sábado, novembro 19, 2005

Eleições Presidenciais

Neste meu desabafo gostaria de desabafar um pouco sobre estas eleições.

Mário Soares
Igual a si próprio. Sem ideias para o Pais e com o único objectivo nestas eleições é provocar Cavaco e derrota-lo nas eleições. O que obviamente já se viu, não conseguira nem que se pinte de Laranja.
Na minha opinião tem sido e tem tido uma pré-campanha/campanha de um ignóbil. Ou de um senil(que deve ser o adjectivo que mais se lhe adapta). Provocações para ver se o "adversário" cai e responde. Lança medos a Portugal e aos Portugueses. Repetindo insistentemente que o Presidente da Republica pode dissolver o Governo e a assembleia e que com ele nada disso se vai passar. Ou seja o Sócrates pode por o pais na miséria e fazer trinta por uma linha, que Soares, o todo poderoso, não o vai demitir. Quando sabemos que foi o ultimo representante desse partido a faze-lo. Este deve pensar que os Portugueses ainda são os mesmos burros que eram quando ele foi ministro. Só pode.

Cavaco Silva
Eu que o critiquei no passado(neste blog igualmente), desde já digo que me está a surpreender pela positiva. Como homem inteligente que é(coisa que falta a Soares) tem sabido gerir e bem os ataques dos seus "adversários". Não tem entrado na guerra de palavras e tem tentado discutir assuntos de Portugal e que interesse aos Portugueses. A rever...

Manuel Alegre
Pessoalmente apostava neste candidato. Mas vem perdendo gás. Tem se deixado enrolar na teia do Soares e nas suas provocações. Segundo as sondagens já esteve em segundo. Mas pelas últimas parece que o Soares o ultrapassou e isso tirou-lhe algum discernimento. Quando estava em segundo, as sondagens agradava ou respeitava, agora que tem outras com ele em terceiro já diz o contrario. Amigo Alegre coerência amigo, coerência. Obviamente que tem sido “ultrapassado” pelos outros dois, tanto na imagem, bem como na comunicação social. Todos nós sabemos que não está no “jogo” com as mesmas armas que os outros. Nem terás as maquinas da informação e desinformação que os outros tem, mas isso amigo Alegre já o deveria saber quando se apresentou como candidato e deveria ter seguido o ser rumo e não se desviar do mesmo, nem tentar responder, nem muito menos repetir-se sobre que está ali para derrotar o Cavaco ou o fazer que exista uma segunda volta. Perde com isso. Ainda irá a tempo de voltar à corrida.

Jerónimo de Sousa e Francisco Lousa
Nem vou perder muito tempo, nem texto, com estas duas personagens nestas eleições. O Jerónimo coitado parece que anda agarrado a uma boa de salvação. Vá lá saber-se porque. O homem da “passa” e das desgraças alheias, diz com cada uma. Que não consigo perceber como Portugueses inteligentes conseguem dar tempo de antena a esta personagem ou mesmo credibilidade. O seu discurso então sobre os acontecimentos recentes no Afeganistão diz tudo desta personagem. Enfim...

Fica o desabafo do momento sobre estas eleições.

Portugal: Morte no Afeganistão.

Retorno aos desabafos com um daqueles que não gosto e que este seja o meu ultimo desabafo sobre este tipo de notícia.

Este meu desabafo vai primeiro que tudo para a família do Sargento João Pereira, que perdeu a vida no ataque terrorista em pleno Afeganistão. Para eles as minhas condolências.

Espero que o estado português assuma as suas responsabilidades para com esta família e não seja só de promessas de circunstâncias, como estamos habituados nestas alturas, e daqui a uns meses venhamos a saber que esta família ainda não recebeu um tostão. Ou que por problemas burocráticos e das companhias de seguro(como muito elas gostam de fazer) as coisas ainda não estejam tratadas.

Para os leitores mais atentos deste blog, sabem que tenho um interesse muito pessoal nesta missão no Afeganistão. Tenho o meu melhor a amigo(desde da infância) nesta missão.

Nunca concordei que ele fosse para esta missão. Falamos diversas vezes sobre isso. É muito arriscado. Sabendo ele dos riscos então porque ir? As razões serão muitas. E em cada indivíduo as mesmas deverão ser diferentes. Mas uma(a principal) será igual para todos. As melhorias financeiras da sua família. A maioria é jovem, com jovens famílias. Outros vêm de famílias de baixos recursos que tem no soldado e nestas missões o seu “pão” para muito tempo.

Serão tudo razões validas. Pensamos nós. Mas tendo em conta o risco valerá a pena? Na minha opinião não. Disse-o a ele diversas vezes. Apresentou as suas razões(algumas pessoais que para aqui não interessam) e que seria a ultima que fazia, porque também será o seu ultimo ano de tropa contratado(10 anos é o possível para soldados que não pertencem ao quadro).. Mesmo assim continuo a dizer, NÃO VALE A PENA O RISCO.

Eles e os companheiros já tiveram em outros sítios bem difíceis(Balcãs(na altura da guerra), Timor(durante as eleições), Quénia, etc.), mas são sítios totalmente diferentes e com “adversários” com um pensamento totalmente diferente destes extremistas.

Levei-o ao aeroporto de Figo Maduro e despedi-me dele com um grande receio(parecia uma gaija). Com estas notícias ainda mais um gaijo fica preocupado. Disse-me(e continua a dizer, não gosto deste termo no passado) que não tem medos dos tiros. Que isso não lhe mete medo. Os atentados suicidas as bombas nas estradas etc., são coisas que lhe preocupam e pelas últimas noticias, amigo Lampadinha, muita razão tens para te preocupares.

Falamos há uns dias por msn e ele dizia que as coisas estavam muito más para aqueles lados. Muitos atentados, muitas ameaças, algumas bombas que rebentaram perto do seu quartel etc. e que nos próximos dias as coisas iriam ficar piores. Pareciam que estavam a adivinhar. Tenho pena que o meu “pedido” feito na minha mensagem anterior aqui neste blog aquando da sua partida não tenha já sentido. Pelo piores motivos.

Este assunto sobre missões Portuguesas em teatros de guerra é um assunto “para mangas”. Poderei voltar a falar se faz sentido este tipo de missões para Países como Portugal. Mas isso será outro dia. Hoje escrevo com respeito sobre um homem que morreu e com a preocupação que tenho para com o meu amigo lampadinha.

Despeço-me neste meu desabafo pessoal, como sempre o faço quando falamos... um abraço… e abre-me bem essa pestana.

Finalizo, para ti e para os teus companheiros, todo o cuidado do mundo...

Fica o Desabafo.

Novo Retorno

Depois de mais um interregno eis que os desabafos diários estão de volta.

Tem sido tempos difíceis e as coisa não tem sido fáceis.
Depois de uma fase menos boa(que ainda não acabou) as coisas estão mais calmas e se perspectiva um futuro mais risonho.

Assim a minha vontade de escrever e criticar não tem sido muita.
Aqueles que costumam dar uma salto por aqui e ver se existe novidades, as minhas desculpas.

PS: Para aqueles menos atentos, falo dos problemas do meu clube.