sexta-feira, abril 08, 2005

Limitação de mandatos

O meu desabafo de hoje vai para a nova lei de limitação de mandatos.



Parece que a nova lei só permite 12 anos ou um máximo de 3 mandatos.
Limitações essas, que irão abranger primeiro-ministro, autarcas e presidentes dos governos regionais.
Lei que ainda terá de ser aprovada na Assembleia da Republica e precisa de uma maioria de dois terços. Isto significa que terá de haver um acordo com o PSD.
Ora fazendo as contas, sabemos que o primeiro-ministro raramente consegue 3 mandatos e vendo o passado da democracia portuguesa, só com uma lupa se consegue encontrar casos desses. Obviamente que esta lei tem outras direcções, autarcas e presidentes dos governos regionais. Aqui quem fica a ganhar??
E como qualquer lei, esta não tem carácter retroactivo o que permite ao líder da região autónoma da Madeira permanecer no seu cargo e outros mais. Mas até quando...? Mas a limitação dos mandatos autárquicos terá efeitos já sobre os autarcas eleitos nas próximas eleições previstas para Outubro e ai é que vão ser elas.

Uma boa medida do PS digo eu... É pena que o façam no seu próprio interesse. Porque eles(PS) não fazem nada sem primeiro verem as vantagens que isso lhes trará.

Quantos presidentes de Câmara ou das ilhas o PS tem nessas situação?? Agora comparem esses valores com o PSD e PCP e vejam quem fica a ganhar.
Quais as câmaras e Governos Regionais que o PS não consegue por lá os pés há dezenas de anos e não se vê alternativa a médio prazo?? O que representa esses locais para o Partido Socialista?? Mas isto sou eu a desabafar

E já agora desabafo eu... e quanto às reformas e numero de deputados da Assembleia da Republica...?? Essas são para quando??? Esta de certeza que nunca passará na AR, porque alguém já viu os próprios deputados a votar contra o seu interesse?? Isso é que era bom....

É apenas areia para os olhos dos Portugueses, que vão sendo entretidos com assuntos laterais, enquanto os verdadeiros problemas do País ainda estão por resolver e não se vê propostas a médio prazo para os resolver.

Desculpem lá mas isto é apenas mais um desabafo.

quinta-feira, abril 07, 2005

Sucessão na Câmara Municipal Lisboa

Irei começar este meu desabafo de hoje pelos lados da capital e “guerra” de sucessão que existe já para o "poleiro" de presidente da CML



Candidatos da oposição já existem. Carrilho encaminha-se para “carrilhar” para a CML com o apoio do BE ou do PCP, conforme quem der mais. Isto nas coisas da política é assim.
Mas este meu desabafo irá centra-se mais na situação que se vive entre as duas personagens do “filme” pertencentes ao partido que tem a Presidência da CML.

Neste momento temos o Carmona Rodrigues a tentar marcar posição. Estará no seu pleno direito. Mas independentemente das razões que terá Carmona Rodrigues (CR), ele que pense duas vezes antes de dizer certas baboseiras.



Primeiro, quem ganhou as eleições à CML?
Segundo, quem tem legitimidade para estar à frente da CML??
Se Santana Lopes (SL) foi para o Governo e abandonou a CML e CR foi "promovido" a Presidente, situação que nunca teria acontecido se o SL não tivesse saído, SL tem toda a legitimidade legal (a moral e cívica é outro assunto) para retornar à CML e deve recandidatar-se, se assim for a sua vontade. Porque não nos esquecemos, SL é o Presidente legítimo da CML. Goste-se ou não dele.
Ora se ele serve, ou não serve, isso só o povo de Lisboa poderá responder. SL já foi a votos diversas vezes em diversos sítios, sempre ganhou (menos nas ultimas que levou...). Que legitimidade tem CR para ser Presidente da CML?? Pode ser candidato mas que o diga que é candidato mesmo contra SL, agora não esteja a tentar minar o caminho a SL.
Essas são as questões e as duvidas, por isso não tentem branquear a legalidade de quem tem legitimidade e de quem não tem. Goste-se ou não de SL. Porque infelizmente na política a palavra lealdade não existe, existe a “lealdade relativa” e a que serve no momento.
SL tem o seu espaço neste momento muito reduzido. A sua imagem está muito desgastada, por ele e também pelos ataques que tem tido nos últimos tempos, e deveria pensar um pouco antes de se dedicar à política nos próximos tempos. Mas que raio, se o homem quer continuar a “trabalhar” como político, diga-se que também não sabe fazer mais nada, mesmo nesta profissão (se pode se considerar profissão), já ele… mas enfim, foi apenas um desabafo meu. Na minha simples opinião terá toda a legitimidade para assim o fazer. Porque é um homem que quando vai a votos, já o provou que é para ganhar. Mesmo nas ultimas eleições, se não tem tido os ataques que teve e a deslealdade (novamente aqui se nota a “lealdade relativa” que existe na politica), penso que teria dado uma luta bem mais agradável (para ele e para o partido dele) que a que infelizmente (para eles) deu.
Mas isto da política (nacional e regional) é um tema para o qual não tenho grande visão. Apenas consigo desabafar com as coisas que vou vendo e com a pouca vergonha que continua a existir nos políticos Portugueses e com o seu medo de perder o tacho e assim terem de ficar encostados a qualquer empresa publica e/ou privada, como director de qualquer coisa apenas como pagamento de favores antigos (mas isto é outro assunto que outro dia irei desabafar mais em profundidade).
Para finalizar gostaria de realçar que esta pouca vergonha que existe na politica regional é “validada” por estes políticos, bem como por uma variedade de funcionários camarários e chefias, que fazem a “politica” do “candidato” que mais lhes dão ou no partido a que pertencem. E isso, meus amigos nunca ira mudar. Por muitas mudanças que se faça e/ou alterações nos cargos políticos ou por concurso.

Pensem nisso.

Fica o desabafo e a promessa que voltarei a este assunto, mas dirigido à situação na Câmara Municipal de Setúbal.

quarta-feira, abril 06, 2005

IRS via Internet

Neste meu terceiro desabafo, vou desabafar sobre o envio do IRS através da Internet(mais conhecido por declarações electrónicas) e respectivamente através do site das finanças, ao qual o estado é o seu responsável directo.



Pois bem, para quem teve a necessidade de enviar o respectivo IRS pelo site das finanças pode ter tido uma boa dor de cabeça, como pode ter tido a vida muito facilitada.
Segundo o ministério das finanças, 31 mil contribuintes pediram a senha(password) nas últimas 24horas de terminar o prazo de entrega das declarações. Ora como sabemos(pelo menos devíamos saber, porque o site assim o informa), são necessários no mínimo 2 dias para a entrega da respectiva senha(mas isso na realidade não se verifica porque é em média uma semana). Se o prazo acabava 24horas depois, não será possível que esses contribuintes consigam entregar as suas declarações sem a respectiva multa. Aqui temos 2 situações: Primeiro, os contribuintes que não sabiam desse prazo, ficaram logo a saber, porque o sistema tem esse aviso(não sei se era possível fazer esse pedido e ficar contabilizado, quando o prazo acabava 24 horas depois. Penso que aqui o sistema nem sequer deveria aceitar mais pedidos), e sendo assim não poderiam entregar o IRS sem a respectiva multa. Segundo, os que entregaram o pedido da respectiva senha, sabendo de antemão que o prazo era de 2 dias para a entrega, só podem estar a tentar dar a volta ao sistema e pensar que se poderiam safar(porque fizeram o pedido dentro do prazo legal para a entrega da declaração) e assim fugir ao pagamento da multa. Porque podem sempre contar com desleixo e “profissionalismo” dos funcionários publicos.

Isto foi em relação aos pedidos(de senha) de ultima da hora. Mas para aqueles que fizeram o pedido atempadamente e não receberam a respectiva senha, tem aqui um bico-de-obra para resolver. Eles contribuintes, e o Estado. Porque o Estado sendo uma pessoa de bem, não pode defraudar os contribuintes que fizeram o seu pedido dentro do prazo para a entrega. O Estado já disse que não haverá prolongamento do prazo(aqui estou de acordo, porque já tinha sido feito um adiamento de 15 dias para prever estas situações) para as declarações electrónicas. Obviamente se o contribuinte se sentir defraudado e lesado, pode muito bem seguir com uma acção em tribunal para com o Estado. Mas neste ponto nem vou m alongar muito, porque toda a gente sabe o tempo e dinheiro que isso leva ou levará, aqueles que tentaram esta acção. Ficara mais barato pagarem a multa da entrega fora de prazo.



Existem também aqueles contribuintes que simplesmente não conseguiram aceder ao site das finanças e introduzir a respectiva declaração. Ora mais um bico-de-obra. Será que o sistema das finanças consegue(ou conseguiu) registar esses erros e ficar registado que o contribuinte X não conseguiu entrar no site e introduzir a declaração?? Eu como disso das tecnologias, nada percebo, acho que isso não era difícil, mas só o departamento informático das finanças poderá responder a isso. Porque se isso não ficou salvaguardado, poderão vir agora aqueles atrasados de ultima hora, ou mesmo aqueles que tendo a senha não a acederem sequer, e virem agora fazer "barulho" exigir nova oportunidade para a introdução das declarações.
Vamos ver como vai acabar este ponto.

