quinta-feira, maio 25, 2006

Portugal não consegue combater corrupção?

Neste meu desabafo gostaria de falar sobre o relatório do Grupo de Estados contra a Corrupção (GRECO), do Conselho da Europa. A sua conclusão é que Portugal não consegue combater corrupção.

Pergunto eu... e qual é a novidade? Só agora é que chegaram a essa conclusão? Tinham perguntado isso à gente que era mais fácil e mais rápido.

Como pode Portugal combater corrupção se o(s) Governo(s) cada fez mais desinvestem nesta área? Se toda e qualquer acção feita é travada politicamente? Se todas as policias e serviços de informação estão a ser instrumentalizados(até com leis novas a esse respeito) e politizados com estas politicas. Como poderia haver outros resultados? Há quanto tempo não se vê um processo destes ir até ao fim? Com condenações de corruptores e de corruptos? Há quantos anos? Eu não me lembro da última vez que isso aconteceu. Obviamente que falo do peixe grande, não do “mija da escada”. E durante esse tempo todo, a que eu me refiro, não houve corrupção em Portugal? Ora pois não...

Mais uma vez Portugal no seu melhor.

Fica o desabafo...

Sem comentários: