terça-feira, outubro 31, 2006

Eleições intercalares em Setúbal

Volto a desabafar sobre as eleições e o “golpe” efectuado na Câmara Municipal de Setúbal.

Volto a este assunto hoje, porque li no site http://www.portugaldiario.iol.pt/ que existe uma sondagem feita pelo PSD onde indica que a maioria dos cidadãos da cidade de Setúbal querem eleições intercalares. Nada de novo para mim. Só quem não conhece a realidade da cidade e dos seus habitantes poderia fazer esta manobra politica e pensar que os Setubalenses teriam, ou têm, memória de elefante.

Nessa mesma sondagem dá um “empate técnico”(como diz a noticia) entre o PSD e a CDU, em matéria de votos. Desde a primeira hora deste caso que o candidato Fernando Negrão diz que está disponível para eleições intercalares e que está disponível para concorrer de novo. E faz muito bem digo eu. Andamos nós(setubalenses) sempre a criticar as opções que vêem de fora dirigir os nossos destinos e temos em “casa” uma opção Setubalense(por afinidade) e não é nela que acreditamos? Com que legitimidade podemos exigir que tenhamos essa alternativa, se quando a temos não a queremos? Não é um homem com muitas provas dadas a nível autárquico(e a nível nacional também tem muito a desejar), mas é um alternativa Setubalense e merece a duvida de um bom trabalho. Como todos os outros que votamos para presidente.

Como já disse noutros desabafos, não sou comunista, nunca fui, não tenho ideias de nunca ser, mas votei Carlos de Sousa duas vezes e por muitos erros que tenha cometido(e cometeu alguns, principalmente nas confianças que depositou em certos indivíduos), mas fez um bom trabalho na medida do possível.

Mas voltando à sondagem e ao candidato PSD, gostei da sua atitude enquanto candidato nas últimas eleições, como gostei da sua atitude nesta questão. O mesmo já não se pode dizer do PS local, que com as suas lutas internas não quis, nem quer se queimar numa nova eleição e os interesses da população de Setúbal, ficam para depois destas lutas internas(outros assuntos, outros desabafos).

Já aqui neste espaço defendi as eleições intercalares nesta questão. Que se vá a votos e que se deixe a população de Setúbal votar naquilo que acham que devem ser os seus representantes legítimos. É o que eu defendo.

Bem sei que esta sondagem não deverá mudar nada na atitude harakiri da CDU, mas poderá por novamente o assunto em debate e por a pensar a CDU e as consequências das suas acções.

Voltarei a este assunto... Fica o desabafo

Acessos para Lisboa

Este meu desabafo vai para o stress que é vir trabalhar para Lisboa todos os dias. Um problema que atinge milhares e milhares de trabalhadores todos os dias.

Há mais de um mês que entrar em Lisboa se tornou um caos. Não há um dia sequer que eu não perca quase 2 horas para vir trabalhar. Sempre foi assim complicado, mas ultimamente tem sido demais.

Entro no escritório já com um stress e ainda nem sequer comecei a trabalhar.
Seja por causa do tempo, seja por causa das greves, seja por causa das obras na A2(obras essas que nunca mais terminam e obras essas que nos fazem pagar um serviço que nunca, mas nunca é aquilo que estamos a pagar. Paga-se uma portagem para poder andar até 120km por hora. Paga-se uma portagem para se poder chegar mais rápido ao destino e o que se tem? Quilómetros e quilómetros de fila e velocidade na ordem dos 20/30km/hora. Enfim outros assuntos, outros desabafos). Mas como dizia, seja por causa das obras na A2, seja porque razão for é uma dor de cabeça que tenho(e têm milhares de pessoas que trabalham em Lisboa) para vir trabalhar.
Para quem mora na margem norte do Sado(em Setúbal como eu, porque isso da margem sul não é onde moro de certeza) as alternativas para vir trabalhar são apenas 2, carro ou comboio. Porque não venho de comboio então?? Obviamente que me saia muito, mas muito mais barato e não tinha tanta dor de cabeça. Só que o meu emprego infelizmente não me da essa possibilidade. Raramente tenho horas de saída normais(posso sair às 18h(raramente), como posso sair às 20h(quase sempre), ou mesmo meia noite, ou pela madrugada(muitas das vezes), e não posso obviamente estar dependente de horários de transportes públicos. Ou mesmo quanto tenho de deslocar diversas vezes pela cidade de Lisboa e arredores em trabalho. Assim sendo não tenho alternativa ao carro. Talvez uma moto, ou mesmo uma bicicleta.

Dias melhores virão. Como ficar a trabalhar na minha cidade. Infelizmente vejo pouquíssimas empresas em Setúbal que paguem um salário como o meu(porque também não existe nenhuma grande empresa de consultadoria por aqueles lados). Mas mesmo ganhando menos(não muito menos é óbvio), ficaria a trabalhar na minha cidade. Um dia talvez...

Fica o desabafo.

Coreia do Norte

Volto a este espaço para mais uns desabafos.

Nos últimos dias tivemos alguns assuntos bem interessantes para desabafar só a falta de tempo(juntamente com alguma preguiça) me impediram de desabafar sobre os mesmos. Alguns bem interessantes que gostaria de desabafar, mas ficarei hoje pelos mais recentes.

Começarei com o da Coreia do Norte e seus testes. Já é um assunto com algum tempo, mas não queria deixar de deixar um desabafo sobre o mesmo.

A questão da Coreia do Norte é um assunto com mais de 50 anos. O único regime realmente comunista e de um totalitarismo irracional.
Fizeram o que estavam a ameaçar já algum tempo. Um teste nuclear. Ainda não foi
confirmado 100% que foi um teste nuclear, ou apenas uma tentativa frustrada do mesmo. Como regime totalitarista que é a propaganda é o seu maior forte. Assim sendo não me admirava nada que seja um bluff e que tenha sido uma tentativa frustrada. Mas a ser isso mesmo, não faltara muito que tenhamos um teste real e 100% confirmado.

A opinião que tenho sobre este país e sobre estes testes, não é os mesmos que tenho em relação ao Irão. Não discutirei isso agora, ficará para mais tarde.

Mas em relação à Coreia do Norte e seus testes, temos vou ficar expectante com o que a ONU, e principalmente os EUA irão fazer sobre este assunto.

Mais sanções económicas?? Suspensão da ajuda humanitária?? Quais os principais prejudicados com estas sanções? Obviamente que será a já martirizada e extremamente pobre população desse continente. Porque na realidade nada disso irá alterar os planos da Coreia do Norte e também não será por isso que deixaram de comprar o que pretendem para continuar a fazer testes nucleares e/ou ir mais alem nos mesmos. Haverá sempre um país qualquer(e por vezes não é preciso ser um do 3º mundo, mas sim aqueles que ninguém desconfia) a querer ganhar mais uns dólares e vender a tecnologia ou matérias necessários para a continuação dos mesmos.

A Coreia do Norte já veio ameaçar represálias se isso for em frente. O que quererão eles dizer com represálias? Atacar os seus vizinhos? Não me parece que a loucura dos seus dirigentes chegue a tanto. Será na minha opinião mais um bluff... ou não. Estará o mundo disposto a correr o risco do bluff ou não?

Fica a pergunta dentro do desabafo.