sábado, junho 04, 2005

Reformas Milionárias

Este meu desabafo vai para a palhaçada que é esta coisa das reformas milionárias por 6/10 anos de serviço num qualquer instituto e/ou na assembleia da republica.

Temos o caso do ministro das finanças, com apenas 6 anos de serviço como vice do banco de Portugal e com isso tem direito a uma reforma VITALÍCIA de 115 mil euros anuais. Existe também o caso de Mira Amaral(já esquecido) que também como pertencendo à administração da CGD teve direito. No Banco de Portugal, com apenas 5 anos na administração já tem direito a uma reforma(milionária diga-se) vitalícia. Que luxo.
Voltando ao ministro das finanças, onde ele diz que tudo o que recebe é legal e esta tudo dentro da lei. Nesse aspecto meu amigo, eu não o critico, critico sim a lei. Critico sim a sua moralidade de estar a receber uma reforma vitalícia(milionária) e ainda estar a receber como ministro, um vencimento milionário. Isso sim é uma imoralidade.
Parece que o ministro das obras públicas também está no mesmo. Recebe 2 reformas, mais o vencimento de ministro. Neste caso tem uma reforma da segurança social(por 37 anos de descontos) e uma outra de uma seguradora, ou seja uma entidade privada. Com valores(5.000euros as duas reformas) que não chegam nem de perto nem de longe, do ministro das finanças. Mas a reforma da segurança social(porque a outra é privada e está no seu direito a receber) podia ao menos suspende-la. Mas aqui até não fico chocado com a situação, porque é uma reforma de descontos totais de uma vida de trabalho. Se não quer suspender, enfim menos mal. Mas agora quem recebe uma reforma milionária que ganhou à conta de apenas 6 anos como vice do Banco de Portugal e não a suspende, quando vai para ministro das finanças, é uma vergonha ou um roubo(digo eu).

Já aqui critiquei o Freitas do Amaral, sobre a questão de ser ministro num governo PS e sobre o que ele disse em plena campanha. Mas neste momento(em virtude das noticias que vieram a lume) tenho de lhe tirar o chapéu, porque foi homenzinho suficiente para suspender a sua reforma(milionária também) enquanto for ministro dos negócios estrangeiros. Pelo menos que alguém seja honesto, nesta podridão de gente que apenas quer sacar o máximo que pode, enquanto passa pela pasta do poder.

Principalmente esse ministro das finanças, que nos pede a nós todos um esforço(mais um) e vai tentando sacar tudo o que pode até acabar a sua mama no ministério das finanças.

Para se pedir sacrifícios tem que se dar ao exemplo. Porque não é só ser sério, é preciso mostrar que se é sério. Por muito que legalmente ele esteja no seu direito, é uma vergonha que não tenha suspendido a sua reforma neste caso.

Fica o desabafo. Mais um sobre ministros, governo, deputados, etc. Não me têm dado descanso esta gente. Todas as semanas existem noticias, sobre as quais que estes homens me fazem desabafar. É o país que temos...

sexta-feira, junho 03, 2005

Taxistas

Este meu segundo desabafo de hoje, vai para a classe dos taxistas.
Nesta hora de dor, onde houve mais uma morte sem explicação, para roubar uma merda de uns euros.
Mas também, aproveitando mais uma morte, vêem novamente com as revindicações para a sua segurança. Acho muito bem. Só não percebo uma coisa. Porque razão tem de ser o governo a pagar isso(ou mesmo participar em 50%)? Não são uma entidade privada?? Não são uma entidade com fins lucrativos? Eu na minha casa quando tenho de por um fechadura nova, ou uma porta nova(por motivos de segurança), não vou pedir subsídios ao governo. Pago do meu bolso a minha segurança. Ganham fortunas(não me venham dizer que esta mau, porque uma bandeirada de 1km custa quase 5 euros) e quando foi para fazerem o pagamento por conta, queriam e querem um regime especial para eles. Fizeram manifestações etc., não quiseram pagar(nem sei se alguns pagaram) e ainda querem que o governo pague isso? Ò meus amigos... peçam aos vossos patrões(sim porque a maioria dos taxistas são empregados e os patrões não põem lá os pés) que paguem a vossa segurança. Ponham vidros à prova de bala. Não andem com clientes no banco do pendura. Perdem dinheiro? Talvez, mas ficam com a vida.

Os impostos não os querem pagar, mas pedinchar já são os primeiros da fila. Não confundir este meu desabafo, com a morte ou a solidariedade para com a família do taxista morto.

