segunda-feira, novembro 24, 2008

Professores... a saga continua... II

Volto como é obvio a este assunto.

Como sou muito querido dos professores e eles gostam tanto das minha opiniões(da para ver pelo tipo de comentários/emails que recebo, dessa grande classe), volto a este assunto sobre os novos desenvolvimentos.

Tal como eu sempre disse e referi, os professores não querem a avaliação e ponto final. Sempre disse, que seja qual for a avaliação que seja proposta, eles não irão querer.

O que eles querem é o modelo tal como estava. Onde grandes profissionais dessa área já estão no top da carreira, sem saberem "escrever nem ler"

Nada que uns cursozinhos e umas promoções de 4 em 4 anos, não resolva.

Essa sim era a avaliação que eles querem e sempre quiseram. O resto?? Não serve, nunca serviu, nem nunca ira servir.

Depois de um recuou da ministra em alguns pontos que o professores criticavam no modelo proposto, já veio a terreno o tal grande líder da FENPROF (mais um grande professor também diga-se) dizer claramente que não irão aceitar esse "novo" modelo.

Modelo esse que tem as grandes alterações que eles pediam e também tem as principais que eles criticavam.

A burocracia, a avaliação por parte de avaliadores de outras áreas que não a sua, as horas, as reuniões, etc., etc. Ou seja todas as grandes áreas que os professores se queixaram, foram revistas e simplificadas e outras foi alterado para ir ao encontro das suas reivindicações. E o que fizeram os professores pela voz do seu "patrão"?? NÃO ACEITAMOS!

Como eu digo, não querem avaliação e ponto final. Já tinha referido que os professores(a FENPROF neste caso), não estão nesta "negociação" a serem sérios. Nem no passado o foram, nem no presente, nem no futuro.

Apresentaram nos últimos dias, um modelo de avaliação que é esse modelo que querem. Isto depois de meses é a única proposta que apresentam. Porque até agora de propostas nada. Apenas criticam e dizem que não querem o modelo em vigor, mas apresentar alternativas e melhorias ao modelo existente, NADA. Como é obvio não lhes interessa.

Mas como, apresentaram uma proposta de modelo de avaliação... e que modelo é esse? É um modelo baseado no modelo antigo e tanto de bom deu aos professores durante décadas.

Alguém esperaria o contrario? Pois eu não...

Nas minhas opiniões sobre os professores, não gostaria de generalizar. Porque sei, e conheço, que existe grandes profissionais na classe. Uns por vocação, outros por profissionalismo. A esses, o meu obrigado por tudo o que tem tem feito pelo ensino em Portugal.

Fico me por aqui neste meu desabafo de hoje sobre este assunto...

Sem comentários: