quinta-feira, maio 25, 2006

Pai

Neste meu desabafo gostaria de te dizer que já passou uns dias da data do teu falecimento. Não escrevi mais cedo porque não sabia o que escrever.
Mas não queria deixar passar mais dias sem escrever nada.

Continua a fazer 6 anos que foste...
Continua a fazer 6 anos que tenho saudades tuas...
Continua a fazer 6 anos que te amo...
Continua a fazer 6 anos que sinto a tua falta...

Continua a fazer 6 anos...

Camarate

Vou fazer um pequeno desabafo sobre este assunto.

Depois de 26 anos do acidente, atentado ou outra coisa qualquer, o processo prescreveu...
Depois de 26 anos e 8 comissões, o processo prescreveu...

O Supremo Tribunal de Justiça não aceitou um recurso do advogado dos familiares das vítimas do «caso Camarate», dando razão a um acórdão da Relação de Lisboa que declarou o processo prescrito.

Das 8 comissões sobre Camarate, três defenderam a tese de atentado, uma concluiu pela tese do acidente, duas apelaram à continuação das investigações e uma não chegou a apresentar conclusões, devido à dissolução da Assembleia da República.

A última comissão defendeu a tese de "mão criminosa" no caso Camarate. Foi aprovado em Dezembro de 2004 sem votos contra e, meses depois, a Procuradoria-Geral da República decidiu enviar para o Ministério Público as conclusões da última comissão do caso Camarate.

Para finalizar... mas alguém acreditou que este caso teria um desfecho diferente?

Fica o desabafo da impunidade e da justiça portuguesa...

Portugal não consegue combater corrupção?

Neste meu desabafo gostaria de falar sobre o relatório do Grupo de Estados contra a Corrupção (GRECO), do Conselho da Europa. A sua conclusão é que Portugal não consegue combater corrupção.

Pergunto eu... e qual é a novidade? Só agora é que chegaram a essa conclusão? Tinham perguntado isso à gente que era mais fácil e mais rápido.

Como pode Portugal combater corrupção se o(s) Governo(s) cada fez mais desinvestem nesta área? Se toda e qualquer acção feita é travada politicamente? Se todas as policias e serviços de informação estão a ser instrumentalizados(até com leis novas a esse respeito) e politizados com estas politicas. Como poderia haver outros resultados? Há quanto tempo não se vê um processo destes ir até ao fim? Com condenações de corruptores e de corruptos? Há quantos anos? Eu não me lembro da última vez que isso aconteceu. Obviamente que falo do peixe grande, não do “mija da escada”. E durante esse tempo todo, a que eu me refiro, não houve corrupção em Portugal? Ora pois não...

Mais uma vez Portugal no seu melhor.

Fica o desabafo...

GNR para Timor

Neste Desabafo irei desabafar sobre esta situação e com duas opiniões bem contrárias.

Primeira parte:
Os timorenses que não se entendem(e não sei se alguma vez se irão entender), tem andado em luta. Ora seja ex-militares vs -Forças Defesa Timor-Leste (F-FDTL), ora Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) vs F-FDTL, estes nos últimos dias.

O mais engraçado nesta questão timorense é que assim que se viram com os calos apertados pediram logo ajuda Portugal. Assim que as coisas aqueceram pediram logo protecção militar a Portugal para resolver os seus problemas internos e para proteger a sua autonomia e consequentemente as suas novas fontes de rendimento(Petróleo). Bem era exactamente aqui eu queria chegar. Bem então este país, independente diga-se, quando foi para atribuir a concessão dos novos poços de petróleo foi atrás do lucro e entregou os mesmos aos Italianos da ENI, deixando a empresa Portuguesa GALP para trás neste negócio.
Ou seja a moral disto tudo é que para pedir ajudas e fazer-se gastar dinheiro(porque 100 GNR's e uns quantos GOE(PSP) em Timor não é de borla) dos Portugueses é a nós que nos vêem pedir ajudas, mas para "vender" e dar a ganhar dinheiro, dá-se aos outros? E o Estado Português ainda vai nessa conversa? Porque não pedem os Timorenses ajuda aos carabineri? Porque não vão ter com os Italianos para enviaram umas tropas(ou policia militar) à borla para os ajudar?
Será que no final eles nos vão pagar a ajuda com os lucros do petróleo? Ou é mais uma divida?

Se fosse eu que manda-se eu logo lhes dizia como era... mas isto sou eu...

Segunda parte:
Agora o lado contrario da coisa e contra aquilo que escrevi anteriormente.
Bem o estado português decidiu enviar os GNR´s para ajudar o governo Timorense. Pode-se concordar ou não(eu não concordo pelas razões já enumeradas), mas se vamos enviar então que se faça as coisas como deve ser.
Os Timorenses pediram ajuda a Portugal, Austrália, Nova-Zelândia e Malásia. Rapidamente os Australianos e Nova-Zelandeses, disseram que sim e hoje mesmo(LEU BEM, HOJE MESMO), chegam a Timor 1000 e tal Australianos(com apoio aéreo e possivelmente blindados) e mais uns quantos da Nova-Zelândia. Bem sei que eles estão ali mesmo ao lado, mas verifica-se a prontidão e a sua eficiência. O que fez(ou faz Portugal)? Faz 350 reuniões, 150 consultas, envia 300 missivas, aos Governos que Timor pediu ajuda e à própria ONU, para fazerem tudo dentro da legalidade. Posso até concordar... mas vêem dizer que vão enviar a ajuda o mais rápido possível e que no máximo 1 mes estarão em Timor para ajudar. 1 MES meus amigos, enquanto os outros em 2/3 dias resolveram o problema e a sua burocracia e vão lá chegar hoje. Dizem eles que é preciso discutir muita coisa, muita preparação, etc., etc. Agora pergunto, dentro de 1 mes o que poderão fazer a GNR? Quantos países foram conquistados em apenas umas semanas? Quantas guerras civis foram feitas e desfeitas em apenas algumas semanas? Quantos milhares de mortos fizeram essas guerras em apenas algumas semanas?

Como o desabafo já vai longo, apenas digo... somos Portugueses e basta.

Fica o Desabafo...