sexta-feira, abril 29, 2005

Português detido no Dubai

Português detido no Dubai
Gostaria de desabafar sobre este assunto.
Um Português está detido no Dubai desde o dia 5 deste mes, por fumar Haxixe (jardas como se diz na minha terra). Pode ser condenado a 5 anos de prisão. Vem agora "chorar", ele e a família, e dizer que o governo Português, não tem dado apoio, nem tem resolvido o problema dele. Isso mesmo, problema dele.
Todos nós sabemos que as representações diplomáticas portuguesas não são grande coisa (no Dubai não existe, só em Riade), mas dai pedir-se responsabilidades e/ou acusar o governo desta situação, é inadmissível.
Primeiro o jovem está num país estrangeiro e com leis muito punitivas.
Segundo, estando num pais estrangeiro é obrigado a cumprir a lei do mesmo, ou então sujeita-se à punição existente nesse país (para traficantes chega a ser pena de morte).
Terceiro não pode nunca vir pedir responsabilidades a Portugal ou aos Portugueses, por um problema que ele criou e agora vem dizer que o governo não o ajuda?? Esta a utilizar a comunicação social, para "atacar" o governo e fazendo (forçando) que o governo (o estado Português), e consequentemente todos nós, paguem a um advogado no Dubai(que nessa zona custa milhares de contos) para fazer a sua defesa.

Vem dizer que esta numa cela muito pequena com mais uns quantos reclusos e que não tem condições. Não tem condições???? Mas o jovem queria o que?? Que o tivessem levado para o hotel de ****** que existe no Dubai?

Se tivesse juízo e não tivesse fumado umas jardas nada disso tinha acontecido.

Deve pertencer a algum daqueles partidos de esquerda radical que fumam jardas à vontade e querem que isso seja legal (tipo Holanda), alguns deles deputados e que pertencem ao partido das chagas da sociedade. Gostam muito de falar mal do governo da sociedade e pedem quase uma anarquia, mas quando tem os calos apertados, para onde se viram? Ah pois é...

O governo deve apenas se inteirar da sua situação, verificar se esta a ser bem tratado e se precisa de alguma coisa. E MAIS NADA!
O resto, desenrasque-se sozinho. Para a próxima já sabe. Muita sorte tem ele de não ser acusado de tráfico. Porque trouxeram (ele e um amigo) as jardas de outro país e passaram a fronteira com a droga.

Fica o desabafo...

quarta-feira, abril 27, 2005

Assasinos de agente da PJ são libertados

Entretanto neste meu desabafo falo do mesmo assunto do anterior, mas para desabafar sobre esta autentica vergonha e palhaçada, da libertação dos suspeitos(porque é obrigatório nós dizermos assim) do assassínio do agente da PJ, morto na perseguição aos assaltantes.



Palhaçada esta que deveria deixar morto de vergonha qualquer juiz, advogado, procurador e ministros, ou seja lá quem for.
Este processo que já vem deste 2001 e onde os arguidos foram acusados e sentenciados a 14 e 15 anos de prisão, recorreram da sentença e o tribunal da relação(aquele onde os juízes tem 3 meses de férias e ganham fortunas) teve 3 anos para decidir esta questão e não o fizeram dentro dos prazos legais e os arguidos tiveram de ser soltos. UMA VERGONHA.

Será por serem ciganos e os juízes e procuradores do ministério público tiveram medo de represálias? O processo foi dividido em duas partes(2 processos independentes). Num já tinham sido condenados por assaltos a carrinhas de valores(foi esse que prescreveu), no outro do assassinato, só deduziram acusação na segunda-feira, a um dia do final do prazo. UMA VERGONHA.
Ahh e saíram com identidade e residência, com obrigações de se apresentarem na policia um vez por semana. MAIS UMA VERGONHA. Porque, sendo ciganos ou não, esperando 15 anos de cadeia, numa semana já eles estão na outra parte do mundo e mais ninguém os apanha. Isso é certinho.
Enquanto não se chamar à parede esses juízes a justiça neste país irá para a frente. Como é possível que um juiz deixe prescrever um caso destes quando já passaram cerca de 3 anos??
Como é possível uma coisa destas. Alguém acha que este procurador irá ser chamada à responsabilidade? Ficará no mínimo de fora de alguns processos, para daqui a uns meses(quando já ninguém se lembrar disto), voltar tudo ao mesmo.

Agora estamos a ouvir toda a gente vir a dar opiniões e é o ministro a dizer que vai haver uma investigação, é o procurador da república a dizer que ira ser apuradas as responsabilidades. Alguém acha que isto vai dar em alguma coisa?? Só vêem agora com esta conversa, porque a opinião publica esta escandalizada. Mas isto irá ficar em águas de bacalhau e como sempre neste pais a culpa morrera solteira.

Por mim punha estes juízes todos em cadeia. UMA VERGONHA ISTO TUDO.

