quarta-feira, junho 28, 2006

Fabrica da Opel em Portugal: Parte II

Como tinha dito, volto a desabafar sobre este assunto.
Parece que é mesmo o fim da linha para a fábrica na Azambuja.
Tinha referido a questão dos sindicatos... bem fizeram aquilo que eu já estava à espera... GREVES.
Não tanto quanto eu pensava, mas ainda assim não me enganei. Será que os sindicatos não se conformam que em certas situações as greves nada resolvem?? Será que não conseguem interiorizar que só pioram as coisas, nestas e noutras situações parecidas.

Em relação à Opel em si sempre me deu a sensação que tentaram fazer chantagem sobre o governo para terem mais apoios financeiros. A questão dos 500€ por carro foi uma maneira de poderem sacar esses 500€ x 75mil unidades ao governo português. Apenas para ficarem cá até 2009. Ou seja o estado português dava-lhes cerca de 7 milhões de contos por ano, para poderem laborar apenas mais 3 anos em Portugal? Devem pensar que aqui é tudo burro.
Neste assunto estou plenamente de acordo com o governo em não dar mais apoios(pelo menos deste tipo e nestes moldes) à Opel. Já tiveram cerca de 30 milhões de contos de "ajudas" do governo para poderem laborar até 2009. Dinheiro esse que terá de ser devolvido se saírem antes do acordado.

Diz-se que irão para Espanha fazer o carro que fazem cá em Portugal. Pois então podem ir... não consigo é perceber como Portugal(e o seu governo) não conseguem fixar as empresas em Portugal. Vemos a saírem diversas empresas e a entrar muito poucas. De quem será o problema? Obviamente que isto será um problema geral na Europa. Mas países como a Irlanda(pais que tem uma politica de impostos muito boa para investimento estrangeiro) e Espanha conseguem atrair muito investimento estrangeiro e nós não porque? Com os impostos que temos é obvio que não é uma boa ajuda. Mesmo com ajudas do estado(isenções etc), os que vêem com esse objectivo assim que acabam essas ajudas põem-se a andar logo. Por isso chega-se à conclusão que essa politica não será o ideal e não serve. Apenas na AutoEuropa essa politica resultou em pleno(obviamente que falo em grandes investimentos estrangeiro e não pequenas e medias empresas).

Voltando à questão da Opel, não acredito que eles voltem atrás com a decisão de saírem. Nem acredito que o governo possa fazer grande coisa para os impedirem(sem ser lhes besuntando as unhas com mais dinheiro). Também sou da opinião que o governo não será o culpado desta situação. Se poderiam ter se antecipado à questão? Obviamente que sim, mas não sei se iria dar resultado. Assim sendo é esperar que tenha apenas sido uma chantagem da Opel que não deu resultado e que voltem atrás com a decisão. Mas até à decisão final é melhor os trabalhadores se deixarem de greves que isso não irá alterar a decisão da Opel em fechar. Apenas será mais um motivo para o fazerem mais depressa. Mas isto sou eu...

Fica o desabafo.

Sem comentários: