quinta-feira, maio 25, 2006

GNR para Timor

Neste Desabafo irei desabafar sobre esta situação e com duas opiniões bem contrárias.

Primeira parte:
Os timorenses que não se entendem(e não sei se alguma vez se irão entender), tem andado em luta. Ora seja ex-militares vs -Forças Defesa Timor-Leste (F-FDTL), ora Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) vs F-FDTL, estes nos últimos dias.

O mais engraçado nesta questão timorense é que assim que se viram com os calos apertados pediram logo ajuda Portugal. Assim que as coisas aqueceram pediram logo protecção militar a Portugal para resolver os seus problemas internos e para proteger a sua autonomia e consequentemente as suas novas fontes de rendimento(Petróleo). Bem era exactamente aqui eu queria chegar. Bem então este país, independente diga-se, quando foi para atribuir a concessão dos novos poços de petróleo foi atrás do lucro e entregou os mesmos aos Italianos da ENI, deixando a empresa Portuguesa GALP para trás neste negócio.
Ou seja a moral disto tudo é que para pedir ajudas e fazer-se gastar dinheiro(porque 100 GNR's e uns quantos GOE(PSP) em Timor não é de borla) dos Portugueses é a nós que nos vêem pedir ajudas, mas para "vender" e dar a ganhar dinheiro, dá-se aos outros? E o Estado Português ainda vai nessa conversa? Porque não pedem os Timorenses ajuda aos carabineri? Porque não vão ter com os Italianos para enviaram umas tropas(ou policia militar) à borla para os ajudar?
Será que no final eles nos vão pagar a ajuda com os lucros do petróleo? Ou é mais uma divida?

Se fosse eu que manda-se eu logo lhes dizia como era... mas isto sou eu...

Segunda parte:
Agora o lado contrario da coisa e contra aquilo que escrevi anteriormente.
Bem o estado português decidiu enviar os GNR´s para ajudar o governo Timorense. Pode-se concordar ou não(eu não concordo pelas razões já enumeradas), mas se vamos enviar então que se faça as coisas como deve ser.
Os Timorenses pediram ajuda a Portugal, Austrália, Nova-Zelândia e Malásia. Rapidamente os Australianos e Nova-Zelandeses, disseram que sim e hoje mesmo(LEU BEM, HOJE MESMO), chegam a Timor 1000 e tal Australianos(com apoio aéreo e possivelmente blindados) e mais uns quantos da Nova-Zelândia. Bem sei que eles estão ali mesmo ao lado, mas verifica-se a prontidão e a sua eficiência. O que fez(ou faz Portugal)? Faz 350 reuniões, 150 consultas, envia 300 missivas, aos Governos que Timor pediu ajuda e à própria ONU, para fazerem tudo dentro da legalidade. Posso até concordar... mas vêem dizer que vão enviar a ajuda o mais rápido possível e que no máximo 1 mes estarão em Timor para ajudar. 1 MES meus amigos, enquanto os outros em 2/3 dias resolveram o problema e a sua burocracia e vão lá chegar hoje. Dizem eles que é preciso discutir muita coisa, muita preparação, etc., etc. Agora pergunto, dentro de 1 mes o que poderão fazer a GNR? Quantos países foram conquistados em apenas umas semanas? Quantas guerras civis foram feitas e desfeitas em apenas algumas semanas? Quantos milhares de mortos fizeram essas guerras em apenas algumas semanas?

Como o desabafo já vai longo, apenas digo... somos Portugueses e basta.

Fica o Desabafo...

Sem comentários: