sábado, junho 25, 2005

Orçamento rectificativo

Neste meu pequeno desabafo, gostaria de realçar o orçamento rectificativo apresentado(muito timidamente) pelo Governo.
Ora segundo as ultimas noticias, este orçamento tem algumas alterações e vem por o défice na ordem dos 6,4%.
Mas o mais interessante neste orçamento é que 50,2% do mesmo é gasto pela máquina do estado. Ou seja, mais de metade da riqueza nacional.

Isto a ser verdade é um escândalo. Porque o Governo vem nos pedir sacrifícios, aumenta os impostos mais importantes para arrecadar receitas para combater o défice, mas aumenta os gastos com despesas do estado. Espero que não seja verdade.

Porque a ser verdade, estamos perante mais uma vigarice deste governo. Porque o aumento dos impostos apenas serviu para pagar as despesas do estado.
Não falta muito para as ditas scuds terem as portagens e haver mais uns aumentos algures para combater o restante.

Por agora ficar por aqui, porque não tenho dados suficientes para mais comentários, mas não gostaria de deixar passar esta questão do aumento da despesa do estado.

Fica o desabafo por aqui, enquanto não temos mais informações sobre este assunto. Voltarei a este desabafo com certeza.

BE ensina técnicas de desobediência civil

Neste desabafo gostaria de desabafar sobre esta parvoíce que este partido esta ou vai fazer.
Então não é que o partido das “chagas” sociais e do "charro", vai administrar um Workshop do Bloco de Esquerda de como fazer «boicotes», «ocupar espaços públicos» e «resistir a uma agressão.

Mas será que alguém com um sentido, democrático e/ou outro qualquer, vê nesta iniciativa algum sentido?? A não ser publicidade a um partido que não tem ponta onde se lhe pegue?
Porque não fazer um workshop de como se fazer uma bomba...?
Porque não fazer um workshop de como ser um racionário...?
Porque não fazer um workshop de como se faz um charro, aproveitando ao máximo o "mel" do fundo do sabonete..?
Porque não fazer um workshop de como derrubar um governo democrático...?? Porque é que será administrado neste.

Epa tenham vergonha na cara, e aproveitem para fazer workshops em se ensina de como se deve trabalhar para elevar a economia portuguesa e melhorar a vida dos portugueses.
Aproveitem e façam um workshop de como trabalhar sem ser na chulice do erário público.
Aproveitem para fazer um workshop de como ter um partido que tenha ideias para a sociedade portuguesa e não um partido que se aproveita das "chagas" da sociedade.

Não consigo ter mais comentários para comentar esta iniciativa... Vão trabalhar cambada da chulos...

Fica o meu desabafo da repulsa para com esta gente.

Revolução em Tróia


Neste meu desabafo de hoje vai para a evolução que está em marcha na "nossa" península de Setúbal, nomeadamente em Tróia.



Foi decidido fazer algumas alterações ao projecto já aprovado, no acordo com o grupo Sonae, de à uns anos. Projecto esse que tem estado na gaveta e que as alterações efectuadas no complexo turístico de Tróia foram mínimas.
Parece que será desta que o complexo projecto será começado.

Quais são as alterações e quais são as novidades? Diz-se que será feito um investimento que andará na ordem dos 500 milhões de euros, repartido pelos dois grandes grupos que irão investir em Tróia, Grupo Sonae e o Grupo Amorim. Um investimento volumoso, digo eu, quando nós por aqui (Setúbal) não estamos habituados a grandes investimentos.

Mas pensando bem, afinal o investimento não é em Setúbal é em Grândola. Nunca percebi este ordenamento nacional, que diz que Tróia pertence ao concelho de Grândola. O que Tróia tem a ver com Grândola? Quando Tróia tem tudo a ver com Setúbal e Setúbal tem tudo a ver com Tróia. Mas isso é outro assunto para outro desabafo.

Voltando ao assunto, o investimento de 500 Milhões é um investimento que obviamente irá trazer mais alguns empregos para esta zona. Será construído um novo Hotel de 5 estelas. Será construído um casino, uma marina, novos Hotéis(restaurando outros) e demolido as duas torres que são uma beleza naquela zona turística. O cais do ferry será deslocado. Para a onde não tenho a menor ideia, mas desconfio que será para o lado dos “fuzileiros”, o que provocará que os Setubalenses ficarão mais afastados de Tróia e das suas praias. Uma das melhores noticias desta novo acordo(para alem de novos empregos), será a recuperação das ruínas de Tróia. Um “crime” que existe há anos sem ninguém querer saber daquilo para nada.

Obviamente que isto não será tudo rosas. Obviamente que os grandes prejudicados com este Grande projecto serão os Setubalenses. Primeiro, porque pouco a pouco será vedado o acesso às praias de Tróia. Segundo, que será complexo turístico de luxo e fora do alcance da grande maioria dos Setubalenses. Terceiro que irá ser criado uma nova zona de vivendas em Tróia(dunas)(este mais um crime).
Uma das coisas boas, é que as novas construções não poderá ter mais que 3 pisos.

Mas a minha maior preocupação vai para o acesso que será vedado ao público em geral(principalmente os Setubalenses), às praias e o deslocamento do cais do ferry para muito longe. Muitas destas decisões e autorizações são feitas através da câmara de Grândola que nada sabe da historia dos Setubalenses para com Tróia. Não percebo o porque a câmara de Setúbal não ter uma palavra a dizer sobre este assunto. Penso que não foi não foi tida nem achada nestas decisões.

Para finalizar o desabafo, poderemos dizer que o preço a pagar pelo desenvolvimento e pelos projectos necessários. Poderei concordar, mas também concordo que se tenha em conta as populações e a sua história para com a Tróia. Porque Tróia é Setúbal e Setúbal é Tróia. Não será de certeza Tróia é Grândola e Grândola é Tróia.

Fica o desabafo...

segunda-feira, junho 20, 2005

Tiago Monteiro

Este meu desabafo vai para essa esperança (mais do que confirmada) do automobilismo português que se chama Tiago Monteiro. Que grande feito o seu 3º lugar na corrida de ontem em Indianápolis. Que bonito foi ver a bandeira e o patrocínio da região de Turismo de Portugal em grande plano na TV. Que bonito foi ver a "dobradinha" da Ferrari e a quebra de jejum de 8 meses do Schumacher relegadas para segundo plano perante o 3º lugar do Tiago Monteiro.
Muitos de vós pensarão: "com 7 equipas de fora, também eu" mas faço minhas as palavras de Jorge Maia, um jornalista do jornal "O Jogo": "se acham fácil, que dirão o Narain Karthikeyan (ficou a mais de 30 segundos), o Christian Albers e o Patrick Friesach. Para eles também devia ter sido fácil chegar ao pódio".
A decisão das equipas que utilizam pneus Michelin de não participar na corrida por razões de segurança é muito legítima. Mais ainda depois do grande "estouro" que teve o Ralf Schumacher nos treinos. Mas não posso deixar passar em claro a atitude da Ferrari quer nas comemorações (muito chateados pela falta de competitividade) quer durante a corrida (não deixarem o Rubens apertar com o Schumacher) quer antes (quando se equacionou a criação de chicanes para reduzir o desgaste dos pneus nas curvas - concordo na substância mas discordo na forma).
Louvo a rigorosa aplicação dos critérios pela FIA. Quem são as equipas para quererem mudar as regras a meio do jogo, quando lhes tem sabido bem, até agora, que a Ferrari tenha tido alguns problemas de pneus com a Bridgestone. E mais, se as regras existem são para serem cumpridas, doa a quem doer. O único aspecto a salvaguardar deverá ser o do "value-for-the-money" de quem pagou o bilhete para ver uma corrida de 20 carros e viu só seis. Aí, alguém terá de arcar com as consequências, para que a modalidade não perca um Grande Prémio que acarreta grande visibilidade para as equipas, patrocinadores e afins.
Foi muito bonito ter visto o Tiago Monteiro a comemorar, com a equipa à saída do carro e no pódium. Muito bonito mesmo. Só foi pena que as relações azedas dentro da Ferrari e a imagem de hipocrisia do Schumacher tenha ensonbrado um pouco a efusividade do português que se esteve nas tintas para o protocolo ditado "in locco" pelo responsável pelo GP nos EUA. Outros pensarão: "ficou-lhes bem não comemorar a vitória, dada a falta de competividade da corrida e os problemas para a modalidade deste episódio nefasto" contudo, não deixarei de relembrar-vos que a 1 de Maio de 1994, em San Marino, já com conhecimento do estado crítico e da morte quase confirmada de Ayrton Senna e após a morte no Sábado do austríaco Ratzenberger, o mesmo Michael Schumacher não se coibiu de festejar a vitória no GP, apesar de todas sinaléticas e de ninguém que assistia à cerimónia ter festejado. Que moral tem esse bandalho (ainda que lhe reconheça a primazia em termos técnicos, que está a diminuir a olhos vistos) para não comemorar?? Um PALHAÇO é o que ele é! Espero que este resultado traga mais oportunidade ao Tiago Monteiro para que este tenha condições para humilhar na pista esse porco alemão!
Por último uma palavra para os media portugueses, principalmente os desportivos. O que é que se passa? Então o homem, independentemente das circunstâncias, obtém um feito desta natureza e vocês põem o Nuno Gomes na capa? Quando ele ganhar vão pôr quem? O Scolari? Há que dar valor a quem leva o nome de Portugal ao mais alto nível. Que eu saiba, o Nuno Gomes, nos últimos tempos, não fez isso!Fica o desabafo.

África pede ao G8 que anule a dívida de todos os países

Neste meu segundo desabafo de hoje gostaria de desabafar sobre este assunto.
Sendo sincero nunca fui adepto desta questão. E porque?? Porque na maioria deles os seus governantes (e todos os que os rodeiam) possuem das maiores fortunas do mundo, conseguidas à custa do desvio das ajudas ou financiamentos internacionais.
E as suas preocupações não a miséria absoluta das suas populações.

Com a corrupção que grassa nesses países as ajudas não podem ir nesse sentido. Estes perdões apenas servem para encher os bolsos dos governantes corruptos desses países.

As únicas ajudas que se conseguem controlar (e mesmo assim existe corrupção) é nas ajuda directa às populações. Mas mesmo estas são o que se sabe. Não nos podemos esquecer o tão famoso programa (Iraquiano) de troca de petróleo por ajudas (comida, medicamentos etc.). Quem foram os grandes beneficiados neste programa?? Alguns poderosos e obviamente os Americanos e as grandes empresas Americanas (mas isso será outro desabafo um dia).

Para que perdoar essas dividas às cegas se daqui a uns anos as dívidas vão estar ao mesmo nível?

Mesmo a nível da ONU temos ouvido/lido algumas coisas sobre o seu maior representante (Kofi Hanan), que nos fazem pensar, quem anda realmente nisto apenas para fazer o bem aos mais necessitados e sem interesses, pessoais ou interesses das grandes corporações.

Fica o desabafo…

Greve dos Professores

Neste meu desabafo de hoje gostaria de desabafar sobre a greve dos professores numa altura que estão escalonados os exames nacionais.

Numa atitude já prepotente os professores já passaram de uma greve (legitimo, mas imoral digo eu), para uma guerra aberta com a ministra ou o Ministério da Educação.

