quarta-feira, junho 28, 2006

Perspectivas sobre o Governo

Governo(Sócrates):

No início defendi algumas das acções deste governo. É verdade que teve a coragem de acabar com muitas das "mordomias" de uns quantos... mas olhando para trás pergunto... e os outros?? Porque razão terá de ser a classe media que tem sempre de fazer os sacrifícios?
Porque as politicas são sempre para “castigar” essa classe? Seremos nós os “novos ricos” que terão de ser espremidos até não haver mais sumo? Porque sempre os mesmos?

Por exemplo em relação às reformas, o trabalhador por conta de outrem não poderá ter uma reforma maior que 4,500€(penso que seja este o valor), mas isso não atinge os funcionarmos públicos. Porque esses estão de fora dessa regra que querem implementar. E porque será? Será porque eles gostam muito dos funcionários públicos? Ou será porque isso também os atinge(a eles ou aos seus afilhados e afins) quando estão fora do governo? Não sejamos anjinhos e andarmos todos de palas nos olhos para com este, ou outro governo qualquer.

Em relação aos funcionários públicos, concordo com quase tudo o que querem fazer. Mesmo que isso possa interferir com a minha vida pessoal directa visto que a minha mulher e outros da minha família seja funcionários públicos. Muitas das mudanças que querem implementar são necessárias, mas mais uma vez se vai pegar no mais pequeno ou no intermédio. Pergunto novamente... e os outros...?

Até concordo com algumas das alterações que a ministra da educação quer implementar, ou já implementou(excepto a questão dos pais poderem “validar” a acção dos professores). Concordo com algumas das politicas do ministro da Saúde. Concordo com algumas das políticas do ministro da justiça. Obviamente que existira coisas boas, mas claramente abafadas pelas cagadas e demagogia aplicada noutras mais.

Mas obviamente que existe muita merda que eles não querem mexer. São os grandes grupos que definem as regras e as politicas deste(e de outros) governos. Esses grandes lobbys(banca, seguros e energias) são os grandes responsáveis pela crise e endividamento dos portugueses. Obviamente que com os lucros extraordinários que tem todos os anos(e em tempos de crise são ainda maiores e todos os anos tem o aumento dos mesmos) serão sempre os primeiros interessados que não se mexa em muitos dos assuntos que lhes toca. Por exemplo a tributação sobre os lucros. Já mexeram? Vão lhes mexer? Alguém duvida que o governo do Santana foi minado por essa razão mesmo? Quantas atitudes e "cagadas" já este governo fez, que comparado com o do Santana, faz deles uns santos? Em contraste é ver a atitude do governador do banco de Portugal com o governo de Santana e com este governo. Só à pouco tempo que veio alertar para algumas coisas, quando do Governo do outro fez uma marcação serrada e ataques todos os meses. É tudo uma palhaçada e são todos uns palhaços.

Não nos deixemos endrominar com estas, ou outras politicas, a merda é sempre a mesma, só muda as moscas e governo a governo, vamos ficando mais com essa certeza.

Este governo só faz fachada. Tem politicas de fachada. Usa alguns ganhos que tem como grandes vitórias, fazendo crer que com isso estamos no bom caminho. Joga com a demagogia e com o populismo, levando atrás os “opinion makers” e grande parte da comunicação social.

Mesmo há uns dias fizeram um grande espectáculo com a banda larga que já atinge todo o território nacional. Verdade essa que é obviamente uma grande mentira. Porque quem conhece essa realidade sabe perfeitamente que muitas zonas do pais(e não é só no interior) a PT não tem centrais que utilize o ADSL porque não é rentável. Mesmo a poucos quilómetros das grandes cidades. Demagogia da pura.

Também um dos seus grandes feitos foi o decréscimo do desemprego. Que segundo as estatísticas tinha havido um decréscimo do desempregados registados no IEFP. Ora como sempre, mais uma demagogia para entreter os mais distraídos. Porque o que aconteceu foi o cruzamento de dados entre a segurança social e o IEFP, que com isso foram retirados alguns milhares que estavam registados como desempregados mas que já estavam a trabalhar à muito. Mas como o sistema é arcaico ainda existiam como desempregados. E o governo utilizou essa artimanha para vir dizer que existia uma retoma e menos desemprego. Porque os 150mil novos postos de trabalho que ele prometeu, nem vê-los. Vemos é mais 150mil novos desempregados e capital estrangeiro a sair do pais e não a entrar.

A imagem de Sócrates e do seu governo está a decair e espero que haja uma renovação do mesmo o mais breve possível porque existe ali com cada um... e que ele arrepie caminho e leve o pais para o rumo que todos nos esperamos à muito. E deixe a demagogia e as aparições publicas a revelar grandes conquistas e grandes ganhos para outras alturas, que o que pais precisa é de um rumo e de uma retoma real e não virtual comandada por conferencias de imprensa e/ou pelo seu gabinete de relações publicas.

Fica um desabafo sobre uma perspectiva sobre este governo.

Sem comentários: