segunda-feira, setembro 26, 2005

Aprovada anulação da dívida dos países mais pobres

Neste meu desabafo gostaria de voltar a este assunto. Já aqui me tinha referido a este assunto em Junho último.

O comité do Banco Mundial deu hoje luz verde à anulação da dívida multilateral de várias dezenas de milhões(exactamente 40 mil milhões de dólares, dividido por 18 países) de dólares dos países mais pobres.

O comité de Desenvolvimento do Banco Mundial aprovou a proposta de anular em 100 por cento a dívida dos países com mais dívidas e mais pobres.

Falta apenas que os conselhos de administração do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial dêem o seu derradeiro aval.

Não concordo com esta medida. Pelo menos nos moldes que a praticam.
Daqui a uns anos, estará essa mesma divida nos mesmos valores e os povos desses países continuarão na miséria. Apenas estarão os seu governantes(que serão os mesmos de hoje) mais ricos e com mais poder. Haverá mais dinheiro para mais guerras e corrupção.

Não sou adepto de se perdoar dívidas a esses países.
Porque todos nós sabemos para onde serão desviados esses mesmos dinheiros(ou a parte deles). Serão desviados para guerras e/ou uma maior corrupção e um maior enriquecimento dos seus lideres. Que são na maioria ditadores e dos mais ricos do mundo.

Devermos nós recusar essa ajuda derivado a esta questão? Penso que sim.
Penso que primeiro terá de se alterar o molde de governação nesses países(nem todos os países tem esse problema. Mas a maioria sim. Uns mais que outros, é óbvio) e só depois se partir para esta questão das suas dividas. Como já disse, daqui a uns anos estará tudo igual.

É apenas a minha opinião.

Fica o desabafo...

1 comentário:

Anónimo disse...

isso tudo é uma grande merda...esse pais essas pessoas e tudo mais, vivemos sentados eperando dias melhores, e naão fazemos nada para q isso aconteça

somos missionarios de um mundo pagão, proliferandu o odio e a destruição , pelos quatros cantos da terra a morte , a discordia , a ganancia e a guerra


merda seja esse nossso pais


e mais merda ainda são as pessoa s q nele contém

brasileiros burrros

indecentes

otarios por aceitar eisso tudo de boca calada







essa é minha opinião

abram os olhos desejem futuros melhores para vossos filhos
num se condiconem a ficar como tudo ainda esta