Novamente, segundo os dados do Ministérios das Finanças, houve mais de 700 mil declarações entregues do ano 2004. Que representa um aumento cerca de 55% em relação ao feitos no ano anterior e um valor oito vezes mais em relação a 2002. São aumentos significativos diga-se. Só nas últimas 24 horas foram introduzidas 60 mil declarações(aqui inclui-se 3 introduzidas por mim. A última da qual faltava apenas 10m para o prazo acabar), com sucesso. Eu pessoalmente não tenho razão de queixa porque consegui introduzir as 3 declarações que tinha sem o mínimo de problema(seja nas declarações ou nos acessos, mesmo a 10m do fecho do prazo).
Mais uma vez um sistema informático do Estado não conseguiu dar a resposta adequada aos acessos efectuados aos sistemas. Mais uma vez ficou provado que algo não funciona nesses serviços(em quase todos, mas isso é outro motivo de desabafo) e a responsabilização do Estado e/ou dos seus funcionários irá ficar, mais uma vez, em águas de bacalhau e a culpa morrera solteira.
Mas também digo, eu que dessas novas tecnologias nada percebo, que 60 mil acessos em 24horas é muita fruta, para qualquer sistema ou servidor. Mas quando é pensado e já tendo em conta que os níveis de acessos aumentam sempre nos últimos dias(não fossemos nós Portugueses), as coisas poderiam ser diferentes. Mas isto sou eu a desabafar que nada percebo disso.

O meu ultimo desabafo sobre este assunto vai para os Portugueses(onde me incluo), porque será que somos sempre a mesma coisa?? Porque será que temos sempre de deixar tudo para o ultimo minuto ou últimos segundos?? É que não é defeito é mesmo feitio.

Fica mais este meu desabafo.

terça-feira, abril 05, 2005

Mourinho

Neste meu segundo desabafo, gostaria de realçar a dor de cotovelo e azia que prolifera por essa Europa fora e mesmo a nível "interno".



Obviamente que está na moda atacar o Mourinho. É Português, pertence a um pais do terceiro mundo, e ainda tem muito a provar. Dizem eles...

Vejo e revejo uns quantos treinadores a fazerem comparações do Mourinho com outros grandes treinadores. E porque?? Pergunto eu...
Se ele não presta... Se ele é do terceiro mundo... Se ele ainda tem muito a provar... Porque raio se preocupam tanto com o homem?
O porque desses ataques todos? Porque se preocupam eles então com o que ele faça ou com o que ele diz? Porque ele ganha! Essa é que eles não conseguem engolir.
Uma das coisas que também vejo nesses comentários, ou tentativas de destabilizar o Treinador ou a equipa, é "reles" tentativas, tipo "copy cat", de utilizar os mesmos "modos" e/ou tácticas que o Mourinho usa para com os adversários. São tentativas desesperadas de destabilização que não tem surtido efeito. Eu como Portugues e principalmente como Setubalense, enoja-me este tipo de tentativas, vãs diga-se, de destabilização ou desmotivação para com o Mourinho.

O clube do Mourinho joga amanha para os quartos-de-final com o Bayern de Munique. Não irá estar no banco, nem mesmo no estádio. Espero que ganhe o jogo e mostre mais uma vez, que quem trabalha com honestidade e é sério e profissional, não precisa de fazer vassalagem a UEFAs, nem a esses outros "grandes" treinadores, que nunca ganharam nada na vida, tanto na Europa bem como "internamente"
Por mim digo que Mourinho dará uma resposta no sítio a onde ele mais gosta de responder... dentro do campo, pondo a sua equipa a jogar e fazendo os Resultados que aos outros tem feito muita comichão e trazido muita azia.

Fica mais este desabafo.

Papa e as lágrimas de circunstancia

Vou começar o meu primeiro desabafo com um comentário em relação ao Papa João Paulo II.



Antes de mais, gostaria de esclarecer que não me considero um católico, nem praticante nem não praticante (se isso de católico não praticante existisse. Ou se é ou não se é).
Mas num indivíduo que tem filhos (o meu caso), por vezes não nos podemos dar ao luxo de dizer que não acreditamos nisto ou naquilo. Porque chegara sempre uma altura na vida em que acreditaremos em tudo e faremos tudo contra aquilo que acreditamos, só para resolver um problema (doença, financeiro etc.) que “salvara” a nossa família.
Ainda assim, vejo no Homem (Papa) uma pessoa que fez (ou tentou fazer) muito pelo indivíduo e pelos pobres. Mas vejo igualmente um homem que ostentava muita da riqueza existente na Igreja Católica.

Para quem como eu que anda por essa Internet a consultar sites de notícias e fóruns etc., vejo diversos comentários de pesar para com o Papa.

Vejo diversas palavras bonitas e de amor etc...
Vejo também muita gente a acompanhar o Papa no seu último adeus...
Vejo também muita gente a chorar o seu desaparecimento ou simplesmente porque vê o vizinho do lado a chorar...

Agora pergunto eu...

Palavras essas que nos saem do teclado e nos põem com lágrimas ao canto do olho.
Mas será que essas palavras bonitas são aplicadas no dia, dia?
Quando alguma coisa nos corre mal será nessas palavras que se pensa?
Porque quando é para escrever (ou falar) sobre essas coisas bonitas da vida, somos de uma hipocrisia de todo o tamanho. Escrever é muito bonito e fácil, a realidade da vida é outra. E essas pessoas que escrevem e falam bonito e se amam uns aos outros, são os mesmos, que no trabalho, na vida profissional e afectiva traem essas palavras quase todos os dias.

Pensem nisso...

Foi apenas o primeiro desabafo.