Fica este desabafo da VERGONHA....

Processo Pedofilia nos Açores

Gostaria de desabafar sobre este assunto, para aplaudir a rapidez e justiça deste processo.
Nada de mediatismos, nada de recursos, nada processos de recusa e tentativas das defesas de protelar este processo.
Não sei se foi um processo onde os Juízes(neste processo havia 4 jurados), não deram azo a quaisquer tentativas de destabilização, tanto da parte da comunicação social, como da parte das defesas dos aguirdos.
Um processo exemplar(pelo menos à primeira vista) da parte da justiça.
Foi feito a investigação pela PJ, foram feitos as acusações e depois o julgamento e finalmente a sentença. Isto tudo em menos de 1 ano. Onde apenas 3 arguidos não foram acusados.
Ora aqui esta um exemplo dado por uma ilha, que é considerada atrasada. Pois bem... com atrasos destes estava a justiça em Portugal(continental) muito bem.
Enquanto temos outro onde existem arguidos "famosos", outros nem por isso, mas todos com poder de compra e com muita influencia. Andam à não sei quanto tempo me recusas e mais processos etc., etc., e nem as vitimas ainda foram ouvidas. Um vergonha.

Neste processo(casa pia), não haverá nem de perto nem de longe sentenças iguais ou parecidas com aquelas que foram dadas hoje pelo tribunal dos açores.

Vamos ver no que vai dar este ultimo processo.

Fica o desabafo...

Major regressa à Liga

Este meu desabafo vai para o regresso do Major à Liga Portuguesa de Futebol.



Esta questão do Apito Dourado ainda vai dar em Apito Furado. Tanta coisa... tanta coisa... para afinal deixarem passar os prazos de pronuncia do homem de seja o que for. Sinceramente uma palhaçada.
Como também considero uma palhaçada o retorno dele à Liga. Mas também tenho de ser sincero comigo próprio e dizer que não sei se não é melhor estar entregue ao Major, a estar entregue aquela corja vermelha que tem feito tudo cegamente para beneficiar o clube de vermelho.
Já agora, porque será que o Cunha Leal ficou com azia do retorno do Major?? Nem o quis cumprimentar?? Porque será?? Será porque não deixaram o homem acabar o seu trabalho?? Agora que só faltava 4 jornadas para o seu trabalho estar completo. Porque será que o Major já disse que não tinha confiança em Cunha Leal e que se tivesse delegado funções não era em Cunha Leal?? No meio disto tudo não sei qual foi o clube que mais beneficiou com isto tudo este ano. Ou sei...

Tem sido uma autentica palhaçada e uma vergonha esta Liga este ano. Porque será??
Vamos ver se o tal clube de vermelho se aguenta estas 4 jornadas que faltam, sem as ajudas externas e sem mudanças de campos do adversário para campos neutros(que de neutro não tinha nada). Porque o que se passou no Algarve foi uma autêntica vergonha.
Vamos ver... pode é ser tarde de mais...

Fica o desabafo...

terça-feira, abril 26, 2005

Um terço dos portugueses sofre de distúrbios mentais

Este meu desabafo de hoje vai para este estudo que nos coloca em 12º, entre 28 Países analisados.
Ora mais será Portugal um pais de "malucos"?? Ou está tudo maluco??
Os custos deste tipo de doenças são cerca de 6700 milhões de euros em cuidados hospitalares e ambulatórios, medicamentos, em Portugal. Limitação da capacidade de trabalho, absentismo e reformas antecipadas, são alguns dos problemas que originam este tipo de doença. Será que nestes números, não estarão algumas reformas e baixas psiquiátricas fraudulentas? Como muito trabalhador Português gosta de apresentar?
Gostava de saber isso.
Não acredito muito nestes números. Ou eu também estarei incluído neste estudo?? É que por vezes também tenho os meus momentos de loucura. Será que isso me faz um dos 2,9milhões? Ou os meus colegas de trabalho, alguns bem "melgas". Será que são todos uma cambada de malucos e eu não sei?
Sinceramente não acredito muito nestes números.

Fica o desabafo de um deles...

25 de Abril e Salgueiro Maia

Deveria este desabafo ter entrado neste blog ainda durante o dia 25 de Abril. Mas devido a questões pessoais, não o consegui postar a tempo. Mas com alguns minutos de atraso sobre a data, não gostaria de deixar postar esta pequena e anónima homenagem a esse grande homem e defensor da liberdade que foi Salgueiro Maia. Um homem no qual eu me revejo na sua maneira de pensar, agir e ser. Fazer o seu trabalho, uma missão, e sair de cena quando o trabalho esta feito. Um homem sem sede de poder nem de mediatização. Como o bem compreendo...



Antes de mais gostaria de deixar aqui um excelente texto, sobre este Herói ou Anti-Herói como lhe chama Antonio Branco neste artigo de opinião. Diz tudo aquilo que penso sobre este CAPITÃO de Abril.