Fica mais um desabafo

O Governo e os Direitos Adquiridos

Este meu desabafo de hoje vai para os direitos adquiridos.
Direitos esses, que irão provocar nos próximos dias algumas convulsões a nível social.
A função pública, os polícias, os médicos etc., etc. Já vieram a dizer que vão para a luta por causa desses mesmos direitos adquiridos. Reformas, idades das mesmas, subsidios, horas extraordinárias, etc. Tudo isso são direitos adquiridos para eles e vêem lutar por eles. Estão no seu pleno direito, digo eu, ainda estamos em democracia. Com os sindicatos a esfregar as mãos de contentes, porque é uma época de muita visibilidade e de alguma importância para os mesmos. Assim já podem vir dizer que poder estará na "rua", mas nas suas mãos.
Para estas classes sociais e/ou sindicatos, não lhes interessa que o País esteja falido. Para estas classes sociais e/ou sindicatos, não lhes interessa que a segurança social só dure mais 40 anos nos moldes em que se encontra. Para estas classes sociais e/ou sindicatos, não lhes interessa que é preciso fazer sacrifícios, para mais tarde os nossos filhos(e nós mesmos) termos direito a reforma e à segurança social. Para estas classes sociais e/ou sindicatos, apenas lhes interessa os seus direitos adquiridos. O resto...? O resto é problema deles(governo) e do país e dos Portugueses. Eles é que não estão para fazer esses sacrifícios e perder os seus direitos adquiridos.

Vamos ver a força que esta gente vai ter, nas alterações que serão feitas. Porque estou mesmo a ver o governo vacilar e os sacrifícios será para os outros(restante população trabalhadora deste país), menos para estes que representam 80/90% da função publica.

Não acredito que o Governo tenha "eles" no sítio, para aguentar algumas convulsões sociais. Vamos a ver.

Fica o desabafo.

quarta-feira, junho 01, 2005

Deputados vão receber bónus antecipados

Este meu desabafo vai exactamente na linha daquilo que já tinha aqui desabafado.
Isto do "amigo" Sócrates vir com a questão de que os políticos também iam ser "penalizados" com as medidas de austeridade era e continuará a ser uma tanga.

Pois é agora afinal os deputados que iriam no final desta legislatura ter os 12 anos de "serviço publico" como deputados e iriam ter(digo iriam porque vão ter mas mais cedo) direito sua reformazita vitalícia, afinal vão a ter mas mais cedo. Quem já tiver 8 anos "de casa" nem precisa de completar os 12, leva logo com o bonuszito. E porque dizem eles?? Porque os deputados estavam na expectativa de virem a ter esse privilegio no fim do mandato e agora com as novas medidas já isso não vai acontecer(dizem eles, porque vai ficar tudo na mesma).
O que me dá entender nesta questão, são duas coisas. Primeiro, os deputados que estão na assembleia da republica, não estão lá para servir o país nem os Portugueses. Estão lá para apenas sacar o seu e terem direito à sua reforma vitalícia e isso não se pode defraudar com as novas medidas.

O ministro dos Assuntos Parlamentares justificou a possível atribuição de pensões vitalícias aos deputados que têm, neste momento, oito anos de mandato com as expectativas que estes parlamentares tinham de receber este benefício por terem sido eleitos nas últimas eleições

Pois... pois... ser deputado não é ter o privilégio de servir a nação e fazer serviço publico é isso mesmo que o Sr. ministro diz. É essa a mensagem que este governo(e muitos dos anteriores) passam para o país.

Segundo, a medida anuncia pelo governo(o fim das subvenções vitalícias) não é uma medida prioritária, nem seria aprovada se não fosse dada este benesse a cerca de 30 deputados(é o nr que tem 8 anos de mandato) Porque quem tem cu tem medo, e o governo(e o Sócrates) não iria nunca por uma lei destas e prejudicar os coitados dos deputados com uma lei com efeitos retroactivos. Porque com esta medida tasse mesmo a ver que não irá ter.

Para finalizar nem sei o que diga... Olhem fica só o desabafo.

PS: Dedico este meu desabafo de hoje à minha fã nr 1. Ela sabe quem é.

terça-feira, maio 31, 2005

Greves na fabrica da Opel em Portugal

Este meu desabafo de hoje, vai para um situação que já tem alguns dias, mas que é um bom motivo de desabafo.



Primeiro vou às questões anteriores.
A Opel está a fazer uma reestruturação a nível mundial e um saneamento financeiro, nomeadamente no fecho de algumas das suas fábricas da Europa e nos Estados Unidos. Neste saneamento está incluído o despedimento de 6.000 empregados até 2007.
As fabricas da Alemanha(Russelsheim, Bochum e Kaiserlautern), já chegaram a acordo com a sede nestas medidas. Que acordo é esse? Congelamento de salários, flexibilidade de horários e de turnos(horas e sábados). Defendem ainda um mecanismo de flexibilidade, que permita parar a fábrica quando a procura baixar e chamar os trabalhadores dois sábados por ano quando houver um pico. Na vizinha Espanha foram feitos acordos bem mais penalizadores para os trabalhadores, que aqueles que querem fazer na fábrica da Azambuja. Este tipo de acordo está a ser feito(e já rectificado) por todas as fabricas do grupo GM(na Europa já todas aceitaram os acordos). Porque sabem perfeitamente que será a fábrica deles que irá fechar se as coisas não começarem a funcionar. Mas e o que faz a fabrica em Portugal?? O que fazem os sindicalistas(comunistas) em Portugal?? GREVE para cima deles.

Em 2 meses já fizeram 2 greves(11-03 e 28-05). A Opel diz que foram produzidos cerca de 1200 carros a menos por causa das greves. A fabrica da Azambuja esta em negociações com GM para a produção do novo modelo para 2008(que é quando acaba a produção da Combo em Portugal). E que sinais estão a enviar os Portugueses e esses comunas dos sindicalistas? GREVES para cima deles.
Como é possível que uns quantos comunas, consigam ludibriar os cérebros de cerca 1200 trabalhadores?? Será que esta gente não consegue pensar pela cabeça deles? Será que estão simplesmente a enterrar-se a eles próprios?? Querem mais exemplos, em Portugal, de fábricas fechadas que tiverem como primeiro motivo os abusos que foram feitos por essa cambada que só vê o seu umbigo. Porque quando as fabricas fecharem eles ficam desobrigados do que fizeram e tem o tacho noutro comício qualquer(mais as respectivas indemnizações). Enquanto os trabalhadores irão para o desemprego. Temos o exemplo da Lisnave(Setnave), temos o exemplo da Renault de Setúbal(só para enumerar aqui os mais perto).
As condições oferecidas pela administração, na minha opinião de outsider, são muito razoáveis. Aumento igual à inflação e a promessa se até ao final do ano houver o aumento da inflação, os trabalhadores recebem os retroactivos do ano todo.
A média salarial dos operadores de linha da Opel da Azambuja é de 1050 euros mensais. Os trabalhadores dispõem de subsídios de refeição, transporte e escolar (para quem tem filhos) e subsídio de saúde. Alguém me diga, quantas empresas em Portugal dão estas condições(e ordenados) ao seus trabalhadores?? Esta fábrica é uma fabrica muito bem cotada no grupo GM. Será que é com isto que os sindicalistas estão a contar?? Será que é nisto que se estão a fiar?? Que somos dos melhores e por isso isto nunca fecha?? Tenham vergonha na cara(sindicalistas) e defendam os verdadeiros interesses dos trabalhadores e não sejam burros racionários, que ainda tem vícios do tempo do PREC.
Aprendam com os bons exemplos. A AutoEuropa é um deles.

Irrita-me profundamente este pensamento saloio da maioria dos Português(que está enraizado na função publica) em relação ao seu posto de trabalho. Querem todas as condições. Querem os melhores ordenados. Mas depois trabalhar a sério e ajudar as empresas é que não é com eles. Como querem levar com isto para a frente?? Ou será que o Governo é culpado de tudo(é de muita coisa de certeza), mas não são eles que tem de fazer tudo. Falo por experiência própria, porque já tive de fazer sacrifícios para poder manter o meu posto de trabalho. Fi-lo e farei novamente, porque estou a lutar por uma empresa que é a "minha" e é o meu ganha-pão e a minha estabilidade familiar e financeira. Nisto é daquelas coisas que não consigo compreender o porque, de não pensarem como eu.

Posso estar a ser injusto neste meu desabafo(mas também não estou aqui para ser justo, estou aqui para desabafar), mas a GM devia fechar a fabrica e mandar esses comunas e restantes burros para o olho da rua, que depois já vinham para a televisão a chorar e a fazer vigílias.

Fica este meu desabafo desta mentalidade saloia.

segunda-feira, maio 30, 2005

Está realizado... O Sonho de uma Geração

Este meu desabafo de hoje(obviamente que deveria estar aqui ontem, mas a festa foi toda a noite) vai para o meu sonho e o sonho de uma geração Vitoriana.
O sonho de estar numa final do jamor e o sonho de ganhar essa mesma final.



Foi linda de se ver...
Foi linda de se viver...
Foi linda de se conviver...
Foi linda de se ganhar...

Toda uma região... toda uma cidade... toda uma mentalidade que veio ao cima e que transbordou num apito final. Foram 90 minutos de sonho.
No final, foi um acordar desse sonho e ver que era a realidade que o Vitória, os Vitorianos, os Setubalenses eram de factos detentores de mais uma taça de Portugal.

Foi uma Vitória contra os tais 6 milhões...
Foi uma Vitória contra uma máquina que estava muito bem montada...
Foi uma Vitória contra uma comunicação social que é uma vergonha neste país...

Foi uma Vitória do querer...
Foi uma Vitória da humildade...
Foi uma Vitória da justiça dos deuses, sobre a justiça dos homens...

Foi a Vitória do VITÓRIA

PS: PAI a taça é nossa e gostaria dedicar-te a festa e esta Vitória. Estares sempre presente e ontem estiveste lá a meu lado, na cadeira vazia.