sexta-feira, julho 15, 2005

Fatima Felgueiras pondera regressar para evitar prisão no Brasil


Neste meu desabafo, gostaria de referir esta notícia que li hoje da “famosa” mulher que fugiu para o Brasil. Fuga essa que ainda se está para descobrir quem a avisou (alguém do tribunal ou PJ) que tinha uma mandato de captura, com prisão preventiva e que lhe deu tempo para fugir para Espanha e apanha um avião para o Brasil.

Os tribunais portugueses estão a considerar levarem o julgamento para o Brasil (não é sobre o caso do “saco azul” de Felgueiras, mas sim sobre o clube de futebol da mesma terra). Segundo o acordo Brasil/Portugal, não é possível a extradição de cidadãos (Portugueses ou não) que tenha BI Brasileiro. Como é o caso da nossa amiga aqui. Mas é possível ao país requerido (neste caso, o Brasil) obriga-se «a submeter o infractor a julgamento pelo tribunal competente e em conformidade com a sua lei pelos factos que fundamentaram, ou poderiam ter fundamentado, o pedido de extradição».

Como a nossa amiga não é parva nenhuma, na possibilidade de ser presa no Brasil (em prisões muito cómodas no Brasil), já se mostra disposta a vir para Portugal, para responder aos processos que sobre ela recai.

Porque será que a senhora agora já mudou de opinião? Pois é quem tem cu, tem medo. E em ir para a choldra numa qualquer “cómoda” prisão brasileira (onde de certeza ainda levava umas mocadas das outras) prefere ser presa numa prisão portuguesa (que obviamente será Tires) onde terá todas mordomias e 3 refeições por dia. E como é “famosa” ainda terá outras mordomias que uma qualquer reclusa não terá.

Para finalizar, não consigo compreender a cegueira que a população de Felgueiras tem para com esta personagem que a defendem até à “morte” e a querem de volta à câmara. Não sendo caso único no país, é um claro índice da estupidez de povo que temos e um claro índice do grau de analfabetismo que este país tem. Por isso mesmo que temos os governantes que merecemos e temos as politicas que merecemos.

Fica o desabafo…

Entraram em Portugal 164 imigrantes legais em 2004

Neste meu desabafo de hoje, gostaria de comentar as palavras do alto-comissário para a Imigração, António Vaz Pinto.
Segundo ele entraram legalmente em Portugal no ano de 2004 164 imigrantes. Mesmo que fosse verdade, que não acredito, são palavras de uma tamanha irresponsabilidade. Segundo ele, são os únicos imigrantes que entrarem legalmente e foram contabilizados ao abrigo do sistema de quotas para a imigração previsto na lei. Novamente parafraseando a personagem foram informações que obteve.
Sistema esse que diz que precisamos de 8500 imigrantes para os trabalhos que existem em Portugal.

Ora meu amigo, você desloque-se apenas a um sitio em Setúbal(Bairro do Liceu) e faça uma contagem e só em 2 ruas, você consegue duplicar esse valor de indivíduos que chegaram no ano 2004. Isto só para oriundos de países de fora da União Europeia (UE).

Novamente segundo ele... o Governo garantiu existirem postos de trabalho disponíveis para 8500 estrangeiros. Os outros 8336 postos de trabalho «ou ainda não foram preenchidos ou foram ocupados por imigrantes ilegais»

O que estimado alto-comissário acha que foi por quem? Por mim? Multiplique lá esses valores (não dos 164, mas sim dos 8500), por 3 ou 4 vezes e terá o numero de imigrantes que entrou entre 2004 e o ano corrente.

Muita desta gente (imigrantes) trabalha em empregos que muito Português não quer fazer. É verdade. Mas também muitas das vezes recebem valores miseráveis que qualquer Português não aceita. E muito bem na minha opinião.

Enquanto todos os empresários que dêem trabalho a imigrantes ilegais, não tenham multas pesadíssimas e tenham de pagar do seu bolso o repatriamento do todos os ilegais que tenha a seu cargo, isto nunca mais mudará. Esta seria uma das medidas, para alem de outras que compete ao governo fazer cumprir. A mais importante será obviamente a fiscalização. Que é praticamente inexistente e ineficaz.

Fica o desabafo...

segunda-feira, julho 11, 2005

Madeira - Alberto João e os "chineses"

Neste meu desabafo, gostaria de desabafar sobre o Alberto João Jardim e os seus comentários sobre chineses e indianos.
Sinceramente ainda não percebi o que o homem disse de mal.
Alberto João é uma personagem que diz muita baboseira, diz aquilo que não deve e aquilo que muitos não querem dizer publicamente, mas que falam no privado. Isso será talvez o seu maior defeito. Diz aquilo que os outros muitas vezes pensam e não o podem dizer publicamente. Mas obviamente que uma comunicação social, que procura sempre o arrufo e polémica, aproveitou logo essas palavras. Para mais uma vez “cascar” no Alberto.

Diga-se que não gosto da personagem e o acho um bronco. Mas que por vezes diz certas verdades isso ninguém pode negar.

Por vezes fala de coisas que não tem nada a ver com isso e noutras diz aquilo que lhe interessa. Concorde-se ou não com o homem, goste-se ou não do homem, ele é o Presidente da região autónoma da Madeira. Eleito democraticamente. E por diversas vezes. O homem é tão incomodo para alguns que já está em marcha uma lei que tem por objectivo o “remover” do cargo(a ele e outros na mesma situação, cá no continente).

Mas voltando ao assunto do desabafo, que demais disse o homem sobre os chineses e os imigrantes em geral?? Que não era bem vindo esse tipo de negocio(muitas vezes “pirata”, diga-se) e essas lojas e comercio, feito por esta comunidade e também por outras(indianos por ex.).

Não é a madeira uma região que depende do turismo e do comercio?? Não é a Madeira uma região pouco mais tem de industria(e alguns bancos na zona franca. Mas isso não dá emprego a ninguém, apenas dinheiro às sedes) que pequenas fabricas? Não é legitimo ao seu representante querer defender os seus postos de trabalho?? Quantos políticos que se dizem governantes do seu povo e que dizem defender os seus interesses, conseguem dizer aquilo que pensam sobre este assunto?? Por não ser politicamente correcto? Pois é meus amigos, o homem diz aquilo que muito politico de trazer por casa, não tem a coragem de dizer publicamente e defender os verdadeiros interesses dos trabalhadores.

Cumulo dos cúmulos, os homens(governo) ainda vão apresentar desculpas à China por essas palavras… menos politicamente correctas… E porque? Gostaria de eu saber…

O que homem disse demais para haver essa necessidade de haver desculpas formais ao governo chinês? Ainda por cima a quem não é?? Grande moralidade tem esses homens. Que ainda por cima até nem disseram nada de especial, porque o embaixador este na madeira e disse que estava ultrapassado. Por isso havia essa necessidade??

Isto sem falar de mais um espectáculo e comentários tristes do presidente do PSD, que coitadito assim não chega lado nenhum. Tem o discurso do agrada a todos. Vais longe vais…

Enfim fica o desabafo…