Foi um homem que nada quis...
Foi um homem que fez o seu trabalho e depois se retirou...
Foi um homem que conseguiu resistir a essa "saga" de sede ao poder, que se apoderou sobre muitos dos seus "figurantes", pós 25 de Abril...

"...Porém, tudo se pode resumir a uma breve legenda: Salgueiro Maia, soldado português que à frente de 240 homens e com dez carros de combate da EPC avançou em 25 de Abril de 1974 sobre Lisboa, ocupou o Terreiro do Paço levando os ministros de um regime ditatorial de quase 50 anos a fugir como coelhos assustados, cercou o Quartel do Carmo obrigando Marcelo Caetano a render-se e a demitir-se. Atingiu o posto de tenente-coronel, recusou cargos de poder. É o mais puro símbolo da coragem e da generosidade dos capitães de Abril..."

Uma das suas frases pós 25 de Abril "...o MFA é um Estado de espírito, por isso nunca pretendeu a institucionalização ou a sua continuação; foi criado com um objectivo e deixou de existir quando o alcançou..."
O mesmo não pensou alguns dos seus "camaradas".

Gostaria de vos deixar com um excerto de um poema de Sophia de Mello Breyner

"...Aquele que na hora da vitória
Respeitou o vencido

Aquele que deu tudo e não pediu a paga

Aquele que na hora na ganância
Perdeu o apetite

Aquele que amou os outros e por isso
Não colaborou com sua ignorância
ou vício

Aquele que foi «Fiel à palavra dada
à ideia tida»
Como antes dele mas também por ele
Pessoa disse..."

Muito mais haveria para escrever...
Muito mais haveria para homenagear...

Este é e será sempre, o meu Herói do 25 Abril. A ele e a todos os Heróis anónimos dessa revolução... o meu OBRIGADO...

Fica este meu sincero e real desabafo...

domingo, abril 24, 2005

Obras na Cidade de Setubal

Este meu primeiro desabafo sobre a minha Cidade, vai para as obras que se encontram neste momento na cidade.

Ora como Setubalense claro que me agrada obras de beneficiação das estradas, edifícios e parques etc. Mas o que me faz vir desabafar sobre este assunto é que a nojice é sempre mesma. Quando faltam poucos meses para as eleições o que vê? Obras e mais obras e mais obras. Obviamente que isto não é novo(nem aqui, nem em qualquer município em Portugal), já nos tempos de Mata Cáceres, era obras e alcatrão até quase ao dia final das eleições. Mas voltando ao desabafo, estas obras que se vêem hoje pela cidade(e ira existir mais uma brevemente na avª 5 de Outubro, irá ser retirado a toda a pedra e por alcatrão, até sou de acordo), obras essas que vão desde o "simples" alcatrão até às obras no parque das escolas. Mas não havia falta de dinheiro na cidade? Mas não estava a Câmara Municipal de Setúbal falida? Apesar do empréstimo de 50milhões que fizeram. Se não havia dinheiro(agora parece que já há), antes o porque de só as obras começarem agora(para acabarem quase próximo das eleições) e não feitas à mais tempo? E porque essa pressa na limpeza de prédios, ruas e parques?? Ou serei eu que não estou a ver bem e o homem apenas quer deixar tudo limpinho e pronto, para quando sair e dizer que tem trabalho feito??
Sempre achei estas situações uma palhaçada e um atestado de estupidez aos munícipes. Mas enfim... as alternativas também não ajudam em nada.
Foi apenas o primeiro desabafo sobre esta questão, ao qual voltarei...

Entretanto já temos um candidato assumido no PSD para Setúbal, o Juiz(mais um) Fernando Negrão. Não tenho grande opinião formada, para neste momento dizer algo sobre o candidato. Mas prometo que voltarei a este assunto brevemente.

CDS - Paulo Portas

Num dos meus desabafos anteriores, deixei no ar que alguém, num determinado partido, haveria de voltar(depois de sair), em grande e como salvador do partido.



Enganei-me profundamente e o homem, enganou-me. Conseguiu resistir às "démarches" que estavam a ser feitas para que voltasse para o partido. Mas o homem resistiu ao mediatismo, ao poder, às feiras e mercados e a tudo mais, e não voltou. Tenho de reconhecer que foi homenzinho. Porque era mais fácil voltar em grande, do que ficar de fora. Apesar de ter muitos defeitos(e tem muitos), ainda consegue ter algumas virtudes e não faltar à sua palavra que não voltava(agora, porque anda vai voltar... digo eu...).

Vamos ver o que é o partido sem Paulo Portas. Sabemos a % de votos que tinha o CDS antes de Paulo Portas ser o Presidente(iguais às ultimas ou mesmo inferiores).
Nas eleições do CDS, ganhou quem ninguem esperava. Pode ser bom para o partido, como ser mau. Vamos ver o que nos trás Ribeiro e Castro.

Fica o desabafo...