, um debate sem respeito pelos eleitores e pelos restantes telespectadores que estavam a ver dois políticos candidatos à capital de Portugal.
Este carrilho então, não tem por onde se lhe pegue. Arrogante, mal-educado e sem projecto para a cidade.

Enfim nada de novo. É os politicos que temos...

Militares e as "manisfestações"

Neste meu desabafo, depois das férias, gostaria de desabafar sobre este assunto.

Acho este assunto(as manifestações) uma palhaçada, lançada por associações de militares(gostava de saber qual a percentagem de militares que representam), que estão claramente a ser “manobradas” por partidos. Não custa nada ver quais os partidos que estão por detrás destas acções e/ou quais os partidos que lhes dão cobertura. Até o BE que é contra qualquer militar e um estado com forças armadas, já veio a terreno criticar o governo e apoiar os militares nestas questões. Mas será que somo todos estúpidos? Não se vê o que está por detrás destas acções?? Acções estas, que apenas visam proteger uns interesses de uns quantos parasitas da sociedade e os seus regimes de excepção na área da saúde e outros. Dou-vos um exemplo da questão do sistema de saúde dos militares: O seu sistema de saúde(militares, policia e GNR), inclui que as ex-mulheres tenham igualmente o direito ao seguro de saúde. Esse mesmo sistema de saúde, inclui que todos os filhos com mais 18 anos(estudante, trabalhador etc) estejam sempre incluídos no sistema. Ou seja podem ter filhos com 22/23 que já trabalham etc, mas ainda continuam a ter direito ao seguro. Isto é correcto?? É contra estas alterações que eles querem fazer manifestações?? A questão da idade da reforma até posso concordar que tenha de haver um regime especial para os militares e policias. Não sei qual será o mais justo.

Quem são estes militares que querem fazer estas manifestações?? São obviamente os militares de carreira(sargentos, capitães e tenentes), exactamente aqueles que nada fazem. Exactamente aqueles que estão o dia todo no quartel a jogar às cartas e/ou a dormir. Porque toda a gente(que por lá passou) que a vida militar é mesmo isso, uma grande vida. Retirando aqueles que estão em missões no estrangeiro e afins. O resto é uma cambada de parasitas do estado.

As desculpas é que trabalham fins de semana, não tem horas extraordinárias etc. Mas desde quando isso alguma vez foi na vida militar?? Já não sabiam disso?? Não sabem de antemão que a vida militar é totalmente diferente da civil?? Qual é o objectivo da vida militar?? Apenas e uma... servir a pátria. Nada mais... nada menos... Servir a pátria contra tudo e contra todos. Sem interesses pessoais e/ou interesses matérias. Esse é o juramento de um militar(voluntário, obrigatório ou militar de carreira). Essa é a essência das forças armadas. E considero que as associações de militares estão a por em causa os valores da instituição militar a que me refiro.

As forças armadas tem uma hierarquia, uma cadeia de comando e uma linha de conduta. Que não podem ser postas em causa por quaisquer associações militares. Quando não está em causa os valores da instituição militar, nem esta em causa a dignidade do militar, essa hierarquia nunca pode ser posta em causa. Não por questões de interesses materiais.

Acho que com determinadas atitudes estão a pôr em causa (os valores da instituição militar). As associações militares representam esses mesmos militares para se representarem às hierarquias militares. Não para manifestações com carácter politico.

Quem fala pelo militares(ao governo) é as chefias militares. Quando entram nas Forças Armadas, os militares sabem as regras.

Permitir este tipo de manifestação e/ou pressão sobre o governo, é por em causa o Estado de Direito e o Regime Democrático. Que penso que ainda se rege Portugal.

Para finalizar, acho ainda maior palhaçada a manifestação que agora querem por em marcha. Como não foram autorizados a se manifestar, vão por as mulheres(talvez até as ex-mulheres), filhos etc., a fazerem a manifestação. Claro, se são os que beneficiam com estes estado de coisas, obviamente que estarão lá.

Fica o desabafo...

Blog Voltou das férias

Depois de uns dias de interregno, mais que o que tinha previsto, o blog volta às lides dos desabafos sobre os mais diversos temas.
Nos próximos dias irei tentar actualizar o que se passou entretanto, ao longo deste mes de interregno.

Os desabafos diários(ou quase diários) estão de volta.