sexta-feira, fevereiro 23, 2007

20 anos depois... de Zeca Afonso

Não queria deixar passar este meu regresso a este espaço, sem deixar passar esta data.

Faz hoje 20 anos que desapareceu um homem que muito admirei(apesar da minha idade). Não só pelo que representou a muita gente, não só pelo sua vida de luta na altura do fascismo, não só por ter adoptado a minha terra como sua até final dos seus dias. Mas por esses e outros motivos.

Tinha 15 anos quando faleceu o Zeca Afonso. Lembro-me que fui sozinho pela avenida Jaime Cortesão até ao cemitério velho. para assistir ao seu funeral. Lembro-me do mar de gente que rodeava o cemitério nesse dia. Lembro-me como fosse hoje o monte de flores que foi posto sobre a sua sepultura. Foi impressionante...

Hoje ao ir para o trabalho vinha a ouvir rádio e passou a musica “Grândola Vila Morena” e não consigo deixar de me arrepiar cada vez que ouço esta música. Nunca consegui explicar o fenómeno. É uma musica que me trás uma grande nostalgia(do que não sei), é uma musica que me faz elevar o meu patriotismo(não sei porque), é uma musica que me arrepia.. é a musica do povo, cantada pelo povo...

Isto era Zeca Afonso.

Fica este desabafo para o Zeca Afonso lá no alto...

Debate sobre combate à corrupção. Era hoje... ou foi hoje?

Neste desabafo gostaria de focar este assunto interessante.

Foi hoje debatido(ou deveria ter sido) o combate à corrupção e as novas propostas de combate ao mesmo.

Era hoje... ou foi hoje? Já não sei. O que sei é que da parte do Governo nem UM, nem UM representante do governo estava presente no parlamento. Quando a regra não tem sido essa. Tem existido sempre a presença de um membro do governo nos debates.

Mas volto à questão se era hoje... ou foi hoje? É que dos 250 deputados da assembleia só estavam presentes 50 e fecharam o debate(qual debate?) sobre as 16 propostas presentes, 30 minutos mais cedo.

E é assim este nosso país maravilha. Com políticos maravilha, com governos maravilha... é tudo uma maravilha

Até o ex-deputado do PS Cravinho deixou cair a sua proposta de lei de enriquecimento ilícito. Por opção própria, digo eu... Mesmo a tal comissão independente que queria ver aprovada a funcionar na Assembleia, para analisar o fenómeno e propor medidas de combate ou propostas de lei, foi posta na gaveta. Por isso o que dizer? Ou desabafar mais sobre isto?

Mas alguém no seu juízo pode pensar que esta gente na assembleia da republica(e refiro-me a todos) vai aprovar leis onde são causa própria? Só se for em seu benefício. Porque de resto...

Fica o desabafo de mais uma vergonha da nossa classe politica.

Ausência... mais uma... :(

Passados não sei quantos meses volto a este espaço.

Depois de alguns, poucos diga-se, moerem-me o juízo para ir actualizando este espaço de leitura de alguns(não consigo perceber como alguém perde tempo a ler as minhas baboseiras). Mas enfim à malucos para tudo.

Mas nos últimos tempos temos tido muitos, mas muitos assuntos por onde desabafar. Mas infelizmente tempo é uma coisa que ainda não consegui comprar, porque senão já tinha comprado uns quilinhos (até poderia dispensar alguns dos meus), e por isso não tenho escrito nada de nada.

Alguns assuntos tem me mostrado interesse, tanto em acompanha-los como possivelmente escrever sobre eles. Mas depois o tempo vai passando e o assunto deixa de ter interesse. E assim se vai passando uns meses sem escrever nada.

Mas vou tentar que este fim-de-semana seja produtivo em matéria de desabafos. Irei desabafar sobre alguns dos temas mais mediáticos dos últimos tempos e ainda actuais.

Hoje vou deixar dois desabafos pequeninos para não me cansar muito...