terça-feira, setembro 27, 2005

AutoEuropa perde contrução do novo SUV

Neste meu desabafo gostaria de desabafar sobre esta decisão.

Obviamente que esta é uma decisão que já se estava à espera. Não surpreende portanto. Nem mesmo a AutoEuropa acreditava numa decisão favorável.

Vamos supor que uma empresa Portuguesa que tinha de tomar uma decisão deste tipo, alguém acha que o Governo e a opinião publica aceitava que a construção do carro fosse para outro país e assim mandando mais uns 1000 trabalhadores para o desemprego?? Obviamente que não. Será uma demagogia pensarmos o contrario.
Por muito que nos desagrade, esta era uma questão já à muito decidida. O próprio director da AutoEuropa alertou para essa questão já à alguns meses.Que Governo teria a coragem politica para deixar acontecer uma coisa dessas?? Quando esse mesmo país tem cerca de 5milhões de desempregados.
Se criticamos o governo Português que não protege as nossas empresas nem os trabalhadores portugueses, vamos criticar os outros governos por fazerem aquilo que nós criticamos o que o nosso não faz? A chantagem feita aos trabalhadores alemães com os trabalhadores Portugueses nas costas é que é outra questão. Mas o que os trabalhadores Alemães aceitaram uma redução de ordenado e mais horas, se fosse em Portugal, a resposta dos sindicatos era greves, mais greves e mais greves. Veja-se o caso da Opel da fábrica da Azambuja, num caso já alertado por mim. Não incluo aqui a AutoEuropa, porque me parece ser um caso à parte, da maneira de trabalhar em Portugal e de gerir estas questões laborais. Trabalha bem diga-se. Obviamente que nem tudo serão rosas para os lados da AutoEuropa.
Na minha opinião a AutoEuropa não terá muitos problemas com esta decisão. Teríamos em Portugal cerca de 800 empregos directos com a vinda desta construção para Portugal. Mas para os existentes não penso que terá problemas de futuro. Porque a AutoEuropa é uma empresa de futuro. É considerada uma das melhores fábricas da Volkswagen, se não a melhor, por isso o seu futuro estará sempre garantido nos anos mais próximos.O novo carro da Volkswagen virá para Portugal. Disso não tenho a menor duvida. Continue a AutoEuropa, e os trabalhadores Portugueses, a fazer o seu excelente trabalho e penso que não terão problemas no futuro.

Fica o desabafo…

segunda-feira, setembro 26, 2005

Aprovada anulação da dívida dos países mais pobres

Neste meu desabafo gostaria de voltar a este assunto. Já aqui me tinha referido a este assunto em Junho último.

O comité do Banco Mundial deu hoje luz verde à anulação da dívida multilateral de várias dezenas de milhões(exactamente 40 mil milhões de dólares, dividido por 18 países) de dólares dos países mais pobres.

O comité de Desenvolvimento do Banco Mundial aprovou a proposta de anular em 100 por cento a dívida dos países com mais dívidas e mais pobres.

Falta apenas que os conselhos de administração do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial dêem o seu derradeiro aval.

Não concordo com esta medida. Pelo menos nos moldes que a praticam.
Daqui a uns anos, estará essa mesma divida nos mesmos valores e os povos desses países continuarão na miséria. Apenas estarão os seu governantes(que serão os mesmos de hoje) mais ricos e com mais poder. Haverá mais dinheiro para mais guerras e corrupção.

Não sou adepto de se perdoar dívidas a esses países.
Porque todos nós sabemos para onde serão desviados esses mesmos dinheiros(ou a parte deles). Serão desviados para guerras e/ou uma maior corrupção e um maior enriquecimento dos seus lideres. Que são na maioria ditadores e dos mais ricos do mundo.

Devermos nós recusar essa ajuda derivado a esta questão? Penso que sim.
Penso que primeiro terá de se alterar o molde de governação nesses países(nem todos os países tem esse problema. Mas a maioria sim. Uns mais que outros, é óbvio) e só depois se partir para esta questão das suas dividas. Como já disse, daqui a uns anos estará tudo igual.

É apenas a minha opinião.

Fica o desabafo...

domingo, setembro 25, 2005

Manuel Alegre apresenta candidatura

Manuel Alegre

Neste meu desabafo, gostaria de desabafar sobre esta candidatura.
Apesar de ser apartidário, sou 100% a favor desta candidatura.

Primeiro porque as alternativas deixam muito a desejar. Isto apesar de uma delas ainda estar num tabu que já mete nojo. Porque toda a gente sabe que Cavaco é candidato. Apenas está a fazer um"filme" que não se percebe. Espera por sondagens que lhe sejam favoráveis? Espera que Portugal desespere e chame por ele?? Não percebo.
Segundo a candidatura apresentada pelo PS, não me merece mais comentários àqueles que já aqui deixei.
Terceiro, com esta terceira candidatura o caminho de Cavaco já não estará assim tão fácil. Porque muitos socialistas(e não só) não concordam com a candidatura de Soares, e, ou não votavam, ou votavam em Cavaco. Com esta candidatura já existirá mais "luta" e haverá de certeza uma segunda volta.

Não sei se irei votar(raramente voto nas Presidências). Mas se for o caso, Cavaco já terá de arranjar mais 2 votos, porque terá menos um e terá mais um contra. Porque o meu não irá para nenhum dos que já existiam.

Mais desenvolvimentos num futuro próximo...

Fica o desabafo...