quarta-feira, abril 12, 2006

Desabafos compridos...

Alguns dos leitores têm se “queixado” ou sugerido, que os desabafos sejam mais curtos e assim mais fáceis de ler.
Pois é amigos também gostaria de os fazer(porque era mais fácil para mim de actualizar o blog), mas por vezes tenho essa ideia quando vou escrever um, mas depois sai os “testamentos” que saem. Assim vou escrevendo aquilo que penso e como já disse diversas vezes, muitos destes desabafos sou eu a falar comigo próprio. E como falo pouco, aqui escrevo muito.

Por isso é o que temos... um abraço a todos.

Pirataria e Downloads

Volto a desabafar sobre este assunto porque continua-se a ter muitas dúvidas.
Como já disse as questões de download de ficheiros através da net é praticamente impossível(mas não é impossível, mas da maneira como trabalha as nossas instituições, será mesmo) de ser detectada para um utilizador normal. Mas há que ter em atenção algumas regras para reduzir essa %

Primeira regra de ouro que se utiliza, é nunca utilizar as portas(ou portos, como lhe queiram chamar) default desses tipos de programas p2p. Porque muitas das pesquisas são efectuadas por gama de IP, pelo tipo de portas disponíveis nos servidores(ou computadores pessoais) por IP/portas.

Ao alterar-se essa situação já se reduz alguma coisa.

Outra das regras é não ter nada partilhado(deste tipo de ficheiros) para upload. Alguns programas exigem uma percentagem de partilha para se conseguir fazer download dos servidores. Em alguns é possível ultrapassar isso(mas com não estou aqui para ensinar informática, deverão pesquisar sobre isso), ou então partilhar ficheiros que nada tem a ver com estes tipos e/ou mesmo lixo sem interesse. E assim mais uma vez se reduz a pesquisa a este ficheiros e partilhas.

Pelo sim pelo não, não custa se precaver.

Em relação à pirataria em si, sou frontalmente contra. Quando falo em pirataria, falo em comercial. Aqueles que apenas querem “sacar” musicas, filmes etc., com o intuito de ganhar dinheiro vendendo cd´s piratas nas feiras e através da Internet. Na minha opinião esses devem ser punidos. Mas também não consigo compreender, como andam essas associações tão escandalizadas com os utilizadores da Internet e não fazem nada(associações, PJ etc.) às centenas de feiras que se fazem todos os fim de semana, por esse país fora e vemos dezenas e dezenas de ciganos, indianos e afins a vender cd´s de musica, dvds de filmes etc., etc. Esses sim devem ser punidos e multados. Mas em dezenas e dezenas deles, vemos apenas uma ou duas, rusgas numa feira ou outra. Enquanto nas outras tudo se continua a fazer às claras.
Sejamos sérios meus senhores.

Já frequento a Internet à mais de 12 anos. Sempre fiz downloads de tudo o que me apeteceu. Seja para trabalho, seja para fins pessoais. Tenho uns quantos gigas em música mp3, mas todo e qualquer cd, ou grupo que gosto, compro o original. Nem todos serão como eu, mas é assim que funciona. Quem gosta da música, quem é fã de um grupo, compra o original.

A um pequeno exemplo do caminho que as coisas estão a levar. Comprei à dias um cd(original) dos ColdPlay, mas quando chega a casa com o mesmo, qual não é o meu espanto que vinha protegido contra copia. Até aqui tudo bem, mas ao ler no seu interior(porque quando o comprei ninguém me informou sobre isso), fiquei a saber que não conseguia passar as musicas para mp3(para ouvir num leitor mp3 por ex) ou que alguns aparelhos cd-roms, cd-rw, dvd-roms e até mesmo auto-rádios, o cd poderia não funcionar por causa dessa protecção. Mas está tudo maluco ou que?? Então mas eu compro um cd e não posso ouvir onde bem me apetecer? Não o posso passar para mp3 para o ouvir no leitor de mp3? Não o posso ouvir no carro(que foi a 70/80% da razão de o ter comprado) e no meu portátil no trabalho? Será com estas protecções, estes medos e estas merdas todas que eles querem aumentar a venda de musica?? Obviamente que o consegui passar para mp3 e o copiar e fazer o que me apeteceu. Mas a maioria das pessoas não consegue. Se não tivesse conseguido já tinha decidido que o iria devolver e queria o dinheiro de volta. Porque o cd é meu e uso onde bem me apetecer e faço com ele o que bem me apetecer.

Só para finalizar, gostaria de falar sobre uma questão que me está a fazer rir... na lista de grupos e artistas que apoiam a iniciativas dos direitos de autor etc., em Portugal, aquilo só pode ser para rir. Será que 90% deles não se enxerga? É por causa da Internet que eles não vendem? Mas quem é que faz downloads de musica pimpa e de grupos que ninguém nunca ouviu falar? Quem?? 10 ou 20 caramelos que não tem gostos musicais?? Tenham juízo...

Fica mais um desabafo....

Irão com tecnologia nuclear

Neste desabafo volto ao assunto Irão.
Irão acaba de anunciar que conseguiu enriquecer urânio ao nível de 3,5 por cento. Com este nível de enriquecimento não deverão fazer grande coisa, mas já um começo.
Continuam a afirmar que é par fins civis. Com este nível de enriquecimento só serve para isso mesmo, como combustível. Mas também poderá servir como combustível para um míssil balístico(e nuclear) por exemplo. Digo eu que não percebo nada disto...

Mas para a bomba atómica ainda falta muito. Só com enriquecimento de 90 por ento conseguem a criar. E só por isso não é motivo de ataque às suas instalações. Digo eu...

Os EUA já vieram a terreno dizer que não estão preocupados com este nível de enriquecimento. Pelo menos com esta informação dada. Será bluf?
Não foram estes mesmos EUA(juntamente com os Ingleses) e Israel que há dias estavam secretamente a fazer planos(ou possíveis planos) para um ataque às instalações militares e até petrolíferas(gostaria de saber porque. Até sei mas...) nos próximos tempos? Será esse o caminho que se irá percorrer?
E depois?
Será que vão conseguir destruir todo o arsenal nuclear e bélico do Irão??
Ficará o Irão sem hipóteses de resposta?? E se ainda tiver hipóteses de responder? O que poderemos esperar dessa resposta? Estaremos todos mais seguros então?? Como dizem o Bush e Blair?

Deixava apenas aqui uma parte da letra da musica(Russians)dos Police.

Com alteração para a realidade de hoje.

“...
There is no historical precedent
To put words in the mouth of the President
There's no such thing as a winnable war
It's a lie we don't believe anymore

Mr. Bush says we will protect you
I don't subscribe to this point of view
Believe me when I say to you
I hope the Iran love their children too

We share the same biology
Regardless of ideology
What might save us, me and you
Is if the Iran love their children too
…”

Fica o desabafo.

Pirataria e Downloads

Bem neste meu desabafo de hoje, gostaria de falar de um assunto que preocupa muitos utilizadores da Internet.

Já tinha deixado algumas mensagens sobre este assunto, noutros fóruns na Internet e achei por bem desenvolver o assunto aqui neste meu desabafos.

Existe muita informação a ser passa para o utilizador normal, que para alem de incorrecta, provoca um medo exagerado nas pessoas e um sentimento de medo que nada podem fazer e que a sua privacidade estará a ser invadida. As coisas não serão bem assim.
Por amor de Deus, não estamos a falar de criminosos que ganham fortunas com a partilha de ficheiros(porque esses existem) e na venda de copias ilegais.

Penso que tem havido muita falta de informação neste assunto. Tanto da parte de quem deveria informar correctamente(comunicação social) e por quem o deveria fazer sendo o seu trabalho.

Vamos a alguns factos:
As "pesquisas" que estão a ser efectuadas sobre os downloads etc., não é feito ao utilizador normal de Internet. Porque alem de ser quase impossível esse "controle", não existe recursos suficientes, nem para "controlar" só 5% dessa utilização. Tanto a nível do departamento da PJ para estes casos, bem como dos tribunais que tenham de autorizar o acesso à informação pessoal e tipo de tráfego nos ISP´s.
O que está a ser feito é um controlo sobre servidores que tenham grandes quantidades de "material" para download. E os 28 que falam, foram isso mesmo, "donos" desses mesmos servidores p2p ou de outro tipo qualquer.
Assim sendo um utilizador normal não terá que se sentir com medo de fazer os seus downloads de ficheiros normais ou outros quaisquer, sempre com a noção que o poderá fazer a nível privado. Não estamos a falar de pedofilia(como nojentamente já li por ai), nem em troca desse tipo de ficheiros ilegais. Porque para esses concordo em absoluto a sua erradicação.

Por isso que digo, tendo o site www.portugaldiario.pt sido uns dos órgãos de comunicação que tem dado algum destaque a este assunto, então que esclareça os seus leitores correctamente. Não usar o mesmo como um modo de comunicação para os lobbys das Editoras. Não fazendo noticias com títulos de pais protejam os filhos etc., que só provoca o medo e preocupação a pessoas que não percebem como funciona este tipo de downloads e tecnicamente como isto se processa.

Ouve da parte do www.portugaldiario.pt neste troca de informação(chat) já algum cuidado para esclarecer as pessoas. Só que essa informação é dada apenas por um lado, e os restantes não têm direito ao contraditório? Não haverá algumas informações que poderão(e estão a ser) estar a ser dadas incorrectamente?

Haverá perigo na partilha de músicas, filmes etc., através da Internet nos programas p2p? Obviamente que sim. Mas haverá perigo no download desses mesmos ficheiros para uso pessoal? Talvez sim, talvez não. Não será é com toda a certeza que esses senhores das associações(AFP e/ou direitos de autor, etc) estarão a querer passar para o utilizador comum.

Informe-se é as pessoas correctamente e deixemo-nos de alarmismos. Porque não será com medo que se educara as pessoas.

Fica o desabafo... voltarei a este assunto.