segunda-feira, junho 20, 2005

Tiago Monteiro

Este meu desabafo vai para essa esperança (mais do que confirmada) do automobilismo português que se chama Tiago Monteiro. Que grande feito o seu 3º lugar na corrida de ontem em Indianápolis. Que bonito foi ver a bandeira e o patrocínio da região de Turismo de Portugal em grande plano na TV. Que bonito foi ver a "dobradinha" da Ferrari e a quebra de jejum de 8 meses do Schumacher relegadas para segundo plano perante o 3º lugar do Tiago Monteiro.
Muitos de vós pensarão: "com 7 equipas de fora, também eu" mas faço minhas as palavras de Jorge Maia, um jornalista do jornal "O Jogo": "se acham fácil, que dirão o Narain Karthikeyan (ficou a mais de 30 segundos), o Christian Albers e o Patrick Friesach. Para eles também devia ter sido fácil chegar ao pódio".
A decisão das equipas que utilizam pneus Michelin de não participar na corrida por razões de segurança é muito legítima. Mais ainda depois do grande "estouro" que teve o Ralf Schumacher nos treinos. Mas não posso deixar passar em claro a atitude da Ferrari quer nas comemorações (muito chateados pela falta de competitividade) quer durante a corrida (não deixarem o Rubens apertar com o Schumacher) quer antes (quando se equacionou a criação de chicanes para reduzir o desgaste dos pneus nas curvas - concordo na substância mas discordo na forma).
Louvo a rigorosa aplicação dos critérios pela FIA. Quem são as equipas para quererem mudar as regras a meio do jogo, quando lhes tem sabido bem, até agora, que a Ferrari tenha tido alguns problemas de pneus com a Bridgestone. E mais, se as regras existem são para serem cumpridas, doa a quem doer. O único aspecto a salvaguardar deverá ser o do "value-for-the-money" de quem pagou o bilhete para ver uma corrida de 20 carros e viu só seis. Aí, alguém terá de arcar com as consequências, para que a modalidade não perca um Grande Prémio que acarreta grande visibilidade para as equipas, patrocinadores e afins.
Foi muito bonito ter visto o Tiago Monteiro a comemorar, com a equipa à saída do carro e no pódium. Muito bonito mesmo. Só foi pena que as relações azedas dentro da Ferrari e a imagem de hipocrisia do Schumacher tenha ensonbrado um pouco a efusividade do português que se esteve nas tintas para o protocolo ditado "in locco" pelo responsável pelo GP nos EUA. Outros pensarão: "ficou-lhes bem não comemorar a vitória, dada a falta de competividade da corrida e os problemas para a modalidade deste episódio nefasto" contudo, não deixarei de relembrar-vos que a 1 de Maio de 1994, em San Marino, já com conhecimento do estado crítico e da morte quase confirmada de Ayrton Senna e após a morte no Sábado do austríaco Ratzenberger, o mesmo Michael Schumacher não se coibiu de festejar a vitória no GP, apesar de todas sinaléticas e de ninguém que assistia à cerimónia ter festejado. Que moral tem esse bandalho (ainda que lhe reconheça a primazia em termos técnicos, que está a diminuir a olhos vistos) para não comemorar?? Um PALHAÇO é o que ele é! Espero que este resultado traga mais oportunidade ao Tiago Monteiro para que este tenha condições para humilhar na pista esse porco alemão!
Por último uma palavra para os media portugueses, principalmente os desportivos. O que é que se passa? Então o homem, independentemente das circunstâncias, obtém um feito desta natureza e vocês põem o Nuno Gomes na capa? Quando ele ganhar vão pôr quem? O Scolari? Há que dar valor a quem leva o nome de Portugal ao mais alto nível. Que eu saiba, o Nuno Gomes, nos últimos tempos, não fez isso!Fica o desabafo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boas JLS,
Desde já digo que não gosto do caracter do Michael Schumacher, acho que é alguém que não vê meios nem consequencias para atingir um fim .
Contudo o M. Schumacher é um dos pilotos mais frios e calculistas de toda a F1 ( que é o que as equipas querem ),o que o torna no melhor piloto em pista. Quanto ao que se passou este fim de semana no seio da equipa da Ferrari é algo que tem vindo a acontecer ao longo dos ultimos anos ( praticamente desde que o Schumacher entrou na equipa ).
Quanto ao comentário sobre a foto do Nuno Gomes basicamente é sem comentários ....
Avaliando pela programação das nossas televisões, Portugal só quer saber do Fotebol .

Cumprimentos