quarta-feira, abril 12, 2006

Pirataria e Downloads

Volto a desabafar sobre este assunto porque continua-se a ter muitas dúvidas.
Como já disse as questões de download de ficheiros através da net é praticamente impossível(mas não é impossível, mas da maneira como trabalha as nossas instituições, será mesmo) de ser detectada para um utilizador normal. Mas há que ter em atenção algumas regras para reduzir essa %

Primeira regra de ouro que se utiliza, é nunca utilizar as portas(ou portos, como lhe queiram chamar) default desses tipos de programas p2p. Porque muitas das pesquisas são efectuadas por gama de IP, pelo tipo de portas disponíveis nos servidores(ou computadores pessoais) por IP/portas.

Ao alterar-se essa situação já se reduz alguma coisa.

Outra das regras é não ter nada partilhado(deste tipo de ficheiros) para upload. Alguns programas exigem uma percentagem de partilha para se conseguir fazer download dos servidores. Em alguns é possível ultrapassar isso(mas com não estou aqui para ensinar informática, deverão pesquisar sobre isso), ou então partilhar ficheiros que nada tem a ver com estes tipos e/ou mesmo lixo sem interesse. E assim mais uma vez se reduz a pesquisa a este ficheiros e partilhas.

Pelo sim pelo não, não custa se precaver.

Em relação à pirataria em si, sou frontalmente contra. Quando falo em pirataria, falo em comercial. Aqueles que apenas querem “sacar” musicas, filmes etc., com o intuito de ganhar dinheiro vendendo cd´s piratas nas feiras e através da Internet. Na minha opinião esses devem ser punidos. Mas também não consigo compreender, como andam essas associações tão escandalizadas com os utilizadores da Internet e não fazem nada(associações, PJ etc.) às centenas de feiras que se fazem todos os fim de semana, por esse país fora e vemos dezenas e dezenas de ciganos, indianos e afins a vender cd´s de musica, dvds de filmes etc., etc. Esses sim devem ser punidos e multados. Mas em dezenas e dezenas deles, vemos apenas uma ou duas, rusgas numa feira ou outra. Enquanto nas outras tudo se continua a fazer às claras.
Sejamos sérios meus senhores.

Já frequento a Internet à mais de 12 anos. Sempre fiz downloads de tudo o que me apeteceu. Seja para trabalho, seja para fins pessoais. Tenho uns quantos gigas em música mp3, mas todo e qualquer cd, ou grupo que gosto, compro o original. Nem todos serão como eu, mas é assim que funciona. Quem gosta da música, quem é fã de um grupo, compra o original.

A um pequeno exemplo do caminho que as coisas estão a levar. Comprei à dias um cd(original) dos ColdPlay, mas quando chega a casa com o mesmo, qual não é o meu espanto que vinha protegido contra copia. Até aqui tudo bem, mas ao ler no seu interior(porque quando o comprei ninguém me informou sobre isso), fiquei a saber que não conseguia passar as musicas para mp3(para ouvir num leitor mp3 por ex) ou que alguns aparelhos cd-roms, cd-rw, dvd-roms e até mesmo auto-rádios, o cd poderia não funcionar por causa dessa protecção. Mas está tudo maluco ou que?? Então mas eu compro um cd e não posso ouvir onde bem me apetecer? Não o posso passar para mp3 para o ouvir no leitor de mp3? Não o posso ouvir no carro(que foi a 70/80% da razão de o ter comprado) e no meu portátil no trabalho? Será com estas protecções, estes medos e estas merdas todas que eles querem aumentar a venda de musica?? Obviamente que o consegui passar para mp3 e o copiar e fazer o que me apeteceu. Mas a maioria das pessoas não consegue. Se não tivesse conseguido já tinha decidido que o iria devolver e queria o dinheiro de volta. Porque o cd é meu e uso onde bem me apetecer e faço com ele o que bem me apetecer.

Só para finalizar, gostaria de falar sobre uma questão que me está a fazer rir... na lista de grupos e artistas que apoiam a iniciativas dos direitos de autor etc., em Portugal, aquilo só pode ser para rir. Será que 90% deles não se enxerga? É por causa da Internet que eles não vendem? Mas quem é que faz downloads de musica pimpa e de grupos que ninguém nunca ouviu falar? Quem?? 10 ou 20 caramelos que não tem gostos musicais?? Tenham juízo...

Fica mais um desabafo....

1 comentário:

Anónimo disse...

Nem mais.