terça-feira, abril 04, 2006

Canada e a expulsão de Portugueses

Neste meu desabafo, gostaria de falar sobre este assunto.

Nos últimos dias temos visto na televisão o regresso dos "expulsados" do Canada. Alguns dramas familiares e também alguma injustiça. Dizem eles e dissemos nós à primeira vista.

Vendo este assunto com outros olhos e sendo neutro, só consigo dizer que a maioria teve o que merecia. A maioria pediu a legalização da sua situação alegando estatuto de refugiado. Mas isto cabe na cabeça de alguém? Será Portugal uma ditadura? Serão os Canadianos estúpidos para aceitarem, ou mesmo acreditarem, nesta maneira que alguns advogados “inventaram” para legalizar os Portugueses? Obviamente que isto é uma tentativa de “legalização” mesmo à Português.

Uns na chegada e chorando dizem que foram avisados com 8 a 15 dias de antecedência para saírem do país. Obviamente mais uma mentira. Segundo as ultimas informações já à 2 anos que estão avisados para esta situação. Deixaram tudo até à ultima(mesmo à Português) e depois queixam-se da situação.

Obviamente que podemos compreender as dramáticas situações que isto provoca. Mas não tiveram tempo de se organizar? Mas não eram eles ilegais num País democrático? Ou pensavam que estavam em Portugal onde os emigrantes são “convidados” a sair e 70% deles nunca o fazem?

Muitos quando chegam exigem a ajuda do estado Português. Exigem ser recebidos por alguém em Portugal e que sejam ajudados. Mas esses mesmos que fazem essas declarações, a seguir dizem que não fazem aqui nada e que isto aqui não presta e que querem voltar para lá e ficar lá para sempre. Para receberem ajuda e terem ajuda mediática, benesses e subsídios de integração, já precisam de Portugal e dos Português, mas para falarem mal do país e não gostarem de cá estar já não presta??

Por isso que digo, gente desta(diga-se Portugueses) que para eles o seu país é sempre a merda e que não presta. Que lá fora é que é muita bom, não fazem cá falta nenhuma. Gente dessa existe muito por estes lados. Portugueses que gostam de "cuspir no prato" e desgostam de renegam a sua identidade e a sua cultura, apenas por um punhado de dollares. Esses mesmos emigrantes que estão lá fora à 3/4 ou 5 anos, e já vem para Portugal a falar à “camone” e à “avec”. Muitos deles, dizem que querem voltar para lá, que aqui não há nada etc., etc., e que vão e já não voltam mais. Para esses o meu recado “podem ir andando manos”. Que merda dessa não faz cá falta nenhuma. Que nós por cá vamos tentando lutar pelo país e por melhores condições, para Portugal e para os seus.

PS: Não confundir este meu desabafo, que tem um alvo, com muitos dos emigrantes que vão trabalhar e o seu único objectivo são as melhores condições para si e para a sua família, para um dia voltarem para sua terra e aqui acabarem os seus dias.


Fica aqui este meu desabafo para esta nojice de gente que não merece nem a agua que bebe.

Sem comentários: