terça-feira, junho 15, 2010

Fecho das urgências pediatricas em Setúbal

Este é um desabafo que já vem com alguns dias de atraso. Ainda assim, penso que esteja bem actual.

Como tempo e paciência não tem abundado aqui tenho negligenciado este espaço. Mea Culpa... assim pego neste assunto actual e onde estive indirectamente ligado, já que quis estar presente na vigília que foi convocada para mostrar o repudio e indignação com esta decisão... que uns dias depois deixou de ser.

Vamos por partes.

Economicista

Antes de mais esta foi uma decisão politica e claramente economicista. Num dos meus desabafos mais antigos referi na altura que a Educação e Saúde não se compra, nem vende. Nem pode nunca ser visto num prisma de poupar dinheiro ao estado, mas sim numa gestão eficaz dos recursos ao dispor do estado(algo que o estado não sabe, nem nunca sou fazer)

Compreendo e aceito a necessidade de poupar dinheiro(principalmente nesta fase) e que o défice seja reduzido. Isso eu compreendo perfeitamente, não compreendo é que o façam à conta de desinvestimento na saúde ou educação. Isso eu não aceito.

Se querem poupar, ou reduzir custos nestas duas áreas, então combata-se o desperdício, combata-se os cargos que para nada servem, combata-se instituições e institutos que nada fazem e apenas se sobrepõem uns aos outros. Combata-se igualmente algumas das ditas Parceria público-privada nestas duas áreas(principalmente na área da saúde). Se em alguns casos tem razão de ser e trás vantagens, na maioria delas na saúde só trás benefícios aos privados e despesa e mais despesa ao estado. Combata-se essa área, combate-se o lobby dos medicamentos, combata-se o lobby dos médicos, mas combata-se a serio e com coragem, então podem reduzir e muito a despesa com a saúde. Não se combata essa despesa com o fecho de urgência hospitalares de uma capital de distrito(que à muito que deixou de ser, apenas o é neste momento no papel).

Vigília e os Setubalenses

Foi convocada na Internet(nomeadamente no Facebook) uma vigília de protesto junto ao hospital de Setubal. Com alguns milhares de aderentes à iniciativa e cerca de um milhar que tinha ideias de participar.
Como já conheço o pensamento Português e os Setubalenses pensei que era muita fruta.

No dia que era suposto fechar as urgências e no dia da vigília, afinal a ARSLVT veio informar que já não iriam fechar as urgências.
Afinal os médicos conseguiram preencher as escalas de serviço e que assim estava assegurado o serviço de urgências(mas já la vamos a esta parte).

Acredito que alguns dos aderentes desta iniciativa ao saberem desta alteração deixaram de aparecer, pensando que já não fazia sentido, ou que já não haveria vigília. Pois pensaram muito mal na minha opinião. Porque na Internet(na pagina oficial) não havia nenhuma informação nesse sentido, bem como mesmo havendo alteração da decisão era importante na mesma passar uma mensagem de força ao governo sobre esta questão. E isso não foi feito na minha opinião. Cerca de 200 pessoas(quando la cheguei por volta das 19:30 não estavam nem essas 200) não representam uma cidade de cerca de 100mil pessoas.

Se não tivesse havido essas desistências de ultima hora, acredito que estariam mais pessoas, mas na minha opinião não passaria das 300/400. Tenho quase a certeza absoluta que era o numero aproximado. Peço desculpa, mas isto representa alguma coisa? Pois eu acho que não e não será por 400 pessoas que o governo mudara uma decisão. Mas este é e será sempre o pensamento Português... estão la outros a fazer a vigília e isso vai mudar. Assim a minha presença não é necessária. Ou mesmo outra maioria pensa que os outros que se preocupem. São os tais que usufruem do esforço dos outros para um bem comum. E isso meus amigos, em Portugal e em Setubal também, tem muito, mas muito mesmo.

É pena... é pena...

Aproveitamento politico

Como em tudo o que seja mediático, ou que seja uma oportunidade para "bater" no governo(Seja ele qual for) existira aproveitamento politico e haverá sempre gente de bicos em pé. É a natureza do politico.

Nesta vigília, estiveram presentes diversos dirigentes do PCP(nacional e regional).
Em relação à presença dos representantes da CMS(que por acaso são da mesma cor politica) nada tenho a criticar. Porque tem de defender os interesses da população de Setubal e assim sendo tem como é obvio de apoiar estas iniciativas. Não vi ninguém do maior partido da oposição da cidade(onde andariam?), como também não vi ninguém do outro partido PSD. Porque será? Os restantes partidos nem vale a pena enumera-los que não tem qualquer expressão. Se la estiveram antes eu não os vi.

Como disse, apoio a presença por parte das entidades oficiais de Setubal, como também posso apoiar a presença de deputados deste ou do outro partido. A presença é livre e a solidariedade também(apesar de muita ser interesseira), o que não aceito é que se aproveitem a iniciativa para fins políticos, bem como para cantar vitorias politicas nesta questão. Isso eu não aceito de nenhum partido, ou dirigente politico. E isso foi feito, ou pelo menos tentado.

Acções destas só desmotivam as pessoas, só fazem as pessoas se afastar mais do movimento cívico. Mas também não se pode deixar os políticos se aproveitar destas questões, bem como isso não pode servir de desculpa para o afastamento das pessoas. Cada um tem de saber o seu lugar e saber distanciar-se do que acha menos positivo. Ter um partido(seja ele qual for) ao lado do povo, ou com o povo, não dele bom ou mau, desde que seja feito com honestidade e com interesse real na defesa dos interesses das populações é sempre bem vindo. A população tem que saber ver as diferenças independentemente das suas cores politicas. E em questões de cor politica, bem como no futebol, a maioria não o consegue fazer.

Conclusão

No meio disto tudo a conclusão que se tira é que houve muita incompetência(e não só) na gestão deste problema. Seja por parte da ARSLVT, seja da parte da direcção do Hospital.
Pelas ultimas noticias a Directora do Hospital já se demitiu devido a este assunto. Segundo a noticia foi ela que levou o problema(falta de médicos) à ARSLVT. A questão que fica é, a recomendação do fecho das Urgência partiu de quem? Da própria Directora? Ou da ARSLVT quando a Directora apresentou o problema da falta de médicos? Se foi da parte da Directora, porque razão o Hospital do Barreiro também foi incluído na questão? Se nada tinha a ver com o problema em Setubal, já que tinha os médicos necessários ate 30 de Setembro?

A ARSLVT aproveitou o problema de Setubal para por em pratica uma medida para poupar dinheiro. Assim sendo juntou logo o Hospital do Barreiro.

Consequências disto tudo? Alguém vai ser responsabilizado? Alguém vai ser demitido? É obvio que nada disso vai acontecer. Apenas a Directora do Hospital de Setubal se demitiu(la saberá as razões e podia agora vir explicar à população de Setubal a verdadeira historia) e nada mais vai acontecer.

Para finalizar, o Governo, nomeadamente a ARSLVT, aproveitou uma situação para poupar dinheiro e também para apalpar terreno para uma possivel decisão definitiva.

UMA VERGONHA DIGO EU... este país esta ao abandono, este país esta entregue a gente que não consegue governar, ou gerir seja o que for. A não ser as suas próprias carteiras e carreiras.

Ate quando digo eu no meu longo desabafo... até quando?

Sem comentários: