domingo, setembro 13, 2015

Crise refugiados na Europa, a imbecilidade dos comentarios dois lados.

Depois de alguns anos, decidi escrever algo no meu blog. Já que Facebook e afins, deixa de ter algum sentido para este tipo de desabafo muito longo.

Desde já aviso quem não tiver paciência, não leia, que isto 'e longo :)

Hoje Domingo vou tentar fazer um comentário sobre as idiotices e imbecilidade que tem invadido o Facebook e afins com partilhas/comentários que são autênticos disparates e muitas imbecilidades.















Primeiro: Começo pela comparação que vão postando por ai da imigração Portuguesa nos anos 60/70 para Paris e afins. Vocês querem mesmo fazer comparação de imigração, com refugiados?? Querem mesmo comparar a mentalidade do imigrante Português dessa altura, ou mesmo de hoje, com a maioria da mentalidade que vem do médio oriente, ou se quiserem das religiões?? Querem exemplos de integracao dos 2 tipos de mentalidades??

Mas que raio de comparação 'e essa?? Acham mesmo que 'e com esse tipo de demagogia que mudam o pensamento das pessoas, ou conseguem justificar seja o que for?? Como os meus amigos sabem da minha frase favorita de comparações disparatadas, "isso 'e comparar um cagalhão com um pastel de nata".

Segundo: Também já li por ai muita gente a comparar os muçulmanos que temos cá em Portugal(cerca de 50mil segundo os dados oficiais que vi) com o tipo de muçulmano que esta a chegar 'a Europa e que nunca fizeram nada por cá?? Ou de onde vem?? Sabem que a maioria desses muçulmanos em Portugal pertencem a países dos PALOPs(maioria de Moçambique e Guine)?? O resto 'e apenas uma pequena minoria. Acham mesmo que ainda 'e comparável?? Querem novamente comparar realidades?? Ou mentalidades??

Terceiro: Aqueles que dizem que eles vem dominar Portugal, nos invadir, seremos Governados por Muçulmanos, acham que são apenas 4/5mil que vão fazer isso tudo?? Tenham juízo.

Ou melhor ainda, aqueles que dizem que vêem tirar o emprego aos Portugueses, a esses digo, se um gaijo que vem de outro pais sem falar a língua, sem nenhumas referencias e sem qualquer formação(alguns sim, outros não, mas sem saberem a língua não podem as usar, ou seja não tem vantagens nenhumas sobre os cidadãos dos países) vos vem tirar o vosso trabalho e emprego, então a minha pergunta 'e, se pessoas assim com estes "defeitos" todos, ainda vos consegue tirar o trabalho, onde acham que esta o problema?? Serão eles o problema?? De certeza??

Para alem de que alguém com estatuto legalmente de refugiado para aceder ao mercado de trabalho tem regras próprias e nem todos o podem fazer quando recebem ajudas do estado. Ou seja, estão "proibidos" de trabalhar.

'E preciso igualmente ter em conta que Portugal não está na linha da frente da chegada dos refugiados, como a Grécia ou Itália, ou outros países onde desembarcam. Ou mesmo países que atravessam para chegarem 'a Alemanha, Franca, ou mesmo UK.

Os que possivelmente iremos receber, serão já numa fase quotas implementadas e controlo/registo feito pelos países que os receberam numa fase inicial, ou na fase registo. Onde a triagem já foi feita e os riscos serão bem menores.

Para alem de que tenho quase a certeza que assim que tiverem instalados, e com legalizados e com livre circulação, a primeira coisa que irão fazer 'e pirar-se daqui para fora e irem os países mais ricos e onde se encontram também familiares. 

Quarto: Aqueles que dizem que tem uma vida difícil, que perderam tudo, que passam dificuldades e, fome, desemprego, etc., e estes tem de se ajudar e a eles ninguém lhes ajuda. Não os querem cá, porque também tem essas dificuldades. A esse tipo de comentário egoísta(por muito mal que esteja a sua vida ) eu respondo, nisso tudo então acrescente:

Violações, mortes, torturas físicas. Filhos mortos à vossa frente e bombas em cima da cabeça todos os dias e a toda a hora. Todos os dias ver a morte 'a sua frente. Todos os dias ver um filho de alguém, ou filhos, serem mortos e pensarem quando chegara a vez deles. Ou pensarem mesmo que a morte comparado com viver daquela maneira 'e um mal menor.

Continuam a achar que é comparável à sua vida com estas pessoas?? Acham mesmo que usar esse tipo de justificação 'e comparável?

Como houvesse isso, de níveis de sofrimento

Não sou muito adepto de entrarem aos milhares na Europa, nem muito menos entro na histeria de serem todos coitadinhos etc, e tudo lhes dar, ou ceder a todos as suas exigências, mas é muito feio e idiota(para não dizer outra palavra mais feia) dizerem esse tipo de barbaridade. Quando sabem lá o que é sofrer comparado com a maioria desta gente.
Esperemos nos que nunca saibamos o que isso 'e na realidade.  E sabermos só de ver na TV, ou ler nos jornais. Ou para os mais indignados, verem fotos partilhas no Facebook.

Para finalizar, a minha opinião sobre isto 'e clara. Devemos ajudar qb. A Europa deve ajudar nos moldes que o conseguir fazer. Sem por em causa a sua segurança, a sua cultura, bem como as suas sociedades.

Deve haver um controlo muito grande sobre quem entra e um registo serio de quem entra. Segundo noticias(não são daquelas no Facebook) no meio dos refugiados Sírios, tem muito Egípcio, Marroquino, Argelinos e Tunisinos(fora os que vêem dos Balcãs). Aproveitando o caos que esta instalado, infiltram-se e aproveitam a oportunidade para virem para a Europa com estatuto de refugiado. A maioria deles não tem identificação para não saberem de onde vêem e assim aproveitando deste caos e solidariedade da Europa entram e depois cá dentro só podem estar como ilegais(excepto o que se fazem passar por sírios)., porque de outra forma não podem estar na Europa.

Muitos também recusam tirar as impressões digitais. Porque será??
Se vermos diversos vídeos, muitos deles escondem a cara nas filmagens. Porque será?

Tal como eu já tinha dito, entram e depois começam as exigências. Aqui na Alemanha já começaram a recusar casas dadas pelo estado. Querem casas melhores e maiores.
Bem como os refugiados exigirem para que países querem ir. São refugiados a pedir ajuda, nao tem "direito" a esse tipo de exigência. São recebidos pela Europa onde a Europa os pode receber a mais nada. Cabe 'a Europa gerir essa questão. Excepto em casos de terem familiares que os recebam etc., nos países que querem ir.

Ser solidário e dar ajuda, não 'e sinal de cedência 'as vontades, ou chantagens. Seja de quem for, ou do seu tipo de sofrimento

Como disse, como pessoas de bem que somos(sem ser racista, xenófobo, ou apenas imbecil, apenas pessoas preocupadas) devemos ajudar os necessitados e os que procuram ajuda. Mas devemos controlar quem e como. Devemos dar o mínimo de condições para poderem ter um vida digna e conforme a capacidade de cada pais/cidade. Porque nem todas as cidades e sítios tem casas para lhes oferecer. Se forem tendas e com condições dignas, não vejo ai qualquer problema. Ate serem realojados quando for possível.

Não se pode 'e ceder a chantagens psicológicas, ou publicas(nisso eles são muito bons) e muito menos ceder aos deveres que tem na integracao nas comunidades/países ou cidades onde vão ficar.

E para isso ser justo para com os restantes cidadãos dos países onde acolhem esses refugiados, qualquer problema, qualquer recusa do tipo de ajuda que lhes seja dada(desde que seja digna), 'e automaticamente razão para deixar de haver mais ajuda e a continuação desta situação a sua expulsão.

Isto 'e ser solidário, mas com responsabilidade. Porque devemos ser solidários e ajudar, mas nunca esquecer que a primeira responsabilidade dos Governos são para os seus concidadãos.

Não me foquei na questão islamista, ou em fundo na muçulmana, porque não era esse o objectivo deste desabafo. Muito mais haveria para dizer, mas já vai longo.

Talvez outro dia volto ao assunto assim mais em detalhe.