sexta-feira, agosto 12, 2005

Novo aumento do Petróleo.

Neste meu desabafo, gostaria de desabafar sobre o novo aumento do petróleo. Não sei onde isto vai parar. Com estes sucessivos aumentos do petróleo.
Os combustíveis ao preço que estão. Já é um luxo andar de carro.
Para mim que profissionalmente dependo do meu carro já começo a pensar que alternativas terei para o transporte. Começa a ser insuportável. Para mim e para muitas famílias portuguesas, que não fazem a sua deslocação do carro por luxo.

Uns meses atrás a expectativa era que o petróleo iria aos 80 dólares por barril até final do ano. Agora que esse valor esta muito perto, já se fala em 100 a 120 dólares até final do ano. Se o petróleo atingir esses valores que faremos nós?? Que farão as empresas?? Os transportes públicos irão aumentar(não sei como ainda não aumentaram tanto), todos os produtos irão aumentar.

Enfim um aberração... tudo por causa de especulação, grande consumo(India, China, EUA, Japão), ganâncias tudo mais. Quem se lixa...? O mexilhão que precisa do carro para o seu trabalho.

Um das coisas que me faz confusão, e que já aqui referi, como é possível que a Galp(empresa Portuguesa e líder de mercado nacional) consegue vender em Espanha a gasolina mais barata 50$(em escudos que é para se perceber melhor) e aqui em Portugal é o que se vê.
Será só pelo aumento do IVA e pelo aumento do imposto sobre os combustíveis(penso que foram 2%). Será que essas percentagens conseguem fazer 50$?? Tenho as minhas duvidas.

Para quando alternativas credíveis a nível de energias alternativas? A nível mundial? Nunca. Alguém vai abdicar dos lucros do oiro negro?? Quem pensar o contrario está ser muito inocente. Ainda teremos muitos anos(1 século à vontade) até ser abandonado o petróleo como energia de consumo. Ou quando se acabar(também não deve faltar muito)

Fica o desabafo desta vergonha...

3 comentários:

Anónimo disse...

A comparação com Espanha em termos de combustíveis pode-se fazer pelos impostos.
Em cada litro de combustível comprado em Portugal 65% é de impostos a favor do Estado.

65% de impostos !!!

Ou seja, Tenho vontade em ser Espanhol, pois a história é feita no presente.

Anónimo disse...

Mas posso informa-los que com ISP e IVA, 80% de 1 litro de combustivel é para o estado e o restante 20% para as petroliferas.
Neste momento 3 petroliferas equacionam a saida de portugal BP,AGIP e ESSO,dando ainda maior monopólio á GALP e claro à REPSOL.
A SHELL foi a 1ª a sair

Anónimo disse...

não merece a pena falar do que não se fez, mas sim daquilo que não se está a fazer:
Novas e mais baratas energias alternativas, que nunca andaram para a frente...
desde há long time ago que se sabe que o petróleo não é um produto que se semeia e daqui a 6 meses está pronto para colher, por isso toda a responsabilidade cabe a quem só pensa com a cabeça de baixo