segunda-feira, julho 16, 2007

CML - Eleições

Neste meu desabafo hoje gostaria de só desabafar um pouco sobre estas eleições e seus vencedores perdedores.

Uma abstenção brutal. Não venham com desculpas esfarrapadas sobre as pessoas estarem de férias , dia de praia., etc. Foi uma votação vergonhosa que não representa o eleitorado. De quem é a culpa? Em primeira mão, é obvio que é dos lisboetas e em segundo lugar dos políticos da nossa praça.

Como vergonhosa é a vitória do PS. No universo do eleitorado de Lisboa o PS teve apenas 29,54 de votos e ganhou. Parece incrível mas é verdade. Como também parece incrível a festa que o PS fez com esta vitória. Na minha opinião é uma vitória que não representa nada. Como muitos por vezes querem fazer passar nos referendos quando não se atinge uma %, aqui sou da mesma opinião. Será que cerca de 30% é representativo de alguma coisa? Penso que não.

O PS pode vir com todas as desculpas e todas frases de vitória, ou de que à 31 anos que não ganhavam sozinhos etc., que não invalida que tiveram uma derrota. Mas teve o PS, como teve igualmente o PSD e o CDS em toda a linha.

Os portugueses não acreditam na classe politica deste pais. E vemos continuamente os políticos deste país a arranjarem continuamente desculpas para as votações e não são capazes de por o dedo na ferida e dizerem a verdade que todos nós sabemos.

Um partido(seja de esquerda, ou de direita) que festeje seja o que for, com estes resultados é porque estão mesmo desesperados por resultados e querem passar uma imagem do seu partido e do pais, que obviamente não é a real.

Mas como sempre os portugueses(neste caso os lisboetas) tem aquilo que merecem. E tem obviamente os políticos que merecem. Ganharam estes, como ainda conseguiram eleger uma vereadora que é arguida num processo crime. Depois dizem que são os políticos que temos. Ou são os portugueses que temos?

Depois ainda vêem com os comentários e desejos parvos de pertencerem a Espanha que os nossos políticos são isto e aquilo.

Mais uma vez ficou provado que o temos no governo não presta, mas mais grave ainda ficou provado mais uma vez que não existe uma alternativa credível neste país. Por isso que Sócrates e seu governo vão governando a seu belo prazer. Porque alternativas e políticos sérios... meu senhores... estamos muito mal servidos

Pois eu digo que os Portugueses têm aquilo que merecem.

PS: Fernando Negrão, na minha opinião, simplesmente ficou apagado do mapa político a respeito de autarquias. Agora só se o PSD ganhar o governo(com aquilo está, talvez la para o ano 2020) é que o podem ressuscitar para algum ministério.
Na minha opinião foi um erro ter aceite ser uma 3ª ou 4ª escolha para a CML. Deveria ter ficado por Setúbal que nas próximas eleições acredito plenamente que ganharia as eleições. Agora depois de ter abandonado a cidade para ir para a capital, espero que não tenha a pouca vergonha que vir tentar seja o que for para estes lados.

Fica o desabafo de hoje.

domingo, julho 15, 2007

Saramago - Portugal província de Espanha

Depois de mais uma longa ausência deste espaço de desabafos, volto a este espaço para desabafar sobre umas declarações e sobre uma personagem que já à muito considero senil

Falo, como o título deste desabafo indica, de José Saramago. Esse considerado "grande" escritor "Português". Será que é mesmo Português? Ou todo aquele que tendo nascido em Portugal e tendo BI português, se pode considerar português de coração? Penso que não. Só porque diz que paga os seus impostos em Portugal e não em Espanha faz dele Português? Uma personalidade que nos habituou a diversos comentários sobre Portugal e sobre os Portugueses. Tudo isto só porque tem tido alguns problemas com governos(nomeadamente Cavaco Silva e Santana Lopes). Isso e de também ter um ódio a todos os governos e não ver lá ninguém da sua cor, nem ninguém parecido ao seu grande amigo Fidel Castro

Mas vamos aos factos e à estória. Sim porque isto só pode ser uma estória.

Saramago hoje numa entrevista ao DN diz que Portugal deveria se juntar a Espanha e se tornar num província espanhola.
Mas para não ferir o orgulho dos portugueses mudava o nome da península para Ibéria.

Ora isto são palavras de um homem que se considera culto, e eu também o considero, para alem de ser um Português a dizer esta barbaridade, esquece-se que quer juntar um pais com cerca de 1000 anos, a junta de províncias sem identidade própria no seu global. Isto a que eles chama de Espanha.

É obvio que não terei nem a cultura de José Saramago, nem o seu intelectual de outrora, mas ainda estou ciente das minhas capacidades intelectuais e mentais para considerar esta, como outras que já proferiu no passado, afirmação uma barbaridade de uma pessoa que esta no seu fim de vida e o considero(depois de todas as declarações que tem proferido ultimamente) senil.

Desistiu do pais(foi morar para Espanha à cerca de 14 anos), desistiu da sua nacionalidade(é o que entendo nestas suas declarações) e pelos vistos desistiu da suas capacidades mentais.

O mais engraçado é que ele defende essa "alienação" a Espanha, mas defende também que seria governada por Portugueses e Espanhóis. Quer dizer os políticos portugueses não prestam para governar Portugal, mas para governar uma província espanhola já seriam bons? Então que raio de coerência é essa?

Podem gostar muito dele e dos seus livros(eu não por exemplo), mas isso não invalida que fiquemos(pelo menos eu) ofendidos com esta verborreia.

Nota Final: Devido aos problemas que o Portugal tem passado nos últimos anos. Seja problemas de emprego, seja de descontentamento para com os seus políticos e representantes, seja por diversos problemas financeiros, saúde, bem-estar, etc., derivados dos problemas originados por quem nos representa e governa, temos visto ultimamente alguns vendidos a ter este mesmo desejo que o Saramago. Pois mesmo com todos os problemas existentes e com o descontentamento sobre os políticos, não deixo de ser Português e não deixo de amar a minha pátria. Pátria e entidade essa, que jamais vendia, ou alienava, por qualquer província rica(isto tendo a utopia que sendo província de Espanha todos esses problemas desapareceriam).

Fica o desabafo da minha indignação destas declarações e já agora também para quem pensa assim.

PS: Tenho estado muito ausente deste espaço. Como sempre o tempo não é o meu melhor amigo. Mas para alem do tempo tenho tido pouca paciência.

PS2: Tenho estado ausente do país, nomeadamente em Angola(Luanda). Já estou de volta e em principio voltarei para lá nos próximos 15 dias para finalizar o trabalho e começar outro. Assim que tiver tempo irei escrever alguns desabafos sobre o país, a realidade, a fome, a miséria, os ricos, os pobres, etc. Pelo menos na perspectiva(da capital e arredores) que eu a vejo.