Sendo Portugal dos países da Europa com uma taxa elevada de abandono escolar. Sendo Portugal com uma taxa reduzida de alunos que seguem até para a Universidade. Sendo Portugal dos países com maior taxa de alfabetização da Europa. Esta é a melhor maneira dos Professores fazerem a sua greve?? NA altura de exames?? Prejudicando milhares de alunos e suas famílias. Ainda tem o desplante de dizer que podem fazer em Julho/Agosto. Sinceramente.
Vão os alunos, e respectivas famílias, ficar dependentes da vontade dos senhores professores (cambada da prepotentes, digo eu)? Quando os alunos e os exames são o mais importante do sistema de ensino!

Os professores faltam que se fartam e ninguém é chamado à responsabilidade.
Em momento algum um professor é despedido por incompetência (e existem milhares deles)

Os alunos que são o porque da sua existência e a razão porque os restantes portugueses pagam a um monte de professores(muitos deles para nada fazerem), são completamente desprezados por estes e usados como arma de reivindicação salarial.

Esta é a imoralidade que eu digo. Não a Ministra exigir que acha serviços mínimos (com razão ou sem razão. Com legitimidade ou sem legitimidade)

Imoral sim, é a atitude dos professores usarem a sua posição para prejudicarem milhares de alunos.
Imoral sim, é diversas áreas da sociedade portuguesa, usarem o seu posto de trabalho e a necessidade do seu serviço a milhares de portugueses, para seu benefício.
Imoral sim, é diversas áreas da função pública serem um elefante branco de mordomias que em mais nenhum lugar do privado se encontra.
Imoral sim, é diversas áreas da função pública usarem o seu direito à greve (legitimo) para continuarem com o seu "status quo". E prejudicarem milhares de utentes em diversas áreas.

Isso sim eu considero imoral.
Considero este governo um desgoverno, mas certas medidas como irão mexer em áreas (juízos, médicos, enfermeiros, professores e afins) estão a ter uma luta desses blocos de resistência e dos sindicatos, que mais nada querem do que protagonismo e olharem para o seu umbigo.

Se os funcionários públicos desgostam assim tanto do seu trabalho e se acham tão mal pagos, porque não vão trabalhar para o privado?? Nunca consegui perceber isto. Se estiver numa empresa que não gosto do meu ordenado, senão gosto da atitude dos meus patrões, se não gosto do meu ambiente de trabalho, saio e vou para outro lado. Mas o problema do funcionário público (a maioria é obvio), não dura 6 meses no privado.
Quando nada precisam de fazer. Quando nada precisam de provar em matéria da sua competência ou conhecimentos, para terem promoções automáticas.
Ahh e apenas precisam igualmente todos os anos, tirarem uns cursos de “verão”, que nada tem a ver com a sua profissão de professor e/ou na sua área de ensino, para terem promoções e aumentos de ordenado.

Trabalhem e produzam meus sr(s). Trabalhem e produzam para a evolução do país e da sua economia e depois venham pedir e/ou reclamar benefícios. Não vejam só o vosso
umbigo.

Para muitos professores, a presença nas escolas em dias de exames era uma questão de princípio, já que a anulação das provas só iria prejudicar os alunos.

"Fazer greve nos exames é uma falta de respeito pelos alunos. Foi por isso, só e apenas, que eu não aderi" Diz uma professora que não aderiu à greve.

Pelo menos alguns ainda pensam na profissão que exercem e tem consciência dos seus actos. Pelo menos isso... que exista ainda algum profissionalismo.

Fica o desabafo…

Desabafos - 1000 visitas

Gostaria neste meu desabafo de marcar um marco de 1000 Visitantes neste blog de desabafos.

Para quem fez este blog apenas para desabafar consigo próprio, já não está mal que tenho tido cerca de 1000 visitas de cibernautas a virem aqui ler as baboseiras que escrevo. Poderá ser um número nada de especial para muita gente, mas para quem não tinha esse objectivo é para mim muito importante.

Espero continuar a ter tempo(ainda mais tempo) para poder desabafar sobre este mundo, sobre Portugal e sobre a minha cidade.

Um obrigado a todos os leitores.