sábado, junho 25, 2005

Orçamento rectificativo

Neste meu pequeno desabafo, gostaria de realçar o orçamento rectificativo apresentado(muito timidamente) pelo Governo.
Ora segundo as ultimas noticias, este orçamento tem algumas alterações e vem por o défice na ordem dos 6,4%.
Mas o mais interessante neste orçamento é que 50,2% do mesmo é gasto pela máquina do estado. Ou seja, mais de metade da riqueza nacional.

Isto a ser verdade é um escândalo. Porque o Governo vem nos pedir sacrifícios, aumenta os impostos mais importantes para arrecadar receitas para combater o défice, mas aumenta os gastos com despesas do estado. Espero que não seja verdade.

Porque a ser verdade, estamos perante mais uma vigarice deste governo. Porque o aumento dos impostos apenas serviu para pagar as despesas do estado.
Não falta muito para as ditas scuds terem as portagens e haver mais uns aumentos algures para combater o restante.

Por agora ficar por aqui, porque não tenho dados suficientes para mais comentários, mas não gostaria de deixar passar esta questão do aumento da despesa do estado.

Fica o desabafo por aqui, enquanto não temos mais informações sobre este assunto. Voltarei a este desabafo com certeza.

3 comentários:

Anónimo disse...

Apesar de não ser político, tenho conhecimento de causa de algumas coisas. Este Governo não está a aumentar a despesa. Apenas está a incluir no orçamento despesas obrigatórias (que mais tarde ou mais cedo teriam de ser pagas), bem como dívidas de diversos serviços do Estado a fornecedores e a outros serviços do próprio Estado. Está a corrigir a chamada desorçamentação ou suborçamentação. Não há aumento real da despesa, há, isso sim, o reconhecimento da sua existência.
Quando dizes que não falta muito para haver portagens nas scuts, eu digo que quando vierem já é tarde, tirando um ou outro caso excepcional, como a via do Infante que não tem alternativa credível. Se acabassem as scuts, talvez não fosse necessário aumentar alguns impostos. Quem as utiliza que as pague, porque nós também pagamos a auto-estrada, nem que seja para ir a Palmela.

Luciano Patrão disse...

Em relação a essa despesas no orçamento rectificativo, não posso afirmar grande coisa(como já afirmei), porque tenho grande conhecimento do mesmo. Mas se o amigo Filipe diz é porque é verdade :)

Em relação às scuds, sendo eu um frequentador de muitas delas, e com frequência, mesmo assim sou um apoiante das mesmas. O exemplo que nós temos aqui bem perto é real(Palmela e pinha novo). Onde se paga uma pequena fortuna para andar meia dúzia de kilometros.

Mas a questão/afirmação que lancei é sobre a questão que foi aumentado os impostos para não se usar as scuds. Estamos todos a pagar para não ser usado as scuds. Mas deixa la Outubro passar e vais ver o que vai acontecer com as scuds.

Virá isso e mais ainda, tudo do bolso daqueles que já pagam muito. E os automobilistas(e os seus impostos directos como automobilistas) neste momento já representam 25% de todos os impostos recolhidos neste pais.
Será justo isso?? Será um carro um luxo?? Onde temos de pagar tudo e mais alguma coisa?? Sempre que é necessário mais dinheiro é aos automobilistas que se vai buscar.

Essa é que é a realidade.

Anónimo disse...

As scuts tem de ser pagas !
Eu também sou um frequente utilizador das mesmas, mas concordo que se paguem.Claro que o valor a pagar tem de ser proporcional ao estado da economia, ou seja valores muito inferiores aos praticados na actualidade para se utilizar uma auto-estrada.Sou a favor do utilizador pagador pois uma auto-estrada custa rios de dinheiro (dinheiro esse que a sua maior fatia vai para a economia Espanhola), mas um valor que seja suportável para quem as utiliza.