terça-feira, abril 26, 2005

25 de Abril e Salgueiro Maia

Deveria este desabafo ter entrado neste blog ainda durante o dia 25 de Abril. Mas devido a questões pessoais, não o consegui postar a tempo. Mas com alguns minutos de atraso sobre a data, não gostaria de deixar postar esta pequena e anónima homenagem a esse grande homem e defensor da liberdade que foi Salgueiro Maia. Um homem no qual eu me revejo na sua maneira de pensar, agir e ser. Fazer o seu trabalho, uma missão, e sair de cena quando o trabalho esta feito. Um homem sem sede de poder nem de mediatização. Como o bem compreendo...



Antes de mais gostaria de deixar aqui um excelente texto, sobre este Herói ou Anti-Herói como lhe chama Antonio Branco neste artigo de opinião. Diz tudo aquilo que penso sobre este CAPITÃO de Abril.

Foi um homem que nada quis...
Foi um homem que fez o seu trabalho e depois se retirou...
Foi um homem que conseguiu resistir a essa "saga" de sede ao poder, que se apoderou sobre muitos dos seus "figurantes", pós 25 de Abril...

"...Porém, tudo se pode resumir a uma breve legenda: Salgueiro Maia, soldado português que à frente de 240 homens e com dez carros de combate da EPC avançou em 25 de Abril de 1974 sobre Lisboa, ocupou o Terreiro do Paço levando os ministros de um regime ditatorial de quase 50 anos a fugir como coelhos assustados, cercou o Quartel do Carmo obrigando Marcelo Caetano a render-se e a demitir-se. Atingiu o posto de tenente-coronel, recusou cargos de poder. É o mais puro símbolo da coragem e da generosidade dos capitães de Abril..."

Uma das suas frases pós 25 de Abril "...o MFA é um Estado de espírito, por isso nunca pretendeu a institucionalização ou a sua continuação; foi criado com um objectivo e deixou de existir quando o alcançou..."
O mesmo não pensou alguns dos seus "camaradas".

Gostaria de vos deixar com um excerto de um poema de Sophia de Mello Breyner

"...Aquele que na hora da vitória
Respeitou o vencido

Aquele que deu tudo e não pediu a paga

Aquele que na hora na ganância
Perdeu o apetite

Aquele que amou os outros e por isso
Não colaborou com sua ignorância
ou vício

Aquele que foi «Fiel à palavra dada
à ideia tida»
Como antes dele mas também por ele
Pessoa disse..."

Muito mais haveria para escrever...
Muito mais haveria para homenagear...

Este é e será sempre, o meu Herói do 25 Abril. A ele e a todos os Heróis anónimos dessa revolução... o meu OBRIGADO...

Fica este meu sincero e real desabafo...

Sem comentários: