domingo, novembro 09, 2008

Professores... a saga continua...

Alguem me pode dizer qual foi o ultimo ministro da Educação que estes professores gostaram? Desde a esquerda à direita, qual foi??? Em mais de 20 anos não me lembro de nenhum. Principalmente nos últimos 10 anos que foi quando começaram a ser responsabilizados e a exigir-lhes competência. Para eles são todos incompetentes, eles que são os maiores em gestão e matéria de ensino.

Mas o que fazem estes professores então?

São pertencentes a um sindicato comunista e gerido por um líder que o que tem feito nos últimos anos é apenas criticar, combater e enxovalhar qualquer que seja o ministro da Educação(ou Governo). E estamos a falar de um "professor" que já não "professa" nada à mais de 2 décadas.

E sejamos sérios meus senhores(algo que a maioria dos professores não consegue, nem sabe ser) se não for este modelo de avaliação, será outro qualquer. Se criticam este, criticaram outro qualquer que seja implementado. Porque o que esta em causa é isso mesmo, a avaliação de professores. Algo que eles jamais irão aceitar.

Posso até não concordar com o modelo de avaliação, que esta um pouco confuso. Mas a razão principal dos seus protestos, são única e exclusivamente não serem avaliados e ponto final.

Uma das suas criticas a este modelo, tem a ver com quem faz a sua avaliação... são avaliados por outros profissionais de outras áreas(historia a avaliar matemática etc.). E como se procede nas restantes avaliações no privado? Seja na avaliação pelas chefias, seja na avaliação por parte de empresas contratadas para o efeito? Não é assim que se passa?

Aqui o que deve avaliar é o desempenho, a assiduidade, a competência e a educação(algo que falta e muito, a muito professor que por ai prolifera). E para fazer esse tipo de avaliação é preciso professores catedráticos e da mesma área para o efectuar?

Já ha muito que digo, que os professores e os médicos(e restantes profissionais da saúde), tem sindicatos lobbystas que só prejudicam a sociedade e Portugal. Não olham aos interesses dos seus "clientes", mas sim aos interesses do seu umbigo e da continuação do seu tacho.

A vossa razão de “ser”, são os vossos alunos e jamais isso esta, ou alguma vez esteve, nas vossas prioridades.

Tem uma carga horário semanal(a dar aulas) muito, mas muito reduzida(apesar de eles estarem sempre e referir o contrario). Tem algumas horas em reuniões(algumas para quem conhece a realidade das escolas, sabem que tipo de reuniões eles estão a falar) e também passam algumas horas a corrigir testes. Mas somando essas horas todas, e dividindo por semana, vão ver quanto isso da por dia. Gostaria de relembrar que a maioria dos portugueses trabalha, mas de 50 horas semanais(e não são horas extraordinárias) e os professores tem quantas?

Tem quase 3 meses de ferias(apesar de dizerem o contrario), porque no período das ferias escolares se passarem 3 horas diárias na escola, é muito. Alguns nem la põem os pés.

A classe dos professores, são e serão sempre uma classe à parte. Sempre se consideraram acima do cidadão comum, com mais direitos e menos deveres. Seja pela sua arrogância e prepotência.

Num momento de grande crise nacional e internacional e que a todos se pedem sacrifícios, nada melhor que esta cambada aproveitar as eleições que estão próximas para mais uma vez pressionarem o governo a ceder, apenas para os seus interesses serem defendidos e ainda mais reforçados.

Pois eu apesar de muitas criticas que faço a este governo e nas suas “desgovernações” que tem tido, digo... não cedam e as avaliações deverão ir em frente. Com este ou outro modelo.

Mas se o tal grande líder sindicalista, já veio a terreno que não ira nunca ceder, nem negociar, seja o que for... assim alguém com o mínimo de inteligência consegue dizer que esta gente esta ali para ser seria e querer realmente resolver o problema? Pois eu penso que não...

Finalizo este meio desabafo com... tenham vergonha na cara... algo que dificilmente terão.

Sem comentários: