segunda-feira, setembro 03, 2007

O desemprego dos professores.

Neste meu desabafo gostaria de desabafar um pouco sobre isto.

Vejo neste país uma mini histeria por causa deste problema. É óbvio que é um problema grave, para muito pai de família, ou para qualquer pessoa. Mas o que me provoca mais "repulsa" neste assunto é o mediatismo com que se debate este assunto.

É um problema grave para os tais 49 mil desempregados (que muitos não são desempregados e outros terão direito a fundo de desemprego), mas não vejo este mesmo debate e esta histeria para os restantes quase 500 mil portugueses que estão no desemprego.

Porque será? Será porque esses cerca de 500 mil não pertencem a um sindicato lobbysta? O não pertencem a um dos sindicatos com mais poder neste pais? Será por isso? Para esses não é dramático (palavras da ministra)?

Alguém consegue me explicar como é possível o pais “recolher” 49 mil professores? Podem me explicar em que o fecho de algumas escolas, a redução do numero de alunos, ou de disciplinas, fizeram disparar estes números para os 49 mil? Fazem assim tantos? Sejamos honestos e não tentem passar um atestado de estupidez aos restantes leitores, ou ao país. Até o parvo do Marques Mendes deu isto como exemplo. Acha mesmo Shôr Marques Mendes? Se abrirem todas as escolas fechadas, se voltarem a repor o numero de alunos, etc., irão estes 49 mil voltar ao mercado? Voltarão a ter colocação?

Existem excesso de professores neste país e a culpa disso não é deste governo, do anterior, ou dos anteriores. Mas sim dos próprios professores e das suas licenciaturas. Muitos deles foram habituados que o sistema de ensino funcionava como um instituto de emprego. Era (e continua a ser na ideia dos professores, uma obrigação do governo dar emprego ao professores) ideia dos professores que ser professor era uma garantia de emprego. Pois meus senhores isso não funciona assim e já devia ter havido um travão nesta situação à muito tempo. O governo (seja ele de que cor for), não é obrigado a dar-vos emprego. O governo é obrigado a dar um melhor ensino a sua população. Apenas e só. Seja contratando 5000 seja contratando 50000. E não cabe ao governo se preocupar que existem 5000 ou 50000 professores desempregados (é preciso ter em atenção que uma larga maioria não fica desempregada, nem sem receber), cabe sim ao governo preocupar-se com a sua taxa de desemprego do país e não de uma classe que tem sido beneficiada aos longo destes 30 e tal anos de democracia.

Meus senhores, não têm colocação, vão procurar emprego noutros lados. Li alguns comentários de professores que não tendo emprego foram trabalhar como escriturários e outros empregos, e que ganham cerca de 400 euros por mes. Olhem meus senhores (e senhoras) devem se dar por muito felizes, porque quase 500 mil portugueses não têm emprego. E já agora digo-lhes que também uma larga maioria dos portugueses, trabalha com um ordenado desses. O que faz dos professores, algum caso especial por isso? Só por ser professor? Tenham dó...

Para finalizar, se acho que tudo o que este governo faz a nível de educação esta correcto? É óbvio que não. Tem tido muitos falhas e algumas delas com claro prejuízo para os alunos. Se acho que tem havido algumas injustiças na colocação de professores? Acho que sim. Se acho que o modelo adoptado no ultimo ano esta correcto? É bem melhor que o anterior. Mas concordando, ou discordando de algumas coisas, não invalida em nada a minha opinião sobre este assunto.

Mas os professores em Portugal serão “vacas” sagradas neste país? Fazem dos professores uns coitadinhos e dos restantes portugueses o que?

Vejo comentários da senhoras professoras a lamentar-se que passaram horas filas dos centros de emprego para pedirem o subsidio. Passaram horas nas filas do fundo de emprego? E os restantes portugueses desempregados? Passam quantos? 5 minutos? É óbvio que o desemprego não é bom para ninguém, mas os desempregados são todos iguais. Assim sendo, se os restantes portugueses desempregados passam 1h ou 3 horas nas filas (o que acho uma estupidez esse tempo, mas isso é outro comentário), os professores só tem que passar igualmente. Ou queriam ser logo atendidos? E passarem à frente dos restantes portugueses? É o que dá terem um sindicato que é dos maiores lobbys deste país. Enquanto estes desempregados têm toda a protecção e mediatismo, os restantes não têm tanto mediatismo e tem que se governar.

E hoje por aqui fico, nesta questão dos professores, lobbys e afins...