quarta-feira, abril 12, 2006

Pirataria e Downloads

Bem neste meu desabafo de hoje, gostaria de falar de um assunto que preocupa muitos utilizadores da Internet.

Já tinha deixado algumas mensagens sobre este assunto, noutros fóruns na Internet e achei por bem desenvolver o assunto aqui neste meu desabafos.

Existe muita informação a ser passa para o utilizador normal, que para alem de incorrecta, provoca um medo exagerado nas pessoas e um sentimento de medo que nada podem fazer e que a sua privacidade estará a ser invadida. As coisas não serão bem assim.
Por amor de Deus, não estamos a falar de criminosos que ganham fortunas com a partilha de ficheiros(porque esses existem) e na venda de copias ilegais.

Penso que tem havido muita falta de informação neste assunto. Tanto da parte de quem deveria informar correctamente(comunicação social) e por quem o deveria fazer sendo o seu trabalho.

Vamos a alguns factos:
As "pesquisas" que estão a ser efectuadas sobre os downloads etc., não é feito ao utilizador normal de Internet. Porque alem de ser quase impossível esse "controle", não existe recursos suficientes, nem para "controlar" só 5% dessa utilização. Tanto a nível do departamento da PJ para estes casos, bem como dos tribunais que tenham de autorizar o acesso à informação pessoal e tipo de tráfego nos ISP´s.
O que está a ser feito é um controlo sobre servidores que tenham grandes quantidades de "material" para download. E os 28 que falam, foram isso mesmo, "donos" desses mesmos servidores p2p ou de outro tipo qualquer.
Assim sendo um utilizador normal não terá que se sentir com medo de fazer os seus downloads de ficheiros normais ou outros quaisquer, sempre com a noção que o poderá fazer a nível privado. Não estamos a falar de pedofilia(como nojentamente já li por ai), nem em troca desse tipo de ficheiros ilegais. Porque para esses concordo em absoluto a sua erradicação.

Por isso que digo, tendo o site www.portugaldiario.pt sido uns dos órgãos de comunicação que tem dado algum destaque a este assunto, então que esclareça os seus leitores correctamente. Não usar o mesmo como um modo de comunicação para os lobbys das Editoras. Não fazendo noticias com títulos de pais protejam os filhos etc., que só provoca o medo e preocupação a pessoas que não percebem como funciona este tipo de downloads e tecnicamente como isto se processa.

Ouve da parte do www.portugaldiario.pt neste troca de informação(chat) já algum cuidado para esclarecer as pessoas. Só que essa informação é dada apenas por um lado, e os restantes não têm direito ao contraditório? Não haverá algumas informações que poderão(e estão a ser) estar a ser dadas incorrectamente?

Haverá perigo na partilha de músicas, filmes etc., através da Internet nos programas p2p? Obviamente que sim. Mas haverá perigo no download desses mesmos ficheiros para uso pessoal? Talvez sim, talvez não. Não será é com toda a certeza que esses senhores das associações(AFP e/ou direitos de autor, etc) estarão a querer passar para o utilizador comum.

Informe-se é as pessoas correctamente e deixemo-nos de alarmismos. Porque não será com medo que se educara as pessoas.

Fica o desabafo... voltarei a este assunto.

Sem comentários: