domingo, maio 07, 2006

Défice das contas públicas

Volto a desabafar sobre mais um assunto que apesar de já ter algum tempo, não deixa de ser actual e interessante de desabafar.

Ora depois de um ano e 4 meses de sacrifícios dos Portugueses, para reduzir o défice(menos despesa e menos défice) eis que o Banco de Portugal vem a terreno esclarecer que este governo não só não diminui a despesa publica, como a aumentou. Não só não diminui o défice das contas públicas, como o aumentou.
O endividamento das Administrações Públicas aumentou 52,5 por cento até Novembro, face ao mesmo período do ano anterior, segundo os dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal no boletim estatístico de Janeiro.
O documento, indica que nos primeiros 11 meses do ano as Administrações Públicas se endividaram em 9.357 milhões de euros, um agravamento mensal de 26,7 por cento e homólogo de 52,5 por cento.

As Administrações Públicas agregam os subsectores Estado, serviços e fundos autónomos, administração regional e local e fundos da segurança social.

De forma desagregada verifica-se que o saldo negativo da Administração Central - que junta Estado com serviços e fundos autónomos - agravou-se 55,2 por cento para 10.263 milhões de euros.

A contribuir também para o agravamento do endividamento das Administrações Públicas esteve a administração regional e local, que passou de um défice de dois milhões de euros, até Novembro de 2004, para um défice de 190 milhões de euros, nos 11 primeiros meses de 2005.

Ora segundo estes dados e estas contas andamos a fazer sacrifícios para "engordar" ainda mais o estado. Que come 48,7% das receitas fiscais.


EVOLUÇÃO DO 'BURACO' DAS CONTAS PÚBLICAS

2002* - 2003* - 2004* - 2005* - 2006**

ADMINISTRAÇÕES PÚBLICAS - 3864,0 - 3999,5 - 4565,3 -8866,7 - 6676,9

Administração Central - 4290,5 - 5226,5 - 7948,8 - 8881,7 -7092,1

Administração Local - 591,6 - 323,7 - 38,1 - 290,1 - 0,2

Fundos de Segurança Social - 1018,0 - 1550,7 - 3345,3 305,1 - 115,3

*Valor estimado

**Valor previsto

Fonte: Instituto Nacional de Estatística

Já aqui tinha referido isto noutro desabafo qualquer, 50% do que este país produz é "comido" pela máquina do estado. Como poderá algum país conseguir ser competitivo e/ou se desenvolver neste estado de coisas?

Isto tudo apensar do aumento dos impostos nos produtos petrolíferos e energéticos (ISP), IVA e aumento do tabaco.

Valerá a pena estar a fazer todos estes sacrifícios para estes incompetentes continuarem com esta politica? Quem paga são sempre os mesmos. Quem faz os sacrifícios são sempre os mesmos.

Até quando digo eu... até quando...

Irão - EUA e Inglaterra

Volto a desabafar sobre este assunto. Continua tudo na mesma, neste assunto.

EUA contínua com a sua política de agressão. Inglaterra continua com a sua politica de mascote e ir atrás de tudo o que os EUA dizem, ou fazem.

Segundo as ultimas noticias, o ministro da diplomacia de Inglaterra Jack Straw, foi demitido por pressão dos EUA. Porque defendia a não agressão ao Irão. Disse-o publicamente várias vezes. Que achava uma loucura atacar o Irão com armas nucleares.
Ora isto segundo as noticias, enfureceu o grande democrata Bush. E os Ingleses, uma das nações mais antigas do mundo(a par de Portugal) vai atrás do que o sr.º Bush diz e o segue cegamente.

Dá gosto de ver estes Ingleses a servis perante os EUA. Dá gosto mesmo...

Entretanto o Irão ameaça retirar-se do tratado de não proliferação. Não vejo o que isso irá alterar nas suas motivações, mas será mais combustível para a fogueira. Já de si muito elevada.

Fica o Desabafo.

Criminalidade violenta

Neste meu desabafo de hoje, gostaria de desabafar sobre esta questão e sobre os números que o governo nos forneceu.

Segundo os dados do governo a criminalidade violenta, diminui 3,7 por cento no ano passado e a participação de crimes às autoridades diminuiu 5,5 por cento, refere o Relatório de Segurança Interna 2005. O documento indica igualmente que a criminalidade de grupo baixou 5,4 por cento.

Ora conhecendo quem conhece este pais só podemos chegar à conclusão que ou está tudo maluco, ou não percebo estes números.

Nunca se viu neste pais tantas mortes por "dá cá aquela palha"...
Nunca se viu neste pais tantos assaltos a bancos...
Nunca se viu neste pais tantos assaltos a ourivesarias...
Nunca se viu neste pais tantos assaltos a caixas de Multibanco...
Nunca se viu neste pais tantos crimes conta as força policias(com um numero muito elevado mortes)...

Os crimes mais violentos, em regra ocorridos com armas de fogo em assaltos a bancos, estações dos CTT, casas de câmbio e carrinhas de transporte de valores, aumentaram e muito. Só estes crimes aumentaram 32% em 2005.

Crimes sexuais aumentaram igualmente. Crimes sexuais sobre crianças ouve um grande aumento(aqui podemos dizer que derivado ao caso casa pia, tenha havido mais denuncias).

Depois de nunca se ter visto nada assim, eles vêem nos dizer que diminui?

A criminalidade violenta - habitualmente com recurso a armas de fogo - também baixou(segundo os mesmos dados). Mas este tipo de delinquência abrange 16 tipos de crimes e alguns destes subiram. O aumento mais significativo regista-se nos assaltos a bancos. A média de roubos a instituições bancárias e de crédito, em Portugal, ronda um por cada três dias.

Depois disto tudo, ainda vejo o governo preocupado com os Skineads.
De acordo com o último relatório do SIS, os movimentos «skinhead» e neonazis portugueses representam um risco para a segurança interna do país, e são também potenciadores de conflitos multiculturais entre militantes da extrema-direita e minorias étnicas de bairro problemáticos das grandes cidades como Lisboa e Porto.

Apesar de não defender as suas ideias(nem de perto nem de longe), mas gostaria de deixar aqui umas perguntas:
São estes que provocam estes assaltos todos em Portugal??
São estes os principais responsáveis por este tipo de assaltos?

Tenham juízo... apenas e só areia para os olhos dos Portugueses. Que à muito que se deixaram adormecer.

Fica o Desabafo.